Os pintores gostam de deixar mensagens secretas e significados ocultos em suas obras e, muitas vezes, nem sequer os percebemos. Por exemplo, você se lembra daquela famosa pintura A garota com um brinco de pérola? Acontece que provavelmente não é um brinco. E as duas pinturas famosas de Salvador Dalí que estão intimamente relacionadas com sua irmã? Oferecemos a você uma visão do mundo da arte e contamos algumas histórias curiosas que estão escondidas atrás de pinturas famosas no mundo todo.
1. Como Salvador Dalí se vingou de sua irmã
Antes de conhecer Gala – a musa e o amor de sua vida, Salvador Dalí pedia a sua irmã, Anna Maria, que posasse para suas pinturas. É ela quem é retratada na figura Menina na janela, que o pintor criou quando tinha 21 anos. Logo depois que ele pintou, a relação entre o irmão e a irmã começou a piorar. Eles chegaram a um ponto sem volta quando Dalí escreveu em uma de suas pinturas famosas: “Às vezes cuspo no retrato de minha mãe e isso me dá satisfação”.
Mesmo muitos anos depois, Anna não podia perdoar Salvador por esse capricho de insultar sua mãe. Em 1949, ela publicou um livro Salvador Dalí, visto através dos olhos de sua irmã. O livro não continha admiração nem elogios, e Dalí ficou furioso. Em 1954, ele fez uma pintura chamada Jovem virgem auto-sodomizada pelos chifres de sua própria castidade, que se assemelha a Menina na janela. Existe a opinião de que foi a vingança do pintor contra sua irmã por seu livro.
2. Onde está Ícaro na foto Paisagem com a Queda de Ícaro ?
A famosa pintura de Pieter Bruegel, o Velho, tem muitos segredos escondidos, muitos dos quais ainda não foram revelados. A pintura tem duas explicações controversas. A primeira diz que a morte de uma pessoa não pode parar o fluxo da vida. Nem mesmo a morte de um personagem tão ousado e corajoso como Ícaro. É por isso que no primeiro plano da imagem vemos um lavrador que trabalha, enquanto o próprio Ícaro está escondido no canto inferior direito da pintura. Ninguém notou sua queda, a vida é dura, mas ela segue. A segunda explicação diz que a morte de Ícaro como uma pessoa que estava lutando por novas conquistas e descobertas é uma derrota para todos aqueles que são atraídos pela luz e pela perfeição .
Historiadores de arte conseguiram descobrir que há um desenho que nada tem a ver com a técnica do artista por trás da tela, o que significa que essa pintura poderia ser uma cópia, enquanto o original não foi salvo. Outros historiadores acreditam que a pintura é original e foi desenhada por Bruegel numa base de madeira após o que foi movida para a tela. Infelizmente, hoje ninguém pode perguntar ao verdadeiro artista da pintura. Mas todos podem apreciar a vista dessa obra-prima no Museu Real de Belas Artes da Bélgica, em Bruxelas.
3. Jovem maquilhando-se, por Georges Seurat, e o auto-retrato do pintor escondido na foto
Esta pintura retrata a amada do pintor cujo nome era Madeleine Knobloch. O gênero desse retrato era incomum para Seurat – provavelmente foi o amor que o inspirou a fazer esse experimento. Até sua morte, ninguém teria imaginado que aquela mulher era amante do pintor – Seurat era reservado e não falava sobre sua vida pessoal, nem para seus amigos mais próximos.
Inicialmente, o pintor desenhou seu autorretrato na janela em que olhava para a menina com amor, mas, seguindo o conselho de um de seus amigos, ele substituiu seu retrato por flores em um vaso. Que pena
4. Como Rafael Sanzio escondeu a si e seus amigos em afrescos
Uma das mais famosas obras-primas da Renascença, um famoso afresco da Escola de Atenas, de Rafael Sanzio (ou Santi), esconde em si várias surpresas. O pintor incorporou as imagens de grandes pensadores e cientistas e também decidiu perpetuar alguns de seus famosos amigos. Por exemplo, ele copiou a aparência de Heráclito, um antigo filósofo grego, de Michelangelo Buonarroti (1), o filósofo Platão se assemelha a Leonardo da Vinci (2), enquanto os traços faciais do próprio Rafael podem ser vistos na imagem de Apeles – um pintor grego antigo
5. O que está criptografado em uma das telas mais famosas de Paul Gauguin?
Um enorme quadro chamado De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? (aproximadamente 1,5m de altura e 3,6m de comprimento) deve ser “lido” da esquerda para a direita, como os textos cabalísticos nos quais Gauguin estava interessado. Aqui estão algumas transcrições:
- O bebê simboliza uma alma adormecida antes de sua encarnação terrena.
- O homem que arranca a fruta simboliza a aspiração de uma pessoa para aprender mistérios.
- A mulher de preto simboliza uma alma em seu mais alto estágio de desenvolvimento.
- A velha senhora simboliza o fato de que o corpo vai morrer.
Depois que Gauguin terminou de trabalhar nessa tela, ele tentou cometer suicídio, mas não conseguiu fazê-lo. Vários anos depois, o pintor morreu de diversas doenças. Ele passou os últimos anos de sua vida na pobreza. Suas pinturas famosas só foram reconhecidas e apreciadas pelo mundo muitos anos após sua morte.
6. A Garota com brinco de pérola provavelmente não tem brinco nenhum
Um estudo recente da pintura mais famosa de Johannes Vermeer descobriu que a pérola retratada é grande demais para ser natural. Talvez seja uma pérola artificial feita de vidro veneziano, estanho ou madrepérola. Os cientistas não conseguem encontrar uma fixação para o brinco na pintura. Não há laço que conecte a orelha e o brinco. Que tipo de adereço é e como se parecia inicialmente parecem ser as perguntas que ninguém conseguirá responder.
Você está ciente de outros segredos que pinturas famosas estão escondendo de nós? Por favor, conte para nós nos comentários!