Quando Alice comia um bolo ou bebia uma certa mistura, Alice encolhia ou crescia, e ela estava com medo de que ela desaparecesse completamente. Embora não houvesse razões reais para as mudanças em seu corpo no texto, os cientistas têm três versões do que poderia ter sido o significado oculto por trás desse episódio:
- O corpo de Alice muda de maneira semelhante a como uma adolescente mudaria durante a puberdade. Muitas pessoas pensam que Carroll mostrou a puberdade da personagem. Mas essa ideia também pode estar errada porque Alice tem apenas 7 anos e é jovem demais para ser adolescente.
- Os astrônomos ligam a personagem ao universo em expansão. De acordo com uma das teorias, a quantidade de matéria no Universo está constantemente diminuindo, o que acabará levando ao seu desaparecimento. Obviamente, é por isso que o personagem estava preocupado em encolher tanto que ela iria desaparecer.
- Outras pessoas veem uma indicação de substâncias alucinógenas, que deixam as pessoas completamente desorientadas, assim como Alice.
Acredita- se que o conto seja uma alusão à Guerra das Rosas, que ocorreu na Inglaterra no século XV. Esse período de tempo foi cheio de tramoias, traição, e houve muitas cabeças cortadas – como no conto.
Supondo que o palpite esteja correto, então o bebê transformado em porco é um membro da Rosa Branca. E mais especificamente, era Richard III que tinha um emblema com um javali branco. Shakespeare até escreveu uma peça sobre isso, em que ele apresentou Richard de forma muito negativa.
As aventuras de Alice começam em um jardim tranquilo. Era um lugar idílico, verde e tranquilo, e é por isso que lembra a muitas pessoas o Jardim do Éden. Mas Alice não pega uma maçã, ela desce na toca do coelho e entra em um mundo que dá origem a mudanças incríveis nela. Esta teoria parece ser bastante lógica: as crianças são inocentes, mas quando Alice entrou no buraco (pegou a maçã), ela entrou no mundo da puberdade, da vida adulta e tornou-se uma pecadora.
Quando as teorias freudianas se tornaram muito populares em todo o mundo, o conto de Alice acabou por estar cheio de símbolos ginecológicos. Os fãs de Freud conseguiram ver símbolos nas portas que estavam escondidas atrás das cortinas e as chaves que abrem essas portas. Claro, eles não poderiam ter deixado de perceber Absolem – a lagarta gigante que se parece com um você sabe o quê.
Mesmo que essa teoria tenha ganhado vida, não é muito crível, porque as pessoas podem ver esses símbolos em todos os lugares, se realmente quiserem.
5. A Foca e o Carpinteiro são Buda e Jesus na verdade
Este é o nome do poema que os irmãos gêmeos Tweedledee e Tweedledum leram para Alice. O poema conta a história da Foca e do Carpinteiro, que caminham pela praia e pedem que ostras andem com eles. As ostras vão para a praia e a Foca e o Carpinteiro as comem. A Foca, então, chora no final.
Existem várias interpretações:
- A Foca é uma caricatura de Buda, e o Carpinteiro é Jesus. Por exemplo, o personagem Loki, de Dogma, acredita nisso. A lógica é simples: Foca é gordo e feliz, então ele é Buda ou o elefante Ganesha, e Carpinteiro é uma referência direta à profissão do pai de Jesus.
- O autor J. Priestly está convencido de que o poema é a história da colonização da América (Carpinteiro) pela Inglaterra (Foca).
- Existe uma interpretação mais violenta. Algumas pessoas acreditam que Foca e Carpinteiro são políticos que matam as massas – as ostras.
6. O poema sobre o coelho branco no capítulo 12 revela o mistério do amor do próprio Carroll
VIDA REAL / CONTO DE FADAS
Alguns pesquisadores veem referência à ligação incomum entre Lewis Carroll e Alice Liddell, que foi o protótipo da personagem principal. Aqui estão os versos de que estamos falando – traduzidos do inglês:
Ele lhes mandou dizer que eu não tinha partido
(Sabemos que isso é verdade):
Se ela insistisse no assunto,
O que seria de você?
Este é um dos momentos mais sensíveis na interpretação do conto. Algumas pessoas acham que quando a garota amadurecesse, o escritor ia se casar com ela, mas por alguma razão ele teve uma discussão com a Sra. Liddell e ele nunca mais viu os membros da família desde então.
Você quer ler o conto agora que você tem algum conhecimento novo sobre ele, para encontrar algum novo significado oculto? Se sim, você pode ler o manuscrito original (em inglês) escrito pelo próprio Carroll aqui .