Você Sabia?

7 hábitos diários perigosos que prejudicam nossa saúde aos poucos

Todo mundo sabe que hábitos como fumar ou comer muita comida ruim podem ter um impacto negativo em nossa saúde, mas existem muitos hábitos nocivos menos conhecidos que se tornaram parte de nossas vidas cotidianas. Compilamos 7 dos hábitos diários perigosos mais comuns que afetam lenta e silenciosamente nossa saúde.

1. Beber de garrafas plásticas

Seria lógico supor que beber em garrafas de plástico é uma coisa segura e saudável. No entanto, nem todos os materiais são igualmente seguros e ecológicos. Garrafas de plástico representam uma ameaça pelos produtos químicos que liberam quando expostas a altas temperaturas.

Por exemplo, se você deixar a garrafa no carro em um dia quente, as camadas superficiais do plástico poderão liberar um produto químico tóxico (bisfenol A) que pode contaminar a água que você está bebendo. Esse produto químico pode afetar seu sistema endócrino e aumentar seu risco de endometriose e câncer de mama.

2. Escovar os dentes logo após comer

AGORA / 30 MINUTOS DEPOIS

Mesmo que alguns de nós escovem os dentes logo após comer, de acordo com vários estudos, você deve esperar pelo menos 30 minutos depois de comer antes de escová-los. Nossos dentes são protegidos pelo esmalte, e os ácidos criados por diferentes alimentos podem desgastar esse esmalte protetor, o que significa que nossos dentes estão em seu estado mais fraco logo após comer.

Felizmente, nossos corpos têm uma maneira de equilibrar os altos níveis de ácido com a ajuda de nossa saliva, mas isso leva tempo. Portanto, escovar os dentes logo após comer significa que você está atacando os dentes, mesmo que use uma escova macia. É melhor deixar a saliva fazer o seu trabalho e equilibrar os altos níveis de ácido antes de escovar os dentes. A melhor alternativa seria lavar a boca com água ou mascar chiclete sem açúcar enquanto você espera que os dentes se recuperem.

3. Limpar seus ouvidos com cotonetes

Limpar os ouvidos com cotonetes causa mais danos que benefícios. Segundo um estudo, a limpeza dos ouvidos com cotonetes empurra a cera ainda mais para dentro do canal auditivo. Também pode levar a infecções, tímpanos perfurados, acúmulo de cera e zumbido.

Na verdade, é recomendável deixar a cera em paz e deixá-la cair naturalmente. A cera funciona como um filtro para o canal auditivo, impedindo a entrada de poeira e sujeira. Limpar os ouvidos com cotonetes deixa os ouvidos vulneráveis ​​à poluição. Ainda assim, se você sentir necessidade de  limpar seus ouvidos, basta limpá-los com uma toalha.

4. Usar um secador de mãos

Os secadores de mãos podem ser uma solução mais ecológica que as toalhas de papel, mas certamente não são mais saudáveis ​​para nós. Um estudo mostrou que secadores de mãos em banheiros públicos espalham germes fecais em suas mãos. O mecanismo que os secadores de mãos usam ao soprar ar geralmente é propenso a transferir bactérias no ar do banheiro.

Os resultados desse estudo indicam que muitos tipos de bactérias, incluindo esporos e patógenos, podem ser transferidos para suas mãos. A melhor coisa a fazer seria evitar o uso de secadores de mãos e secar as mãos da maneira tradicional, usando uma toalha de papel.

5. Consumir muito sal

Embora o sal possa melhorar a nossa comida, adicionando um aumento de sabor muito necessário, não é bom para a nossa saúde. A quantidade de sal que você consome afeta diretamente sua saúde e foi associada a condições como pressão alta, doenças cardíacas e câncer de estômago .

Embora o sal seja vital para a nossa saúde, ele faz nosso corpo reter água e a água extra aumenta nossa pressão sanguínea. Por fim, a pressão alta pode forçar seu coração, artérias e rins.

6. Dormir demais

O sono é um momento em que o corpo se recupera e se repara. Você estaria errado ao supor que mais sono equivale a mais descanso e melhor saúde. Estudos comprovaram que dormir em excesso traz diversos riscos à saúde.

A quantidade certa de sono varia de uma pessoa para outra, mas a referência geral do bom sono é algo entre 7 e 9 horas. Considere esse como o melhor padrão de sono. Muito sono regularmente tem sido associado a taxas mais altas de mortalidade, depressão, doenças cardíacas, obesidade e comprometimento do funcionamento do cérebro.

7. Sentar o dia todo

Quando as pessoas trabalham, estudam e socializam, costumam fazer essas atividades em uma posição sentada. E sentar demais traz consigo vários problemas de saúde que não devemos ignorar. Sentar não envolve um imenso gasto energético, o que significa que você não queima muitas calorias enquanto está sentado.

Traduzido para resultados de saúde, isso significa que ficar sentado demais está conectado a problemas de saúde como mortalidade prematura, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e obesidade. Se o seu trabalho envolve ficar sentado a maior parte do dia, tente fazer uma pausa a cada 30 minutos, fique de pé enquanto fala ao telefone ou faça  algumas caminhadas para minimizar os efeitos negativos de sentar-se demais.

Quais desses hábitos diários perigosos estão na sua lista? Você consegue pensar em outros hábitos perigosos que se encaixariam nessa seleção? Compartilhe seus pensamentos conosco na seção de comentários abaixo.

Continuar lendo

Posts relacionados