Não é um segredo que as frutas e legumes de hoje pareçam muito diferentes de seus ancestrais. A humanidade fez esforços significativos para melhorar seu gosto e aparência. Neste artigo, você verá como as bananas, a berinjela e outras frutas e legumes pareciam antes de os humanos decidirem mudá-las. Sugerimos fazer um pequeno tour ao passado, que irá ajudá-lo a entender a sorte que temos em viver nos tempos atuais.
Melancia
Esta pintura do século XVII de Giovanni Stanchi mostra um tipo de melancia que ninguém no mundo moderno viu. Graças a cruzamentos, os cientistas conseguiram modificar melancias menores com um interior branco nas versões vermelhas maiores que conhecemos hoje.
Banana
As pessoas da Papua Nova Guiné e do Sudeste Asiático têm desfrutado do sabor da banana desde 10 mil anos atrás. No entanto, as bananas foram domesticadas apenas 7 mil anos atrás. Ainda assim, sua aparência e gosto eram muito diferentes dos modernos. As bananas modernas são um híbrido de Musa acuminata e Musa balbisiana, mas seu sabor e aparência foram significativamente melhorados.
Berinjela
As primeiras berinjelas foram cultivadas na China e pareciam muito diferentes das modernas. Elas eram espinhosas, pequenas e vinham em cores diferentes, do amarelo ao azul celeste. Levou muito tempo e esforços para deixar a berinjela moderna mais alongada e saborosa. Mas valeu a pena, certo?
Pêssego
Os pêssegos pareciam absolutamente diferentes antes. Eles eram mais como cerejas do que as grandes e suculentas frutas que agora chamamos de pêssegos. Eles foram mencionados pela primeira vez na China em 4000 a.C. Desde então, os pêssegos mudaram significativamente em seu sabor e aparência.
Pepino
Os ancestrais dos pepinos modernos eram espinhosos e seus frutos estavam cheios de sementes. Mas o mais importante é que eles eram venenosos. Eles eram cultivados para serem usados para fins terapêuticos. Como alimento, os pepinos foram usados pela primeira vez na Índia há mais de 6 mil anos.
Abacate
Os abacates foram domesticados no terceiro milênio a.C. Os astecas chamavam esse fruto de “óleo da floresta” (Crônicas do Peru, de Pedro Cieza de León, 1553). Inicialmente, usavam apenas o caroço de abacate que eles esmagavam, misturavam com fuligem e usavam como remédio. A propósito, o caroço do abacate formava 80% de toda a fruta naquela época.
Tomate
Os primeiros tomates pareciam bagas pequenas e escuras. Eles se originaram na América do Sul. Enquanto, na Europa, acreditava-se que eles eram venenosos e foram cultivados como plantas ornamentais por muito tempo.
Qual dos ancestrais das frutas e legumes modernos você achou mais surpreendente? Conte-nos nos comentários abaixo.