É tão irritante quando alguém está mastigando alto perto de você, quando você bate o dedo mindinho em um canto, ou quando você está atrasado para o trabalho e não consegue encontrar suas chaves… Todos esses fenômenos podem ser cientificamente explicados. Se você descobrir por que essas coisas acontecem, poderá evitá-las no futuro. Descobrimos por que essas coisas irritantes acontecem e gostaríamos de contar como se proteger delas.
Por que o seu suor tem um cheiro tão ruim quando você está estressado?
Quando estamos estressados, nossas glândulas apócrinas começam a trabalhar mais rapidamente e a liberar o suor. Esse suor contém mais nutrientes, proteínas e lipídios do que o suor produzido pelas glândulas sudoríparas écrinas, que contêm apenas sal e água.
Esses nutrientes são uma refeição fantástica para as bactérias que vivem dentro e ao redor dos nossos poros. Quando as bactérias quebram esses produtos químicos, elas liberam um odor ruim. Como resultado, quando estamos nervosos, sentimos um cheiro pior porque este suor é mais “saboroso” para as bactérias.
Por que é mais difícil acordar se você adiar o alarme por 5 minutos?
O problema é que, quando uma pessoa adormece novamente, um novo ciclo de sono começa. Leva cerca de 100 minutos para completar o ciclo e, se durar menos de 100 minutos, a fase não será concluída. Portanto, a melhor maneira de começar o dia é acordar no primeiro alarme.
Por que as pessoas que mastigam em voz alta nos deixam loucos?
Esta síndrome tem um termo científico – misofonia. É uma reação agressiva a barulhos comuns como: mastigar, um leve estalar dos lábios ao falar, uma pessoa assobiando e assim por diante. Cerca de 20% de todas as pessoas do mundo sofrem de misofonia. O cérebro reage dessa maneira já que várias partes dele, não apenas uma parte, recebem sinais de acionamento.
A misofonia é incurável, por isso é recomendado evitar os ruídos que o deixam louco.
Por que nossa voz soa tão diferente e estranha quando é gravada?
Quando ouvimos a nossa voz enquanto falamos, ouvimos uma mistura de sons do ambiente circundante através do canal auditivo externo, do tímpano e do ouvido médio até a cóclea. Quando ouvimos uma gravação, ouvimos apenas aqueles sons transmitidos pelo ar. A outra parte dos sons simplesmente desaparece. Então nossa voz soa muito estranha e alienígena para nós.
Por que ficamos com olhos vermelhos nas fotos?
Às vezes nossas pupilas não conseguem se contrair quando alguém tira uma foto nossa. Um olho vermelho é essencialmente luz refletindo os vasos sanguíneos da retina.
A propósito, os olhos dos animais podem ser cinzas, vermelhos, verdes e assim por diante. Seus olhos têm uma camada refletora que melhora a visão noturna, então a cor pode parecer absolutamente diferente.
Para evitar esse efeito, tente tirar fotos quando houver luz suficiente.
Há uma razão pela qual você não consegue encontrar suas chaves
Se você geralmente não consegue encontrar suas chaves, você não está envolvendo sua memória em funcionamento quando chega em casa e joga suas chaves em algum lugar. É por isso que você não consegue lembrar onde você as colocou e transforma sua casa numa bagunça tentando encontrá-las.
Há apenas uma maneira de lidar com esse problema: organize um local para esses itens minúsculos para que você sempre saiba onde eles estão.
Por que os cadarços se desamarram? Especialmente quando se trata de crianças
Cadarços para crianças desamarram porque sua passada difere da passada dos adultos: eles batem os pés. Quando um pé atinge o solo, o calcanhar sobe e desata o nó. Uma passada de batida desamarra nossos cadarços mais rápido que uma passada normal.
Por que bater o dedo mindinho dói tanto?
Dedos do pé contêm um monte de receptores nervosos e não muito tecido para proteger esses receptores. Como resultado, atingimos nossos ossos, vasos sanguíneos e nervos. É por isso que é tão doloroso quando batemos os dedos mindinhos.
Alguma dessas coisas irritantes te incomoda? Você vai tentar evitá-las?
Ilustrado por Daniil Shubin