Victor Lyalko, o conhecido mestre de artes marciais, escreveu um livro em que descreveu os métodos mais eficazes de autodefesa para ajudar as mulheres se forem atacadas. Escolhemos os movimentos mais fáceis e eficazes para diferentes situações. Qualquer mulher pode fazer isso, não importa o quão grande ou pesado o atacante seja.
1. Para começar, memorize os lugares vulneráveis.
Não importa o quão grande ou pesado seu atacante seja, porque você pode vencer qualquer um se você souber onde estão os pontos mais vulneráveis. Os principais são os olhos, nariz, garganta, tórax, joelhos e virilha.
Você pode atacar de qualquer maneira que quiser, mas, para ser seguro, você precisa lembrar que os movimentos mais efetivos são direcionados a essas áreas.
2. Os movimentos mais simples e efetivos:
Um dos melhores movimentos que vai fazer qualquer gigante gemer ou cair de joelhos é agarrar o pulso. Pegue seu dedo mindinho e seu dedo anelar com uma mão, e seu dedo médio e indicador com o outro e dobre o pulso para a frente.
Se você não puder agarrar a mão do seu oponente, acerte ele com o punho ou com um dedo entre as clavículas ou na pomo de Adão. Isso permitirá que você desoriente seu oponente o bastante e ele leve muito tempo para voltar ao normal.
A área mais óbvia para um ataque é a virilha. Todos os cursos de autodefesa recomendam mirar essa área.
Bater nessa área irá literalmente paralisar o atacante e você terá tempo suficiente para escapar.
3. Se você foi agarrada pela frente:
Se você foi agarrada pela frente e não pode levantar as mãos, faça o seguinte: mova as mãos para a frente e faça um punho na frente da pélvis. Isso criará espaço suficiente entre você e o atacante.
Depois disso, acerte o nariz do atacante com sua testa. Isso fará com que o atacante se afaste de você. Agora bata-o na virilha com o joelho.
Se ainda houver algum espaço entre você e o atacante, há uma maneira de se proteger usando a palma da mão. Estique seu braço esquerdo e acerte o atacante no queixo e no nariz com o braço direito. Então, acerte-o na virilha. Desta forma, o atacante ficará desorientado por um longo tempo e não poderá se mover.
4. Como libertar as mãos:
Você pode facilmente escapar de uma chave de mão se você se lembrar da “regra geral”: gire o braço para o lado do polegar do atacante.
Se ele estiver segurando seu braço firme, gire o pulso em direção ao polegar. Quando seu braço estiver embaixo do do agressor, puxe-o tão forte quanto possível.
5. Se você foi agarrada por trás:
Os atacantes geralmente vêm das costas, porque esta é a maneira mais fácil de segurar os braços da vítima para que ela não possa movê-los.
Para se libertar, incline-se rapidamente e tente acertar o atacante com a parte de trás da cabeça. Tudo bem se você não pode fazê-lo: o objetivo é fazer o atacante colocar uma de suas pernas para a frente.
Agora, se agache depressa, pegue sua perna e levante-se puxando com você. O atacante perderá o equilíbrio e você poderá derrubar até mesmo o maior adversário.
6. Se você foi abordada e agarrada do lado:
Um golpe de cotovelo é um dos golpes mais perigosos em todos os tipos de artes marciais. Este é exatamente o golpe que você precisa se você for abordada pela lateral.
Acerte têmpora, a mandíbula ou o nariz do atacante com um movimento inclinado. Depois disso, o atacante dará alguns passos para trás. Agora acerte-o na barriga ou no peito. Os golpes de cotovelo são tão fortes que vão desorientar qualquer oponente.
7. Se você foi pressionada contra a parede:
Acontece muito frequentemente que os atacantes tentam encurralar suas vítimas ou empurrá-las contra uma parede. Nesta situação, é necessário lembrar os lugares mais vulneráveis e acertar um deles, dependendo da sua posição.
- Se ambos os braços do atacante estiverem para o alto, então abra a palma da mão e acerte-o na axila.
- Se um dos seus braços estiver para baixo, há a chance de você acertar o oponente em seu peito, pescoço ou maxilar.
- Mas um dos golpes mais eficazes e poderosos é um golpe com sua cabeça. Agache um pouco para ficar menor do que o oponente. Então, rapidamente pule e acerte-o na mandíbula com sua testa. Este movimento irá imediatamente desorientar o atacante e dar-lhe uma chance de escapar.
Esperamos que você nunca tenha que usar esses movimentos, mas, se você se encontrar em uma situação ameaçadora, lembre-se das áreas vulneráveis! Você conhece quaisquer outros movimentos que possam ser úteis para escapar de um agressor? Compartilhe suas experiências na seção de comentários abaixo!