Você Sabia?

8 fotos misteriosas que na verdade têm uma explicação

Às vezes, todos nós queremos acreditar em viajantes do tempo, OVNIs, bestas gigantes e fantasmas. Mas, infelizmente, fotos e vídeos paranormais são apenas truques enganosos. Eles conseguiram enganar milhões de pessoas e foram publicados pela mídia de massa. Vamos descobrir como e por que eles foram criados. Mostraremos 8 fotos misteriosas e paranormais que podem ser cientificamente e logicamente explicadas.

8. Fantasma do elevador de Cingapura

Esta gravação misteriosa foi feita por uma câmera de segurança em um escritório em Cingapura. Quando um homem sai de um elevador, uma figura sombria aparece logo atrás dele. Quando este vídeo foi publicado nas mídias sociais, ele teve milhões de visualizações e as pessoas começaram a discutir sobre o que poderia ser. Descobriu-se que era parte de uma campanha de mídia social, descrevendo por que é tão perigoso ficar até tarde no trabalho.

7. Fotos de esqueletos gigantes encontrados em todo o mundo

Fotos de arqueólogos escavando restos humanos gigantes podem ser encontradas na internet em menos de um segundo. Algumas fontes afirmam que esses ossos são restos dos Anunnaki, um antigo grupo de pessoas. A verdade é que estas são fotos do concurso de photoshop publicadas no designcrowd.com, onde você também pode encontrar outros trabalhos.

6. Foto do Pé-grande

Esta foto famosa de um pé-grande (bigfoot) foi tirada em 1967 e causou brigas na mídia de massa. Mas muitas pessoas não sabem que, em 1967, o diretor de cinema Roger Patterson assinou um contrato de US$ 37 milhões e faria um filme sobre o pé-grande às margens de Bluff Creek. Esta foto foi tirada por um caçador local e publicada em jornais.

5. A Dama Marrom do Raynham Hall

A Dama Marrom é uma das fotos mais famosas de fantasmas. As pessoas costumavam acreditar que era Dorothy Walpole, que viveu no início dos anos 1700. Estudos revelaram que essa foto nunca foi manipulada, e por isso é considerada real.

Mas Alan Murdie, um advogado, encontrou as provas em uma pasta empoeirada no departamento de manuscritos da biblioteca da Universidade de Cambridge e provou que a moça apareceu graças à luz que vazou na placa fotográfica.

4. Um astronauta em um campo

Em maio de 1964, Jim Templeton, um bombeiro de Carlisle, tirou várias fotos de sua filha durante um piquenique. Quando processaram as fotos, viram uma figura vestindo um traje espacial atrás da filha de Templeton. Aliás, não havia pessoas, exceto Jim, sua esposa e seu filho lá naquele momento.

Depois disso, as fotos deram manchetes em todo o mundo. Foi finalmente descoberto que era a esposa de Jim que parecia um astronauta porque a fotografia estava superexposta, fazendo com que seu vestido azul parecesse branco.

3. Algo no céu sobre a Zâmbia

Aqui está uma foto mostrando uma figura gigante no céu acima de um shopping em Kitwe, na Zâmbia. O fotógrafo disse: “Ficamos chocados ao ver isso. Alguém pensou que era uma manifestação de Deus e alguns até fugiram gritando”.

Após essa notícia conquistar a internet, constatou-se que a foto foi photoshopada. Mas essa figura estranha existe: aqui está um vídeo.

2. Fantasma da igreja de Newby

Esta foto foi tirada em 1963 na Igreja de North Yorkshire. Representa um humano com uma mortalha branca sobre o rosto. As alegações iniciais sugeriam que a figura medisse cerca de 2,80m de altura. E, embora mais de 55 anos tenham passado, essa foto ainda causa discussões acaloradas.

Alguns especialistas afirmam que esta imagem é real e outros dizem que é apenas um resultado do efeito de dupla exposição. O que você acha?

1. Esqueleto de sereia

Jornalistas publicaram esta foto e escreveram que era um esqueleto de uma sereia encontrada perto de uma praia havaiana.

Mas a coisa mais surpreendente é que muitos meios de comunicação de massa acreditavam nessa fraude, embora seja óbvio que ela foi photoshopada. À esquerda, você pode ver a imagem de uma “sereia”, à direita, você pode ver a foto original.

Por que eles nos enganam e por que acreditamos neles?

Aqueles que criam farsas têm apenas um objetivo – o dinheiro. Antes de os especialistas pegarem uma foto, ela aparece em muitos sites e jornais. Basta lembrar o “fantasma” voador sobre o shopping na Zâmbia: depois que essa foto apareceu nos meios de comunicação de massa, os criadores de fraudes ganharam grandes somas de dinheiro.

Por que ainda acreditamos nisso, mesmo que seja obviamente uma farsa? Pode ser facilmente explicado: queremos acreditar na magia, nas coisas inexploradas, nas estranhas e até nas assustadoras. Acreditar em milagres é ótimo, mas não achamos que devemos alimentar aqueles que nos enganam e tentar ganhar nossa confiança.

Você concorda conosco? O que você acha?

A propósito, qual dessas fotos misteriosas você acreditaria ser real?

Continuar lendo

Posts relacionados