Faz mais de um século que o Titanic — apelidado de navio inafundável — fez sua descida fatal às profundezas do Atlântico Norte. Mais de 1.500 pessoas afundaram junto com o forro de luxo nas primeiras horas da manhã de 15 de abril de 1912, mas graças aos esforços de resgate do RMS Carpathia, alguns sobreviveram.
As notícias do resgate chegaram ao público mais tarde naquele dia, e multidões desceram sobre as docas para recebê-los. Quando os sobreviventes pisaram na terra no Pier 54, em Nova York, no dia 18 de abril, a imprensa correu para entrevistá-los e fotografá-los, alguns dos quais você pode ver nas raras fotografias abaixo, imagens que retratam a história completa do navio condenado.
Em construção, Belfast, 31 de maio de 1911:
Pronto para zarpar:
O Titanic deixou Belfast para testes marítimos em 2 de abril de 1912:
O RMS Olympic, navio irmão do Titanic:
Ele entrou na cidade de Nova York no mesmo dia em que o Titanic saiu de Southampton, na Inglaterra.
Foto do iceberg que acredita-se ter afundado o Titanic:
Esse iceberg foi fotografado pelo mestre principal do navio, Prinz Adalbert, na manhã de 15 de abril de 1912, a poucos quilômetros ao sul de onde o Titanic afundou.
O último bote salva-vidas do Titanic:
Montagem de cinco fotografias:
Mostra o operador a bordo recebendo uma chamada de emergência; botes salva-vidas levando sobreviventes para o Carpathia, e o capitão Smith, do Titanic, no centro.
Botes salva-vidas do Titanic a caminho do Carpathia:
Um rebocador a caminho do Carpathia:
Sobreviventes do Titanic em segurança a bordo do Carpathia:
Uma multidão se reúne para aguardar a chegada dos sobreviventes do Titanic:
Outra foto da multidão crescente e ansiosa:
A Sra. Charlotte Collyer com sua filha Marjorie, que sobreviveram ao desastre:
Dois irmãos franceses:
Michel (quatro anos) e Edmond Navratil (dois anos), embarcaram no navio com seu pai, chamado Louis Hoffman. Hoffman não sobreviveu. Esta foto foi tirada antes que os órfãos fossem devidamente identificados.
Uma jovem família de sobreviventes:
Sra. JJ Brown (“The Unsinkable Molly Brown“), entregando um troféu ao capitão do Carpathia, Arthur Henry Roston, por seu serviço no resgate do Titanic:
Mais de 14 mil pessoas participaram de um jogo de beisebol dos Yankees vs. Giants para arrecadar fundos para os sobreviventes do RMS Titanic.
O animador George M. Cohan (à esquerda) vende cópias especiais do jornal New York American para beneficiar os sobreviventes e suas famílias:
Uma moça do coral no jogo de beisebol:
Lado de fora do escritório da White Star Line após o desastre:
Capitão do Carpathia, Arthur Henry Rostron, ao lado do troféu de prata que os sobreviventes do Titanic lhe presentearam em maio de 1912:
Sra. JJ Brown ao desembarcar do Carpathia:
Retrato do capitão Arthur Henry Rostron:
Stuart Collett, sobrevivente do Titanic:
Inauguração do Straus Memorial Park:
Oscar Solomon Straus (Secretário de Comércio e Trabalho dos Estados Unidos) com sua esposa Sarah na inauguração do Straus Memorial Park, em 1915, em Nova York. Isso marcou o terceiro aniversário da morte de seu irmão Isidore Straus e sua esposa Ida no Titanic.
Straus Memorial Park, em Nova York, que a cidade construiu em memória daqueles que morreram a bordo do Titanic:
Serviços funerários em memória do Titanic no Seamen’s Church Institute, Nova York:
[h/t ati]