Muitas mulheres gostam de máscaras e esfoliantes caseiros faciais e corporais. Existem milhões de receitas na internet, mas você precisa saber quais produtos são seguros e quais ingredientes são realmente perigosos e podem causar inflamação e outros sintomas desagradáveis e danos ao rosto. Decidimos descobrir quais remédios caseiros fazem mais mal do que bem e quais produtos os dermatologistas advertem contra o uso.
8. Bicarbonato de sódio causa excesso de esfoliação
Sim, os grânulos do bicarbonato de sódio se parecem com grânulos usados em esfoliantes faciais, mas, na verdade, esses elementos não são tão bons para nossa pele. Tente recordar as aulas de química do ensino médio: o nível de pH da pele normal varia entre 4,5 e 5,7. O nível de pH do bicarbonato de sódio é 9, o que é extremamente alto.
Aplicar bicarbonato de sódio por si só seria suficiente para secar a nossa pele. Se você usar bicarbonato de sódio regularmente, pode realmente causar perda de umidade mais grave.
7. Pasta de dentes queima a pele
Não aplique pasta de dente em espinhas e manchas vermelhas. Primeiro, provavelmente não ajudará. Segundo, o creme dental contém ingredientes como hortelã-pimenta, peróxido, sabores artificiais e álcool, que causam queimaduras na pele . É melhor usar o peróxido de benzoíla.
6. A água morna causa a propagação da acne
A água quente resseca a pele e danifica sua barreira protetora natural (você provavelmente já notou manchas vermelhas em sua pele após tomar um banho quente ou tomar banho).
A água quente também é realmente prejudicial para pessoas que sofrem de eczema, psoríase ou ceratose. Além disso, leva à disseminação da acne em pessoas com problemas de pele.
5. Açúcar e sal irritam e danificam a pele
Quando se trata do corpo (não rosto!), esfregar sal e açúcar esfolia a pele muito bem. Misture um pouco de óleo de coco com açúcar mascavo e você terá o esfoliante corporal perfeito. Mas tenha em mente que é muito forte para o seu rosto!
Grânulos de açúcar e sal podem danificar nossa pele lisa e levará algum tempo para se recuperar.
4. Creme para as mãos resseca a pele e causa alergias
Nossa pele da mão não é tão sensível como a nossa pele facial. As mãos experimentam o impacto de detergentes e produtos de limpeza quase todos os dias. Nossa pele facial é mais sensível e muitos fatores ambientais podem afetá-la.
O creme para as mãos, se aplicado no rosto, pode entupir os poros e causar inflamação. Além disso, esses produtos cosméticos podem causar reações alérgicas graves.
3. O álcool torna a nossa pele mais oleosa
Muitas pessoas que sofrem de espinhas pensam que o álcool pode ajudá-las a se livrar de seu problema. Mas devemos saber que, quando nossa pele perde sua camada protetora, que o álcool pode remover, ela começa a produzir mais oleosidade para se proteger. Além disso, o álcool destrói a camada que protege a pele de bactérias, sujeira e outros fatores.
2. Limão causa queimaduras
Geralmente, é recomendado usar limões para se livrar de manchas escuras, pigmentação, sardas e acne. O efeito do uso de limões é o oposto do efeito do uso de bicarbonato de sódio. O pH do suco de limão fica entre 2 e 3. Quando você aplica suco de limão ao rosto, ele irrita a pele no nível celular. Os óleos contidos nas frutas cítricas também são fototóxicos: eles podem causar queimaduras se você passar tempo ao sol logo após usar uma loção infundida com limão.
1. Canela provoca queimaduras e erupções na pele
Muitas blogueiras afirmam que a canela é um ótimo produto para usar contra espinhas, manchas escuras e pigmentação. Mas não é verdade. Parece que a canela causa queimaduras, erupção cutânea e resseca a pele. Os dermatologistas também nos advertem que quantidades excessivas de canela podem causar irreparáveis danos ao rosto.
Você usa algum desses produtos? Eles ajudam ou pioram as coisas?