Para não se torturar com dietas rigorosas, os nutricionistas modernos recomendam ingerir alimentos saudáveis e exercícios. Especialistas também criaram tabelas e listas de produtos com base em suas propriedades nutricionais. Nós todos sabemos que o pão branco, frituras, doces e refrigerantes são proibidos, mas na verdade existem mais produtos que devem entrar na lista de alimentos proibidos. Ficamos surpresos com o fato de que alguns desses alimentos enganosos podem ser realmente prejudiciais. E o mais inesperado está no bônus.
8. Iogurtes doces
Os produtos lácteos nutritivos não são doces. Sim, iogurte é muito bom para o nosso corpo, mas é melhor comê-lo sem aditivos de açúcar ou frutas. Um iogurte doce pode ser uma sobremesa, mas não é um produto lácteo necessário.
Nutricionistas recomendam evitar laticínios que contenham espessantes e amido. Em vez disso, adicione algumas frutas frescas, especiarias e extrato de baunilha ao seu iogurte natural.
7. Arroz
Dizem que o arroz é quase como pão e, nutricionalmente falando, o arroz branco é o menos benéfico. Ele contém uma enorme quantidade de carboidratos simples que podem causar ganho de peso.
Nutricionistas afirmam que o arroz pode ser bom para você, mas deve ser realmente de alta qualidade.
6. Salsinha
A salsa pode ser realmente prejudicial. Cozinheiros inexperientes não devem adicioná-la a saladas e condimentá-la com maionese, creme azedo ou azeite, já que a salsa pode começar a emitir nitritos e, literalmente, se transformar em um veneno dentro de 30 minutos.
Nutricionistas recomendam não adicionar salsa a qualquer prato até pouco antes de servir, para que retenha todos os seus elementos úteis.
5. Molhos
Você já reparou como o extrato de tomate caseiro é, comparado ao ketchup comprado? Maionese, tártaro, mostarda e outros molhos não são uma exceção à regra. A questão é que todos os molhos comprados contêm açúcar.
Nutricionistas explicam: é mais barato adicionar açúcar que tomates naturais para enriquecer o sabor. Recomenda-se escolher azeite de oliva ou óleo de linhaça ou moer os tomates você mesmo e adicionar temperos.
4. Frutas secas e chips de frutas
Os chips de frutas se tornaram cada vez mais populares entre os adeptos da dieta saudável, mas a maioria dos fabricantes usa o mesmo método para produzir esses chips, assim como produz chips de batata: eles os fazem fritando em óleo. Assim, os chips de vegetais ou frutas contêm tantas calorias quanto as batatas fritas.
Esses chips geralmente parecem e têm um sabor agradável graças ao processamento químico por que eles passam antes de secar. Além do mais, esse processo aumenta a vida útil do produto em quase 3 vezes. Infelizmente, após o processamento, essas frutas e legumes não são mais úteis ou saudáveis.
Antes de comprar frutas secas, preste atenção à sua cor brilhante, brilho artificial, maciez ou odor. Estas são as características do processamento. Se as frutas estiverem secas, elas não serão brilhantes ou macias.
3. Uvas
Pode parecer estranho, mas as uvas não são tão saudáveis. É a doçura delas que nos faz comer um monte de cada vez, o que faz com que nosso corpo receba muito açúcar de uma só vez.
Nutricionistas dizem que devemos misturar as uvas com outros produtos com sabedoria. Nós não devemos comê-las junto com pratos gordurosos, peixe, pepinos frescos, melões, cerveja ou leite.
2. Peixe mal preparado
O peixe é quase livre de gorduras nocivas e contém gorduras úteis como os ácidos graxos ômega-3. Cientistas da Universidade do Havaí estudaram a estrutura química dos pratos de peixe mais populares e concluíram que ferver e assar peixe poupa a maior quantidade de substâncias úteis. Cardiologistas estadunidenses afirmam que os peixes fritos, defumados e salgados são realmente prejudiciais.
1. Milho
Depois de muitos exames diferentes, os cientistas concluíram que o milho modificado afeta organismos terrestres e aquáticos. Eles até notaram que o pólen do milho modificado contém um veneno nocivo. Em muitos países, esse tipo de milho é banido.
Não é recomendado comer milho enlatado ou qualquer outro produto enlatado. É melhor ferver ou assar para garantir que você salve seus elementos úteis.
Bônus: comer muito abacate também é prejudicial
Hoje, as lojas oferecem uma variedade de abacates e nutricionistas afirmam que eles são saudáveis de verdade. Mas temos que mencionar que eles contêm muitas calorias: 100 g de abacate contém 245 cal. Portanto, não é recomendado abusar deles.
Lembre-se de que apenas um abacate cru mantém todos os seus elementos úteis. Após o processamento térmico, é menos útil. Comer muito abacate também pode reduzir o efeito de drogas anti-inflamatórias e reduzir os níveis de glóbulos vermelhos.
Você come algum desses alimentos enganosos? Você está pronto(a) para reduzir sua quantidade em sua dieta?