Como você calcula a idade do seu cão em anos humanos? Você provavelmente apenas multiplica por 7, mas isso está errado. Esse mito vem do século 13, mas ainda acreditamos nele hoje. Com base nesse exemplo, os cientistas provaram que as pessoas têm maior probabilidade de acreditar em fatos falsos que parecem reais e se encaixam na imagem do mundo a que estão acostumadas, em vez de em fatos novos. Mesmo que os novos fatos sejam 100% verdadeiros, mas parecem não ser verdadeiros. Nós lemos centenas de estudos que provam que esses 20 fatos desagradáveis sobre os seres humanos e o mundo ao seu redor são verdadeiros. Mas ainda temos dificuldade em acreditar que os coalas comem excrementos.
- As bactérias fecais podem chegar à escova de dentes se você não abaixar a tampa do vaso durante a descarga.
- Nos embriões humanos, o ânus é formado primeiro e depois a boca, é por isso que as pessoas estão na classe dos deuterostomos.
- Espremer espinhas perto do nariz e das dobras nasais pode ser extremamente perigoso para sua saúde. Os cientistas chamam essa área de triângulo da morte, porque está diretamente conectada ao cérebro por vasos sanguíneos, então uma infecção pode se espalhar muito rapidamente.
- O principal ingrediente dos perfumes é o âmbar gris – uma substância encontrada no trato digestivo das baleias cachalotes. Mesmo depois de aplicar álcool, ainda cheira muito a fezes.
- Amostras de produtos de beleza nas lojas contêm bactérias patogênicas que podem causar infecções oculares e cutâneas.
- Os britânicos perdem 99.000 litros de cerveja todos os anos em bigodes e barbas.
- Batalhas de rap não são algo que apareceu apenas recentemente. Falar insultos em poemas era popular na Inglaterra e na Escócia, do século V ao XVI.
- Em 2008, mais de 50% dos adolescentes britânicos pensavam que Sherlock Holmes era uma pessoa real e 25% deles pensavam que Winston Churchill era um personagem fictício.
EXISTIU / NÃO EXISTIU
- A chance de morrer em um acidente (por exemplo, enquanto dirige) é 5 vezes maior para canhotos do que para destros.
- Aos 50-60 anos, as pessoas perdem cerca de 50% de seus receptores gustativos.
- O corpo humano não vê os olhos como seu próprio órgão. Mas uma barreira protetora especial não permite que as células imunológicas cheguem aos olhos e as destruam. Isso é chamado de imunidade privilegiada dos órgãos.
- Nas piscinas públicas, existem em média 75 litros de urina.
- O corpo humano tem tantas bactérias quanto células: cerca de 10 trilhões.
- As pessoas que tomam café engolem regularmente cerca de 140.000 fragmentos de insetos por ano (a maioria deles é completamente inofensiva).
- No caminho para o topo do Everest, existem pelo menos 250 corpos de alpinistas que morreram no caminho. É impossível retirá-los porque é muito perigoso. Alguns corpos até funcionam como indicadores: os escaladores podem dizer a altitude porque sabem onde estão certos corpos.
- Se você sentir o cheiro de algo, significa que as moléculas do que quer que seja já estão no seu nariz.
- Filhotes gostam de brinquedos que fazem barulho porque o som os lembra do som da presa.
- Seriam necessários 1,1 milhão de mosquitos para beber todo o sangue de uma pessoa.
- As preguiças defecam apenas uma vez por semana porque têm uma digestão muito lenta.
- Durante os primeiros meses de vida, os filhotes de coala comem os excrementos de suas mães: é assim que aprendem a digerir o eucalipto que terão que comer.
Você conhece algum fato que você prefere não saber?