Poucos acham que se pode fazer uma coisa tão simples como tomar um banho de forma errada, mas, de fato, existem regras para manter sua pele saudável. Por isso coletamos 5 erros típicos que todos cometemos ao tomar banho.
5. Tomar banho por muito tempo
Como a água quente, o banho prolongado resseca a pele, resultando em erupções cutâneas e coceira. A duração ideal de um banho é de cerca de 10 minutos.
4. Uso frequente de géis espumosos e sabonete líquido
Quanto mais espuma, maiores as chances de esgotar sua camada de óleo protetor natural, levando ao ressecamento e enrugamento da pele. Além disso, se os sabonetes antibacterianos não forem especificamente prescritos para você, não há necessidade de usá-los diariamente.
3. Usando esponjas antigas e molhadas
Esponjas e esponjas vegetais molhadas são perfeitas para bactérias e crescimento de mofo, por isso é melhor trocá-las uma vez a cada 4 semanas. Tente usar uma toalha em vez disso. Também é importante secar a esponja após o uso.
2. Secagem excessiva
Seque seu corpo com uma toalha macia, deixando-o um pouco úmido. Em seguida, use seu creme favorito e sua pele permanecerá suave e saudável!
1. Água excessivamente quente
Água quente deixa a pele seca e escamosa. Ela tira muita gordura na pele, deixando-a indefesa. Também aumenta o fluxo sanguíneo, o que muitas vezes leva a eritema, inflamações e erupções cutâneas. Segundo a dermatologista Irene Baldi, “a temperatura ideal do banho é a mesma do corpo, ou seja, 37°C. Mas entre 29°C e 38°C, o banho será mais relaxante e não terá efeitos adversos, desde que não se permaneça muito tempo na água”.