Os cientistas gastaram muito tempo e esforço tentando expor esses mitos. No entanto, a mídia e os filmes continuam a popularizá-los. Escolhemos 6 dos mitos mais famosos para quebrar completamente.
Mito № 6: o HIV não existe.
O HIV (vírus da imunodeficiência humana) refere-se a retrovírus especiais que existem em grandes quantidades e variedades. Muitos animais têm esses retrovírus e o HIV é o primeiro vírus que foi detectado em seres humanos. Por falar nisso, o Prêmio Nobel foi concedido pela descrição e descoberta do HIV.
Mito № 5: Nosso cérebro usa apenas 10% de sua capacidade. Ou 5%.
Nosso cérebro funciona de forma diferente, dependendo da atividade. Quando lemos livros, uma parte do cérebro está envolvida; quando nos beijamos, é outro. Uma pessoa não pode dirigir um carro, tocar guitarra e esquiar simultaneamente, e essa é a única razão pela qual não podemos acelerar nossa atividade cerebral até 100%.
Mito № 4: Os produtos que contêm transgênicos são perigosos.
Todas as plantas transgênicas passam por experiências de biossegurança, como a interação com o meio ambiente e o impacto na saúde humana. O melhor genótipo é escolhido a partir de mil possibilidades. Você pode chamar isso de “seleção artificial”.
Mito № 3: O aquecimento global é um conto de fadas.
Desde 1905, a temperatura média em nosso planeta aumentou 0,86 °C, o que é uma mudança significativa. Se a quantidade de emissões de gases com efeito de estufa não diminuir, a temperatura pode aumentar em 2 °C até 2040 e em 4 ou 5 °C até 2100. E isso irá mudar o sistema climático da Terra.
Mito № 2: você fica mais seco se você correr na chuva.
O mito diz que se você estiver preso em chuva forte sem guarda-chuva, você deve correr porque você vai sair da chuva mais rápido e também encontrar menos pingos de chuva. No entanto, um experimento recente provou que a caminhada realmente o mantém muito mais seco. O experimento foi realizado tanto com e sem vento com a mesma quantidade de tempo dada. Em ambos os casos, a opção de caminhar manteve os participantes mais secos.
De qualquer forma, para não ter que verificar você mesmo, lembre-se sempre de levar um guarda-chuva.
Mito № 1: a etnia reside nos genes.
A etnia (ou a identidade étnica) não vem do seu DNA – é mais um conceito social do que cultural. Os tempos em que a etnia foi considerada um conceito biológico estão no passado. A etnicidade, assim como a linguagem, não é um sinal inato, e as pessoas ganham (ou não ganham) enquanto se comunicam com os outros. Duas irmãs, por exemplo, possuem um conjunto semelhante de genes, mas manifestam-se de maneiras diferentes.