1. Gelo
Em clima muito frio, as superfícies dos aviões são cobertas com produtos químicos especiais que impedem a formação de gelo durante o voo. Se isso não for necessário, a cobertura não é colocada. Mas as chances de gelo ainda são muito altas.
A professora associada e piloto, Tanya Gatlin, diz: “Durante o pouso, o poder dos motores cai significativamente e eles não produzem calor suficiente, então a chance de o avião ficar coberto de gelo é muito alta”.
Os pilotos muitas vezes prestam atenção à rapidez com que o gelo é formado no vidro da janela quando a potência dos motores diminui (e também o ruído) e com a espessura do gelo.
2. Cheiros suspeitos
Um som estranho é o sinal mais claro de que algo está errado. Mas a área de passageiros do avião é à prova de som, então os pilotos muitas vezes prestam atenção ao segundo melhor sinal de perigo – cheiro.
De acordo com Tom Farrier, o ex-diretor da Associação de Transporte Aéreo de Segurança, cheiros viajam muito livremente e alguns (por exemplo, combustível, fluido hidráulico, ar de vazamento superaquecido) são bastante distintos.
3. O ângulo da luz que entra pela janela
Se você estiver viajando durante o dia, preste atenção ao ângulo entre a luz e a janela do avião. Pilotos experientes sabem que a mudança do ângulo da luz é o primeiro sinal de que o avião mudou de direção.
Às vezes, a rota pode mudar devido a condições climáticas ou a um mau funcionamento, mas os passageiros não são informados disso para evitar pânico. Além disso, é fácil prever um atraso observando os ângulos de luz.
4. Mensagens de atraso
Muitos passageiros não sabem que se o seu voo está atrasado, eles têm o direito de saber por que isso aconteceu e de quem é a culpa. Patrick Smith, o piloto e autor de Ask the Pilot, diz que você pode perguntar ao comissário de bordo sobre um problema se o avião estiver na pista por 20 minutos ou mais.
O problema nunca é algo técnico que os passageiros não possam entender. É sempre algo que todos podem entender facilmente. Se você quer uma explicação clara, tudo o que você precisa fazer é perguntar educadamente a comissária de bordo ou um funcionário do aeroporto.
5. Onde as saídas estão
As pessoas que viajam de avião não prestam muita atenção à informação dada sobre a localização das saídas de incêndio.
John Chesire, um ex-piloto, diz que sempre presta atenção às saídas de emergência, a que distância elas estão e quanto tempo levará para chegar até elas. “Eu sempre penso em quantos degraus existem entre mim e a saída de incêndio. Eu faço isso no caso de o lugar estiver esfumaçado, escuro ou mesmo de cabeça para baixo, então poderei encontrar a saída, abrir a porta e sair ”, diz John.
6. Anúncios durante o voo
Os pilotos profissionais sempre prestam atenção aos anúncios, mesmo quando não estão trabalhando. Por exemplo, o anúncio “Os comissários de bordo, por favor, entrem no cockpit” é quase sempre um sinal de que há um problema.
No entanto, às vezes, esse anúncio pode significar que o piloto quer apenas uma xícara de chá ou cappuccino.
Bônus: Os braços do corredor e da janela também podem ser levantados
Muitas pessoas ficam irritadas porque os apoios dos braços do corredor e da janela são fixados no lugar. No entanto, não é bem assim. Para levantá-los, aperte o pequeno botão escondido perto da base do apoio de braços. Ainda assim, você deve estar preparado para os comissários de bordo pedirem que você os retorne à sua posição inicial durante a decolagem e o pouso.
Qual desses segredos surpreendeu mais você? Diga-nos na seção de comentários abaixo!