Você Sabia?

7 maneiras como os cheiros afetam nossa mente

O receptor olfativo, ou receptor do olfato, é uma proteína capaz de se ligar a moléculas de odor que desempenham um papel central no sentido do olfato. De acordo com o SIRC, enquanto um coelho tem 100 milhões desses receptores olfativos e um cão – 220 milhões, os humanos têm apenas cerca de 5 ou 6 milhões deles. Mas essa quantidade é suficiente para ter um pouco de efeito sobre nossas vidas. Gostaríamos de mostrar a você como o sentido do olfato afeta nosso cérebro e muda nossa atitude para certas coisas.

1. Melhora os sabores

Nosso paladar nos diz se a comida é salgada, amarga, azeda, doce ou saborosa. Nosso nariz é quem realmente sabe se a comida é saborosa ou não. Ele cheira a comida enquanto comemos e envia mensagens ao nosso cérebro que as combina com os receptores gustativos e melhora a experiência.

2. Faz você se sentir atraente

Todos nós costumamos comprar perfumes para ficar mais atraentes. Mas o que não sabemos é que não é o próprio cheiro que atrai outras pessoas. Um estudo recente mostrou que colocar perfume nos deixa mais confiantes e é isso que realmente nos deixa deslumbrantes.

3. Permite viajar no tempo

Os cheiros disparam memórias e emoções ligadas a diferentes memórias. Eles nos dão a sensação de “sermos trazidos de volta no tempo”. Há até mesmo uma série de estudos científicos que demonstram que os cheiros ativam memórias emocionais mais intensas do que imagens. Enquanto perdemos 50% de nossas memórias visuais em meses, a maioria das novas memórias de cheiros ainda estarão lá um ano depois.

4. Afeta o seu humor

Além de trazer de volta memórias, o cheiro pode desencadear emoções e humores. Isso acontece em um nível subconsciente da nossa mente. Às vezes, não conseguimos entender por que, de repente, ficamos tão ansiosos ou zangados. É nisso que se baseia a aromaterapia. Há aromas que nos relaxam e nos fazem felizes.

5. Pode deixá-lo louco

As pessoas que não conseguem sentir o cheiro de nada ou têm uma capacidade reduzida de olfato têm um risco maior de ficar deprimidas. Isso acontece por causa da forte conexão entre cheiros e emoções. A incapacidade de experimentar aromas diferentes limita nossa capacidade de trazer de volta memórias e sentimentos. A falta de olfato também está correlacionada com a esquizofrenia.

6. Pode transformar você em telepata

O cheiro de uma experiência traumática

Podemos sentir medo, alegria, desejo e outras emoções apenas pelo cheiro de outra pessoa. Isso acontece porque o suor e as lágrimas humanas contêm sinais químicos. Cada quimiossinal ativa uma seção diferente do nosso cérebro. Então, se a outra pessoa está com medo, seu suor diz a nossos cérebros, ele se sente assim, o que faz com que a seção “medo” de nosso cérebro seja exposta a ele.

7. Pode fazer você comprar mais

Os varejistas chamam isso de “fragrância ambiental”. Em outras palavras – é lavagem cerebral através de nossos narizes. Algumas marcas de automóveis colocam “cheiro de carro novo” adicional em seus veículos apenas para nos fazer comprá-los. Algumas lojas colocam fragrâncias logo na entrada, então seguimos o cheiro e compramos algo. Cafés e padarias deixam o cheiro direto nas narinas de propósito. Eles simplesmente sabem qual cheiro vai convencer nossos cérebros a querer comprar seus produtos.

Então, talvez o sentido do olfato não seja vital, mas muito útil e importante. Ele não só nos ajuda a lembrar, sentir e ficar satisfeito, mas também fornece à economia mundial um campo inteiro para desenvolver truques de marketing.

O que você acha disso? Você poderia imaginar sua vida sem seu olfato? Ficaremos felizes em ouvir suas respostas nos comentários abaixo.

Ilustrado por Astkhik Rakimova

Continuar lendo

Posts relacionados