Alterações mamárias normais
1. Estrias
À medida que você envelhece, ocorrem estrias. Embora desagradáveis, elas são perfeitamente normais. Com a idade, os níveis hormonais necessários para manter a elasticidade da pele caem. Como resultado, essas estrias aparecem.
O aumento das mamas durante a gravidez também é um fator. Altos níveis de estresse também podem fazer que estrias apareçam prematuramente, por isso é melhor ficar livre de estresse.
2. Mamilos apontando para baixo
Quando com a idade os seios e os mamilos começam a apontar para baixo, é mais provável que tecido mamário enfraquecido e a gravidade estejam em jogo.
Também existem vários outros fatores que você deve ter em mente. Se você tem seios grandes ou um alto índice de massa corporal, seus seios vão ceder mais cedo e talvez mais. Além disso, se você fuma regularmente, seus seios podem ceder mais cedo do que o esperado.
3. Ampliação do espaço entre os seios
Muitas dessas mudanças são o resultado de uma quantidade reduzida do estrogênio que o corpo fabrica. Esse importante hormônio sexual também é responsável por manter a firmeza dos seios.
O tecido denso é substituído pelo tecido adiposo e o espaço entre os seios pode parecer ter aumentado à medida que os seios caem. Mas se os seus seios se afastarão um do outro ou parecerão cair para baixo, dependerá da forma e tamanho dos seus seios.
Alterações mamárias que são sinais de alerta
1. Caroços duros
Embora os nódulos mamários tenham uma péssima reputação de serem cancerígenos, a maioria não é. Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, a maioria deles é inofensiva. Eles são principalmente o crescimento de tecidos não cancerígenos ou acúmulo de líquidos.
Mas é melhor prevenir do que remediar. E o câncer de mama é mais fácil de tratar se for detectado precocemente. Portanto, se você notar um novo nódulo, agende uma consulta na clínica de mama e faça um exame. Pode ser necessário que você faça uma mamografia, um ultrassom ou até uma biópsia em que uma agulha será inserida no nódulo para coletar células para o teste.
2. Dor no peito
Os tecidos cancerosos raramente causam dor no peito. No entanto, ainda dizemos que esse deve ser um motivo de preocupação e que você certamente deve procurar assistência médica, porque uma forma rara, porém agressiva, de câncer de mama, chamada Câncer de Mama Inflamatório (CMI), causa dor.
Além da dor, o CMI também apresenta outros sintomas muito distintos, como o aparecimento de pontos vermelhos. De qualquer forma, se a dor continuar por mais de uma semana ou piorar com o tempo, provavelmente é melhor consultar um médico. Como dissemos anteriormente, é melhor prevenir do que remediar.
3. Secreções do mamilo
Mesmo se você não estiver grávida ou amamentando, a secreção mamilar não deve suscitar muita suspeita. A secreção pode ser incolor, leitosa, amarela, verde, marrom ou até sangrenta. No entanto, se você perceber que o mamilo está fluindo regularmente ou enquanto estiver sendo pressionado, você deve fazer um exame. Pode muito bem ser por causa de tecidos cancerígenos .
4. Os dois seios parecem diferentes um do outro
Seios perfeitamente simétricos são uma raridade, portanto, não entre em pânico depois de ler o artigo, se parecerem diferentes um do outro. No entanto, se um dos seus seios mudar repentinamente de tamanho de bojo ou uma área parecer mais espessa, então você deve entrar em contato com o seu médico. Uma mudança repentina na forma de uma mama pode ser um sinal de câncer de mama.
5. Manchas vermelhas
Manchas vermelhas nos seios são geralmente uma erupção cutânea ou uma condição temporária da pele. Mas elas também são sinal de câncer de mama inflamatório (CMI). Essa forma de câncer é rara, mas agressiva. Apenas cerca de 2 a 4% dos casos de câncer de mama são CMI, mas 7 a 10% das mortes relacionadas ao câncer de mama são por causa disso.
Para estar segura, você deve monitorar seus seios regularmente. Se você vir manchas vermelhas e também sentir dor nos seios, não perca tempo e faça uma verificação em uma clínica de mama.
Você já visitou o médico pensando que foi afetado por alguma doença, mas acabou sendo um alarme falso?