Um acidente vascular cerebral pode acontecer a qualquer pessoa em qualquer idade. Segundo as estatísticas, as mulheres com idade entre 18 e 40 anos são mais propensas a derrames que os homens da mesma idade. Compartilhamos alguns fatos sobre AVCs. Derrames cerebrais matam mais mulheres do que câncer de mama, e é por isso que é importante reconhecê-los rapidamente.
Tipos de AVC
- Acidente vascular cerebral isquêmico. O dano do tecido cerebral é causado pela falta de suprimento de sangue devido a obstrução ou estreitamento dos vasos.
- Acidente vascular cerebral hemorrágico. O motivo do acidente vascular cerebral hemorrágico é a ruptura dos vasos cerebrais, o que provoca inchaço e pressão.
Fatores de risco
- Pressão alta
- Diabetes
- Diversas doenças cardíacas
- Tabagismo
- Obesidade
- Nível elevado de colesterol
- Álcool
- Estresse
- Falta de atividade física
Sintomas que as mulheres costumam ter
Uma das conseqüências de um acidente vascular cerebral é a paralisia do nervo facial. É por isso que um lado cai, e as dobras nasolabiais quase desaparecem. Às vezes, o braço e a perna do mesmo lado também sofrem. As estatísticas dizem que 80% das mulheres que tiveram um AVC tiveram tais sintomas.
As estatísticas internacionais mostram que as mulheres são mais propensas a morrer de um AVC que os homens. Uma das razões são os sintomas inespecíficos que às vezes não são tratados como sintomas de acidente vascular cerebral.
Além disso, o risco aumenta durante a gravidez, quando se usa pílulas anticoncepcionais, quando se usa terapia hormonal durante a menopausa e no caso de outras doenças hormonais.
- Deficiência visual. Uma deficiência visual súbita causada por um acidente vascular cerebral pode afetar um ou ambos os olhos. Os pontos cegos também podem aparecer devido a danos nos lóbulos ópticos.
- Dor de cabeça aguda. Uma dor de cabeça aparece de repente, e às vezes tem os seguintes sintomas: náuseas e vômitos.
- Dor súbita e aguda no peito. Este sintoma também pode acompanhar um ataque cardíaco. Mas se uma pessoa também tem soluços, é mais provável que seja um acidente vascular cerebral.
- Coordenação comprometida. Uma súbita perda de coordenação e orientação no espaço avisa sobre danos na zona do cérebro que é responsável pelo movimento.
- Fadiga repentina. Uma pessoa ativa pode de repente experimentar mudanças de humor, sonolência e falta de vontade de fazer qualquer coisa. Além disso, as mulheres podem sentir-se deprimidas.
- Perda de consciência. Se uma pessoa vai desmaiar, seu rosto fica vermelho. A falta de ar e as palpitações também podem ocorrer.
- Dor de um lado do rosto. Mais um sintoma de AVC “feminino” é dor aguda em um lado do rosto, no corpo ou em um dos membros.
Teste de acidente vascular cerebral
Se você notar um dos sintomas, teste a pessoa ou você mesmo (depende de quem está experimentando o sintoma). Isso ajudará a reconhecer um acidente vascular cerebral.
- Sorrir. Sorria ou peça à pessoa para dar um sorriso. Será assimétrico no caso de um acidente vascular cerebral (um canto da boca permanecerá imóvel).
- Mãos. Levante ou peça à pessoa para levantar ambas as mãos e segure-as por 5 segundos com um ângulo de 90 °. No caso de um acidente vascular cerebral, uma mão cairá.
- Fala. Pronuncie ou peça à pessoa para pronunciar uma frase simples ou um nome. O discurso lento ou a ausência de resposta são sinais de um acidente vascular cerebral.
Se você notar um desses sinais, chame uma ambulância imediatamente. Lembre-se! Os médicos têm apenas 4,5 horas para resgatar uma pessoa e devolvê-la à vida normal.
Esperamos que você nunca precise se referir a essas dicas. Mas você definitivamente deve se lembrar delas. Perdemos alguma informação importante sobre acidentes vasculares cerebrais? Compartilhe conosco nos comentários.