O glúten é chamado de assassino silencioso porque pode causar danos crônicos em todo o corpo. Às vezes, o paciente nem percebe as consequências do consumo de glúten. Então, é melhor verificar se o seu corpo tem intolerância ao glúten. Compilamos uma lista de verificação dos sintomas de sensibilidade ao glúten.
1. Problemas com o trato gastrointestinal
Os sintomas estão principalmente associados aos intestinos: náusea, inchaço, diarreia, dor abdominal e até constipação. As pessoas costumam associar esses sintomas a outras doenças. E os pacientes são erroneamente diagnosticados com síndrome do intestino irritável (SII). Estudos confirmam que 10-15% da população mundial sofre de SII. Mas esse diagnóstico pode levar a pessoas com sensibilidade ao glúten que não recebem tratamento adequado então os sintomas não desaparecem.
2. Mudanças de peso inexplicáveis
A intolerância ao glúten pode levar tanto a perda de peso quanto ao ganho de peso sem motivo aparente. Isso acontece devido a processos inflamatórios no nível celular e distúrbios metabólicos. Uma mudança súbita de peso pode acompanhar outras doenças desagradáveis. Mas isso pode estar relacionado à intolerância ao glúten se for acompanhado por outros sintomas de má absorção.
3. Desequilíbrio hormonal
Existe uma relação direta entre a intolerância ao glúten e os distúrbios hormonais que podem ocorrer, como ciclo menstrual irregular, flutuações bruscas de peso, TPM e distúrbios do sono. Falhas hormonais causadas pela intolerância ao glúten podem ser amplificadas muitas vezes durante a puberdade, gravidez e menopausa. Tenha em mente que esses sintomas são reconhecidos principalmente entre as mulheres.
4. Problemas com o sistema nervoso central
O glúten aumenta a inflamação e a permeabilidade do intestino. Como resultado, os sintomas da sensibilidade ao glúten podem incluir problemas de concentração, depressão, ansiedade, insônia e fadiga. Algumas pessoas com intolerância ao glúten experimentam irritabilidade e sentimentos que fazem perder facilmente sua linha de pensamento e têm pouca concentração.
De acordo com informações coletadas em um estudo, pessoas com intolerância ao glúten são mais propensas a enxaquecas do que outras pessoas. As causas das dores de cabeça podem ser muito diferentes. Uma pessoa alérgica ao glúten pode sentir dores de cabeça 30 a 60 minutos depois de comer.
5. TDAH
Outro transtorno que pode estar associado à intolerância ao glúten é o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. TDAH pode se manifestar em crianças e adultos. As pessoas com esse distúrbio têm pouca atenção e problemas com o autocontrole. Uma dieta sem glúten pode ajudar a reduzir os sintomas do TDAH.
6. Má condição dos dentes
Em caso de intolerância ao glúten, a absorção dos elementos e minerais necessários no intestino é prejudicada. Isso também se aplica ao cálcio. O resultado pode ser problemas com os dentes e cavidade oral: hipersensibilidade do esmalte, cárie dentária, cavidades e úlceras da cavidade mucosa. Se você cuidar bem dos seus dentes, mas ainda notar alguns problemas, o motivo pode ser causado pelo consumo de glúten.
7. anemia por deficiência de ferro
Muitas vezes, a doença celíaca é diagnosticada por causa da anemia por deficiência de ferro. Seus sintomas incluem redução do volume sanguíneo, fadiga, falta de ar, dores de cabeça, palidez da pele, membranas mucosas e até mesmo artrite. O ferro é pouco digerível, uma vez que, com a intolerância ao glúten, há um comprometimento da absorção de ferro no intestino.
Como tratar a sensibilidade ao glúten?
1. Faça o teste. O seu médico irá colher uma amostra de sangue e verificar se existem anticorpos que estão normalmente presentes no sangue de pessoas com doença celíaca. Antes do exame, você precisa incluir o glúten em sua dieta, pois isso ajudará a evitar resultados imprecisos.
2. Elimine o glúten da sua dieta. Está contido em:
- Trigo;
- Centeio;
- Bulgur;
- Farinha;
- Semolina;
- E em vários outros alimentos.
Sempre verifique a composição do produto. Dê preferência aos produtos que contenham o rótulo “sem glúten”.
Você já experimentou algum desses sinais de sensibilidade ao glúten? Conte-nos nos comentários!