Você Sabia?

6 sinais perigosos de artérias bloqueadas que muitas vezes ignoramos

As pessoas acreditam em um equívoco comum de que as artérias obstruídas são apenas um problema das pessoas idosas. Mas, em muitos casos, quando chegamos aos 20 anos, já existem obstáculos em nossas artérias. É por isso que muitas pessoas afetadas por essa doença não entendem o que está acontecendo até que seja tarde demais. É muito importante conhecer os sinais e ficar alerta para poder visitar o médico a tempo. Nós  nos preocupamos com nossos leitores, é por isso que fizemos uma lista dos 6 sinais mais comuns de artérias bloqueadas. Dê uma olhada nos fatores de risco e mude seus hábitos cotidianos em prol da sua saúde.

1. Dor nas panturrilhas, coxas ou quadris

dor nas pernas durante atividades como caminhar pode ser um sinal de artérias entupidas. Isso significa que seus membros não estão recebendo fluxo sanguíneo suficiente. Os sintomas podem incluir dores musculares ou cãibras nas pernas (ou braços). A localização da dor depende de onde o coágulo ou artéria estreitada está situada.

2. Dor no peito

A dor no peito (ou angina) é o resultado da redução do fluxo sanguíneo para o coração. Pode ser sentido como aperto, dormência, peso, pressão ou queimação. As pessoas geralmente não experimentam esse sintoma quando descansam porque ele é desencadeado por esforço físico ou emocional. Em alguns casos, os bloqueios podem ser tão grandes que a angina pode sinalizar que uma pessoa está tendo um ataque cardíaco.

3. Perda temporária da visão de um lado

As artérias carótidas abastecem nossos olhos e cérebro. Se estas artérias forem bloqueadas, o resultado é a perda temporária de visão ou visão turva no olho do mesmo lado. Um bloqueio completo leva a um derrame. É por isso que é muito importante estar ciente desse sinal.

4. Dor lombar

A dor lombar é um sinal grave que você não deve ignorar. Quando o fluxo sanguíneo para a parte inferior das costas é reduzido, os discos entre as vértebras tornam-se frágeis. E isso leva a nervos doloridos. Geralmente é o primeiro sintoma entre pessoas com artérias obstruídas: de acordo com um estudo10% das pessoas em países desenvolvidos já apresentam bloqueios avançados na aorta abdominal até os 20 anos de idade.

5. Falta de ar

Esse sintoma se desenvolve quando as artérias coronárias ficam danificadas ou doentes. As pessoas o experimentam porque seu coração não é capaz de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. Esta pesquisa sugere que as pessoas geralmente não consideram a falta de ar um problema sério. Mas às vezes pode ser o único sinal da presença de doença arterial coronariana grave que pode necessitar de tratamento.

6. Pés ou mãos frias

Pés frios podem ser causados ​​pela  Doença Arterial Periférica (DAP). Este problema ocorre quando artérias estreitas reduzem o fluxo sanguíneo para os membros. A má cicatrização de feridas ou um pulso fraco nos pés também são sinais que precisam ser verificados com um médico. Além disso, a presença de PAD pode indicar que há uma doença arterial mais disseminada no corpo que pode afetar o cérebro ou o coração, causando um derrame ou um ataque cardíaco.

O que aumenta o risco de artérias entupidas?

De acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos EUA, os fatores que aumentam os níveis de risco são os seguintes:

  • Ter níveis de colesterol não saudáveis no sangue. Isso sugere altos níveis de colesterol ruim e baixos níveis de colesterol bom.
  • Ter pressão alta. A pressão arterial não deve exceder 140/90 mmHg.
  • Fumar. Fumar danifica e contrai os vasos sanguíneos, aumenta os níveis de colesterol e aumenta a pressão arterial. Além disso, não permite que oxigênio suficiente atinja os tecidos do corpo.
  • Estar com sobrepeso ou obeso. Um índice de massa corporal entre 25 e 29,9 é considerado sobrepeso. O índice mais alto significa que uma pessoa é obesa.

Você já verificou a proporção de colesterol ruim e bom no sangue? Se não, você vai fazer isso depois de ler este artigo? Compartilhe esta informação com as pessoas que você gosta!

Ilustrado por Danil Shubin

Continuar lendo

Posts relacionados