1. Casa e convidados
- Tudo bem pedir a seus convidados que removam os sapatos em sua casa? Você deve tomar essa decisão por si mesmo, no entanto, especialistas em etiqueta dizem que, se você não estiver pronto para ver alguém andando em sua casa com sapatos de fora, você deve avisar seus convidados de antemão. É definitivamente falta de educação pedir a seus convidados que tirem os sapatos em uma festa, quando todos foram convidados a usar roupas de noite. Ainda assim, se os hóspedes tirarem os sapatos, seria adequado oferecer sapatos de casa descartáveis. É indecente oferecer-lhes seus próprios sapatos pessoais.
- Dar desculpas sobre a sua casa, como por uma bagunça ou um conserto, mostra o desrespeito do proprietário consigo. Quando você convida alguém, você expressa sua confiança nessa pessoa, então o convidado deve respeitar isso e aceitar sua casa como ela é.
2. Carro
- Se você pegou emprestado o carro do seu amigo, você deve devolvê-lo com uma quantidade maior de gasolina. Claro, o interior do carro deve estar limpo também.
- O lugar mais seguro em um carro é o assento atrás do motorista. Ao mesmo tempo, o assento mais confortável é o assento à direita na fileira de trás. É por isso que esses assentos devem ser oferecidos ao passageiro mais velho ou a uma mulher, enquanto o mais novo deve sentar-se no meio. Essa é a hierarquia não escrita.
- É indelicado e até perigoso quando um passageiro sentado perto de um motorista fica consumido pelo telefone ou dorme. Boas maneiras e regras de segurança dizem que é apropriado conduzir uma conversa calma, não muito emotiva, sem gestos dramáticos, e ser capaz de perceber quando a situação na estrada exige uma pausa na conversa para que o motorista possa se concentrar.
3. Comunicação
- Se você cancelou uma reunião por algum motivo, deve ser sua iniciativa organizar uma nova. Dessa forma, você mostra respeito ao(s) outro(s) participante(s).
- Se você vir um conhecido quando estiver com outras pessoas, é correto apresentar as pessoas umas às outras. Mesmo que você tenha que gastar um pouco do seu tempo conversando, as pessoas se sentirão mais à vontade na presença uma da outra.
- Todo mundo sabe que é rude apertar a mão de alguém usando luvas. É necessário ficar de pé ao apertar as mãos e não é permitido apertar as mãos quando você fuma e não pode jogar seu cigarro fora. As mãos também não devem ser apertadas no banheiro.
- Se você esqueceu o nome de uma pessoa, não tente evitar confusão pulando a referência pessoal. Simplesmente admita isso. “Sinto muito, não consigo lembrar seu nome” soa simples, educado e honesto. Se você quiser tentar lembrar os nomes das pessoas em um evento, ao encontrá-las, repita o nome delas, como “Prazer em conhecê-la, Anna!”.
4. Comunicação impessoal
- Se você não conseguir falar com uma pessoa por telefone na primeira tentativa, não há necessidade de repetir suas tentativas indefinidamente. Se a sua pergunta não for urgente, é educado dar à pessoa que você ligou pelo menos duas horas para ver que ela perdeu sua ligação e ligar para você.
- Você deve atender uma ligação após 2-3 toques para que quem chama tenha tempo de se preparar. Se você é quem está chamando, você deve desligar a chamada após cinco toques se a pessoa que você está ligando não atender.
- Hoje em dia, as chamadas podem ser bastante estressantes. Se a sua pergunta não é urgente e você pode optar por uma mensagem de texto, escolha o texto. Nesse caso, você perderá menos tempo e sua pergunta será mais precisa. Seu destinatário de mensagens de texto responderá quando tiver tempo ou encontrar a resposta para sua pergunta. Este conselho é mais relevante para a etiqueta empresarial, porque “intervenção por voz” também pode ser considerada uma intrusão no espaço pessoal.
5. Espaço pessoal
- Ao colocar fones de ouvido, uma pessoa mostra que ela não quer falar no momento. Você não deve tentar interrompê-la com uma conversa, a menos que tenha perguntas urgentes. Na verdade, existe uma etiqueta específica ao usar fones de ouvido. Uma de suas principais regras é silenciar o volume e tirá-lo de seus ouvidos antes de falar com alguém. Desta forma, você mostra respeito pela outra pessoa.
- O espaço pessoal existe até em um banheiro público. Se houver uma possibilidade, você deve escolher a baia não do lado da que foi tomada.
- Se o seu filho tiver um quarto separado, você deve bater na porta antes de entrar nele. Essa ação adere às regras de etiqueta e seu filho aprende que deve fazer o mesmo ao entrar em seu quarto.
- Você também deve lembrar que a mesa de trabalho de uma pessoa é definitivamente seu espaço pessoal. Então, é indelicado sentar na mesa do seu colega de trabalho sem um convite, olhar para a tela, usar o computador ou tirar algo da mesa, mesmo que seja apenas um clipe.
6. Eventos
- São boas maneiras dar flores a um homem? Definitivamente, sim, mas deve haver uma razão específica para fazê-lo, como um aniversário, uma conquista profissional ou uma celebração esportiva. Mas vale a pena saber que existem flores “masculinas” específicas. São rosas, orquídeas, crisântemos, gerberas, cravos, lírios, girassóis e bambus.
- Tanto mulheres como homens podem ser aqueles que convidam seus companheiros para o teatro. Mas acredita-se que é o homem que deve mostrar os ingressos na entrada, assim como abrir a porta para uma mulher.
- A regra para tira-gostos refere-se a pequenas festas com buffet. Antes de pegar uma segunda ou terceira rodada, certifique-se de que a quantidade de lanches seja aproximadamente duas vezes o número de convidados.
Você segue estas regras de etiqueta ou elas são novas para você? Conte-nos nos comentários abaixo.