Você Sabia?

8 detalhes estranhos de casas do mundo que têm uma explicação

Às vezes é difícil descobrir se os construtores estavam pensando logicamente ao olhar para edifícios do passado. Caso contrário, por que alguns apartamentos acabariam tendo calhas de lixo dentro do apartamento ou por que haveria janelas diagonais que não fazem sentido à primeira vista? Às vezes há uma boa ideia por trás de cada estranha decisão arquitetônica e doméstica e algumas dessas coisas estranhas acabam se mostrando úteis. Compilamos uma lista de detalhes arquitetônicos de casas do o mundo e vamos mostrar 8 exemplos de como os construtores encontram soluções para algumas situações complexas.

1. Janelas bloqueadas, Grã-Bretanha

Janelas bloqueadas nos prédios antigos da Grã-Bretanha são um bom exemplo de como leis ridículas afetaram a cultura. No século XVII, os britânicos e os escoceses pagavam impostos pelo número de janelas que tinham em suas casas. Naquela época, apenas as pessoas ricas podiam se dar ao luxo de ter todas as suas janelas de vidro. Pode ser comparado com ter iates e jatos particulares nos tempos modernos. Isso tudo aconteceu porque era extremamente caro e difícil produzir vidro.

Se as pessoas não quisessem pagar o imposto, teriam que bloquear janelas com tijolos. As pessoas pobres, por sua vez, não tinham janelas e tiveram que viver em completa escuridão por gerações.

2. Ave Fênix, Estocolmo (Suécia)

Há um símbolo de uma ave fênix que paira sobre as portas de alguns edifícios no centro histórico de Estocolmo. Este medalhão costumava custar uma fortuna no século XVIII. Tudo começou porque as casas na cidade velha foram construídas tão próximas umas das outras que, sempre que havia um incêndio, ele tinha o potencial de destruir todo o quarteirão ou mesmo o distrito. Os bombeiros primeiro apagavam o fogo das casas com este distinto medalhão na fachada, enquanto as casas das pessoas pobres eram atendidas mais tarde.

O medalhão com a ave fênix era como um seguro contra incêndio. E aqui está um fato interessante sobre a consistência do povo sueco – a companhia de seguros de incêndio que costumava vender esses medalhões naquela época ainda está em atividade hoje.

3. Portas de salões, oeste dos Estados Unidos

A característica de qualquer salão respeitado no Velho Oeste é uma porta articulada que pode abrir livremente para ambos os lados. À primeira vista, pode parecer uma construção completamente impraticável. No entanto, este dispositivo de porta tem algumas finalidades muito diretas.

A primeira mais óbvia é a ventilação. A segunda é de natureza puritana, para proteger os olhares beatos dos habitantes das cidades ocidentais da indecência dentro do salão. Ao mesmo tempo, frequentadores de bares podiam ver a luz de longe e sabiam que o bar estava aberto. A terceira razão tem um significado mais comercial, a forma das portas, chamada “asas de morcego”, tornava os salões reconhecíveis mesmo sem uma placa.

4. Calha de lixo, ex-URSS

Como transformar uma ideia legal em um pesadelo? É muito simples – crie uma tubo de lixo. O dispositivo de eliminação de resíduos foi inicialmente concebido para uma casa em Vladivostok, em 1938. Inicialmente, as saídas do canal estavam localizadas dentro dos apartamentos reais, mas depois foram movidas para ficarem num local central em cada andar do bloco de apartamentos para fins sanitários. No entanto, isso também não ajudou. Hoje, moradores de prédios de apartamentos pedem às organizações de administração que soldem calhas de resíduos fechadas por causa das condições insalubres que criam.

5. Interruptores de luz de corda, Grã-Bretanha

GRÃ-BRETANHA / RESTO DO MUNDO

Casas de banho em casas antigas britânicas ainda têm interruptores de luz de corda. Eles estão lá por razões de segurança porque umidade e eletricidade são uma mistura perigosa. Interruptores de luz padrão não eram usados ​​nos banheiros porque os moradores tinham medo de que eles pudessem estar em risco de choque elétrico. Esse interruptor poderia ter sido colocado do lado de fora dos banheiros, mas os britânicos decidiram resolver dessa maneira e agora o interruptor de luz é uma característica marcante das casas inglesas.

6. Portas de leite, EUA e Grã-Bretanha

Comprar leite não é um problema para nós no mundo moderno – existem vários tipos de produtos lácteos nas lojas. No entanto, até meados do século XX, os leiteiros costumavam entregar nosso leite. E as paredes de algumas casas provam isso com essas minúsculas portas de leite. Os homens do leite abriam essa porta e deixavam uma garrafa com leite bem entre as paredes.

7. Janelas de bruxa, Vermont

Janelas diagonais são uma característica das casas antigas de Vermont. Mas por que elas são chamados de janelas “bruxa”? Uma velha lenda diz que, por motivos desconhecidos, as bruxas não podem entrar em janelas diagonais em suas vassouras voadoras.

No entanto, também há uma explicação mais realista – é difícil descobrir onde instalar uma janela normal em um sótão. Então, eles tiveram que encontrar uma saída virando as janelas 45º. Janelas em um sótão fornecem melhor iluminação e muito necessária ventilação.

8. Banheiro norte-americano

EUA / EUROPA

O sistema de drenagem nas privadas estadunidenses pode assustar uma pessoa de outro lugar. O fato de a privada estar cheia de água dá a impressão de que o dreno está entupido. No entanto, isso não é verdade. O alto nível de água protege as paredes da porcelana de ficarem sujas. Ela permite que os estadunidenses não precisem usar escovas com tanta frequência.

Existem algumas características estranhas como dessas casas do mundo em sua região? Nós gostaríamos de ler sobre elas nos comentários!

Continuar lendo

Posts relacionados