Tom Hanks tomou a decisão de estrelar o filme Forrest Gump uma hora e meia depois de ler o roteiro. Ele até se recusou a ser compensado na forma de salário e pediu uma porcentagem do lucro bruto total do filme. Ele também definiu uma condição importante para os criadores que adicionou muito significado extra ao filme. Se você sabe do que estamos falando, este artigo é para você. Descobrimos quais fatos históricos escondidos no filme e também aprendemos vários detalhes interessantes sobre ele.
- Você se lembra da parte em que Forrest é convidado a se apresentar em um protesto contra a guerra? Em determinado momento, o microfone que ele estava usando foi desconectado e os espectadores só conseguiram ouvir as seguintes palavras: “É tudo o que tenho a dizer sobre isso”. No entanto, o que ele realmente disse não foram apenas algumas palavras vazias. As falas do discurso do protesto de Gump começaram com: “Às vezes, quando as pessoas vão para o Vietnã, elas vão para casa para suas mães sem pernas. Às vezes, elas não vão para casa. Isso é uma coisa ruim. É tudo o que tenho a dizer sobre isso”.
- O filme foi adaptado de um romance com o mesmo nome, escrito por Winston Groom. No entanto, o protagonista parece aos leitores quase um cínico sem coração no livro. Sua personalidade é muito mais suave no filme. Aliás, a famosa frase de Forrest no filme, “A vida é como uma caixa de chocolates”, soa mais como “Ser um idiota não é nenhuma caixa de chocolates” no livro. Você sente a diferença entre as personalidades dos personagens?
- O livro sobre Forrest tem uma sequência que foi escrita após o lançamento do filme. No segundo livro, Gump conhece o ator Tom Hanks. O próprio Hanks se recusou a participar da segunda parte, declarando que uma sequência é a pior coisa que poderia ser feita com um filme.
- Ao filmar as cenas de cross country de Forrest Gump, Tom Hanks foi periodicamente substituído por outra pessoa. Essa pessoa era o irmão do ator, Jim Hanks, que se tornou seu dublês de corpo.
- A bola que Gump estava usando enquanto jogava pingue-pongue não é real. Foi desenhada com a ajuda de computação gráfica para que sempre acertasse a raquete. Também pareceu que Hanks era o deus desse jogo para você?
- A propósito, quando Forrest estava aprendendo a jogar pingue-pongue, foi recomendado a ele manter os olhos na bola. É por isso que o personagem principal nunca pisca nas partes em que está jogando.
- No entanto, todas as fotos com Forrest que você é capaz de ver no filme mostram ele com os olhos fechados.
- Tom Hanks concordou em estrelar o filme, mas se recusou a ser compensado na forma de salário e pediu uma porcentagem do lucro bruto total do filme. Esse contrato deixou o ator US$ 40 milhões mais rico.
- A frase: “Meu nome é Forrest Gump. As pessoas me chamam de Forrest Gump”. Foi criada por Tom Hanks durante as filmagens. Por fim, a frase foi mantida porque o diretor gostou muito.
- O papel da mãe do personagem principal é interpretado pela atriz Sally Field. Ela é apenas 10 anos mais velha do que Tom Hanks e até interpretou seu parceira amorosa no filme Palco de Ilusões.
- Há um detalhe interessante no filme – sempre que há uma mudança de época e Forrest fica mais velho, ele sempre usa uma camisa xadrez azul no início da transição de idade.
- Você se lembra da parte em que Robin Wright se apresenta nua no bar? Demorou quase 24 horas para filmar essa parte. Wright estava com gripe naquele momento e com febre. Apesar disso, ela permaneceu forte e foi capaz de executar perfeitamente.
- Para fazer as pernas amputadas do tenente Dan parecerem realistas, os joelhos e as canelas de Gary Sinise estavam envoltos em um tecido azul especial que permitia que a equipe de produção removesse digitalmente suas pernas mais tarde. No entanto, os espectadores mais atentos afirmam que você pode ver Dan apoiado em suas pernas “inexistentes” em algumas partes do filme.
- Tom Hanks concordou em participar do filme uma hora e meia depois de ver o roteiro. Sua única condição era que o filme precisava ser historicamente preciso.
- A cena de corrida de Forrest por todo o país também foi inspirada por um evento da vida real. Em 1982, Louis Michael Figueroa correu de Nova Jersey para San Francisco, a fim de mostrar apoio à American Cancer Society. Figueroa diria o seguinte sempre que lhe perguntassem como ele conseguiu correr por tanto tempo: “Eu só coloquei um pé na frente do outro”.
- Quando o enredo está chegando ao fim, Jenny diz a Forrest que ela está doente com um vírus desconhecido e que os médicos não sabem como ajudá-la. Foi exatamente nesse período que os cientistas escreveram pela primeira vez sobre a AIDS em um periódico científico. É por isso que o diagnóstico de Jenny é quase óbvio.
- Você sabia que a Warner Bros. Studio abriu mão dos direitos de Forrest Gump trocando-os pelos direitos de decisão executiva? Para eles, a imagem de um cara com problemas mentais já havia sido totalmente interpretada em Rain Man e o público não veria nada de novo na tela.
- Hoje, o filme está armazenado na Biblioteca do Congresso dos EUA porque tem um enorme valor cultural, histórico e estético para o país.
- 1994, o ano em que Forrest Gump foi lançado, tornou-se um ano de ouro para Hollywood. Filmes como Pulp Fiction, Um Sonho de Liberdade e O Rei Leão foram lançados esse ano também. Juntamente com Forrest Gump , eles são listados em primeiro lugar na lista dos maiores filmes de todos os tempos.
Você já teve uma situação em que, depois de aprender um pequeno detalhe sobre um filme, você começou a vê-lo de um ângulo diferente? Gostaríamos de saber nos comentários!