Você Sabia?

8 coisas para ajudar seu filho a parar de molhar a cama

Apesar de você poder ter treinado seu filho sobre como fazer as necessidades fisiológicas desde muito jovem, a enurese na cama ainda pode ser uma ocorrência muito comum entre as idades de 4 e 7 anos. Aproximadamente 15% das crianças nessa idade molham a cama pelo menos duas vezes por semana. Portanto, se ainda acontecer com o seu filho, lembre-se de que é completamente normal e há algumas coisas que você pode fazer para tentar evitá-lo no futuro. Temos uma lista de coisas úteis para fazer nesta situação para ajudar seu filho a parar de molhar a cama.

1. Diminua a quantidade de líquido antes de dormir

Para evitar que a bexiga de uma criança fique excessivamente cheia durante a noite, é importante controlar a quantidade de líquido que elas bebem no final da tarde e logo antes de dormir. Deixe-as tomar líquidos suficientes pela manhã e durante a hora do almoço e diminua lentamente a quantidade à medida que o dia avança. Além disso, é vital que uma criança vá ao banheiro todas as noites antes de dormir. Faça disso parte de sua rotina noturna.

2. Estabeleça uma parada no banheiro no meio da noite

As crianças têm sono naturalmente pesado, então às vezes é difícil para elas acordarem quando a bexiga está cheia . A ideia é acordá-las no meio da noite e interromper o sono de propósito para uma parada no banheiro para esvaziar a bexiga. Isso as ajudará a ficarem mais alertas e acordar naturalmente no meio da noite para ir ao banheiro sozinhas.

Você pode monitorar o número de vezes que seu filho vai ao banheiro durante o dia e com que frequência e acordá-lo de acordo. Por exemplo, se o seu filho for ao banheiro 7 vezes ao dia, a cada 3 horas, acorde-o a cada 3 horas. Depois disso, você pode mudar gradualmente a cada 4 horas e, eventualmente, a uma vez por noite. Quando ele passar uma semana sem molhar a cama, pare. Ele estará treinado para acordar por conta própria para ir ao banheiro.

3. Duplique o magnésio

https://www.instagram.com/p/BnsyyIjhZbl/?utm_source=ig_embed

De acordo com a pesquisa feita pelo Centro Nacional de Clínicas, as crianças podem sofrer de enurese noturna (xixi na cama) porque não têm magnésio em sua dieta. A falta de magnésio deixa o sistema nervoso menos responsivo, de modo que a criança não sabe quando precisa usar o banheiro.

Não há necessidade de dar suplementos ao seu filho, basta incorporar o magnésio em sua dieta. Alimentos ricos em magnésio são sementes de gergelim, abacate, banana, salmão, legumes e tofu. Veja aqui a lista completa de alimentos ricos em magnésio.

4. Mantenha um diário

Assim como qualquer médico recomendaria em qualquer situação recorrente que estivesse ocorrendo, é importante manter um diário e acompanhar tudo o que aconteceu durante o dia. Isso ajudará você a monitorar os hábitos, as atividades, a ingestão de alimentos e líquidos e a saúde emocional e mental de seus filhos.

Isso também irá ajudar a entender o que pode estar provocando molhar a cama. Talvez certos alimentos possam causar irritação ou bebidas diferentes possam desencadear uma resposta do sistema nervoso. É importante escrever tudo todos os dias para ajudar a entender a causa subjacente do xixi na cama.

5. Fale com seu filho

Converse com seu filho sobre como ele se sente emocionalmente, não tem que ser sobre a enurese na cama, mas o estado emocional em geral. Se eles passaram por uma mudança em sua vida, como a escola ou qualquer outra situação emocional que possa ter causado algum estresse ou ansiedade, essa pode ser a causa do xixi na cama. Ele irá embora quando se acostumar com a situação. Enquanto isso, faça-o se sentir amparado, e não envergonhado. Deixe ele saber que você está lá para o que precisar.

Às vezes, um  alarme de enurese na cama pode ser a solução para essa situação. Existe um tipo específico de alarme que é preso à roupa de baixo e, uma vez detectada umidade, começa a apitar. Há uma chance de que o alarme não acorde seu filho, mas certamente acordará você.

Depois de ouvir o alarme , acorde seu filho e leve-o ao banheiro. Isso vai treinar seu filho a se levantar e ir ao banheiro por conta própria.

7. Dê recompensas

É importante usar o reforço positivo e recompensar seu filho por atividades que ele possa controlar. Eles não podem controlar a enurese na cama. Então, se você os recompensar por noites que eles ficam secos, isso pode ter um impacto negativo e fazê-los sentir que falharam. Dê-lhes recompensas relacionadas a coisas que os ajudem a evitar a enurese, como, por exemplo:

  • Beber água pela manhã, mas evitar muitos líquidos à noite.
  • Comer suas refeições que são ricas em magnésio.
  • Ir ao banheiro logo antes de dormir.

8. Motive-os dando responsabilidade

É importante motivar seu filho a ser responsável e independente até certo ponto. Se eles molharem a cama uma noite, em vez de deixá-los se sentindo culpados e envergonhados enquanto você faz a limpeza, mostre bem e com muita calma como trocar seus lençóis e peça que eles ajudem.

Peça para levarem suas roupas que estavam vestindo para a lavanderia e peça para ajudarem a lavar a roupa. Isso fará eles apreciarem mais o que você faz e com que sejam mais responsáveis ​​quando se trata de ficar seco.

Saiba quando consultar um médico

Como mencionado no início, o xixi na cama é completamente normal, mas em alguns casos você precisa consultar um médico quando as coisas não parecem estar melhorando ao longo do tempo.

Consulte um médico se:

  • Seu filho tem acidentes constantes, tanto de dia quanto de noite, e ele tem mais de 5 anos.
  • Ele está molhando a cama constantemente à noite e tem mais de 7 anos de idade.
  • Seu filho passou meses sem molhar a cama e de repente começou a molhar a cama, e ele tem mais de 5 anos.

Qual é a sua experiência com a enurese do seu filho? Você já tentou algum desses métodos? Por favor, conte-nos nos comentários abaixo.

Ilustração de Daniil Shubin

Continuar lendo

Posts relacionados