O fotógrafo Eric Lafforgue é um dos poucos que teve a chance de ver como a Coreia do Norte é realmente. “Desde 2008, eu me aventurei na Coreia do Norte seis vezes”, ele disse, “e graças à cartões de memória digital, eu pude salvar fotos que eu era proibido de tirar, ou que me pediam para deletar”. Lafforgue não estava interessado na visitas turísticas guiadas pelo país misterioso, que revelam apenas a sua fachada. Ele queria ir além disso, queria ter um vislumbre de como o luigar e as pessoas são realmente, sem o controle do regime.
“Eu fui tratado como qualquer outro turista”, ele contou, “eles não me permitiram tirar fotos da polícia, do exército, etc. Mas com um zoom de 300mm e um assento no fundo do ônibus, eu pude tirar muitas fotos”. Ele tirou centenas de fotos mostrando cidadãos e oficiais do governo fazendo seus afazeres diários. “Assim que eles abriam uma nova área para visitação, eu tentava ir na frente e ver, documentando tudo”.
Depois que o fotografo retornou de sua sexta viagem para a Coreia do Norte, em 2012, no entanto, o governo descobriu que ele compartilhava as fotos tiradas em segredo na internet. Eles exigiram que ele retirasse as imagens do ar. “Eu me recusei pois eu quero mostrar todos os aspectos do país, os bons e os ruins. Da mesma forma como eu faço com qualquer país que eu visito. Eu recusei abrir uma exceção para a Coreia do Norte e eles ao gostaram disso”. Logo, o regime baniu Lafforgue de cruzar a fronteira para sempre.
“Durante as refeições nas casas dos habitantes locais, eu pude conversar com eles por horas, graças aos meus guias. Eles me contaram muito sobre suas vidas, sobre como eles vivem, sobre seus sonhos, e mais. A principal coisa a se saber é que os Norte Coreanos são pessoas calorosas, muito curiosas sobre os turistas, e muito generosas, mesmo não possuindo quase nada.”
1. Uma mulher de pé no meio de uma multidão de soldados. Essa foto não poderia ter sido tirada pois fotos do exército não são permitidas.
2. Quando você visita famílias, os guias adoram que você tire fotoss para mostrar ao mundo que as crianças tem computadores, mas quando ele vêem que não tem eletricidade, eles pedem que você delete a foto!
3. Os soldados frequentemente ajudam em fazendas locais
4. Esse tipo de fotografia é comum no Oeste. A legenda sempre explica que os Norte Coreanos comem grama do parque. Os guias ficam furiosos se você tira fotos assim.
5. Um raro exemplo de uma criança indisciplinada na Coreia do Norte. O ônibus estava rodando nas pequenas estradas de Samijvon, no Norte, quando essa criança parou no meio da estrada
6. A forma como você se veste é extremamente importante na Coreia do Norte. Na cidade, você nunca encontrará ninguém mal vestido. Nesse dia, alguns estudantes estavam dançando em um parque. Quando eu os pedi para tirar uma foto, a mulher pediu que o homem ajeitasse sua camisa.
7. Mesmo os carros tendo se tornado mais difundidos em Pyongyang, os plebeus ainda estão se acostumando com eles. As crianças brincam no meio das principais avenidas da mesma forma, como era quando não existiam carros a vista
8. O sistema de metrô de Pyongyang é o mais profundo do mundo, pois também serve como um abrigo anti-bombas. Alguém me viu tirando essa foto e me pediu para deletá-la, pois ela incluía o túnel.
9. Talvez a proibição mais ridícula que eu vi: essa pintor oficial estava trabalhando em um novo mural em Chibo. Eu tirei a foto, e todo mundo começou a gritar comigo, pois a pintura não estava acabada, e eu não poderia estar tirando aquela foto.
10. É proibido fotografar a desnutrição.
11. Quando você dorme em Kaesong, próximo ao The Dmz, você é trancado em um complexo hoteleiro composto por casas antigas. Isso permite que o guia diga “Por que você quer sair? Lá fora é igualzinho aqui dentro”. Não, não é.
12. É proibido tirar fotos de soldados relaxando
13. Em um pequeno lago a caminho de Wonsan, esse pescador usa um pneu como barco
14. O “Acampamento dos Pioneiros” de Wonsan é frequentemente visitado por turistas para mostrar a juventude de todo o país se divertindo. Mas algumas crianças que vem do interior tem medo de usar as escadas rolantes, que eles nunca tinham visto antes.
15. Visitando o Delphinium, em Pyongyang, você pode fotografar os animais, mas não os soldados, que compões cerca de 99% da multidão.
16. Fazer fila é um esporta nacional na Coreia do Norte
17. Em uma igreja cristã, esse oficial estava cochilando em um banco. Você nunca deve mostrar os oficiais em uma posição “ruin”.
18. Quando você visita uma casa rural, a casa e a família que a habita são escolhidas a dedo pelo governo. Mas às vezes, um detalhe como um banheiro sendo usado como uma caixa d’água mostra como os tempos estão difíceis.
19. Esse soldado estava dormindo em um campo.
20. Os oficiais Norte Coreanos odeiam quando você tira esse tipo de foto. Mesmo quando eu expliquei que a pobreza existe em todo o lugar do mundo, no meu país também, eles me proibiram de tirar fotos dos pobres.
Continuar lendo