Então você está atrasado para o trabalho e consegue tomar um pequeno cappuccino antes da sua primeira reunião matinal. Chegando à hora do almoço, seu estômago está roncando e você percebe que você pulou o café da manhã. Beber café tem muitos benefícios para a saúde, mas pode suprimir o apetite e algumas pessoas o usam como substituto das refeições. Fizemos algumas pesquisas sobre como tornar sua xícara de café mais saudável sem perder seu apetite e estragar seu metabolismo.
1. Evite adoçantes artificiais e açúcar refinado
Isso pode parecer um pouco óbvio, mas o café é saudável por si só. Na verdade você o transforma em algo prejudicial para o seu corpo enchendo-o com açúcar. Muitas versões populares de café são cheias de adoçantes artificiais ou açúcar refinado. Por exemplo, um Macchiato de Caramelo gelado médio tem 34 gramas de açúcar e um Mocha de Chocolate Branco tem 49 gramas de açúcar.
Devido à alta quantidade de frutose no açúcar, ele pode causar todos os tipos de doenças graves, como obesidade e diabetes. Se você não pode tolerar o sabor do café sem açúcar, você pode usar um adoçante natural como a estévia.
2. Preferir qualidade em vez de quantidade
A qualidade do café pode variar e depende do processamento e de como os grãos de café são cultivados e torrados. Em muitos casos, devido à necessidade de produção em massa de café e também devido ao fato de que um cafeeiro leva até 5 anos para crescer e produzir 4,5 kg de café, alguns agricultores pulverizam seus cafeeiros com pesticidas sintéticos e outros produtos químicos que nunca foram destinados ao consumo humano.
Esses produtos químicos aceleram o período de crescimento de cada árvore e há muita controvérsia sobre os efeitos a longo prazo sobre a saúde que eles têm nos seres humanos. Se você está preocupado com o conteúdo de pesticidas em seu café, considere a compra de grãos de café orgânicos de uma marca de qualidade.
3. Acrescente um pouco de canela ao seu café
Canela é um tempero muito saboroso para adicionar ao seu café e dar-lhe um sabor mais interessante. Estudos mostram que a canela pode diminuir os níveis de glicose e colesterol no sangue. É cheia de antioxidantes que protegem o corpo humano do dano oxidativo causado pelos radicais livres.
Além disso, a canela pode combater os principais fatores de risco de doenças cardíacas, incluindo colesterol, triglicerídeos e pressão arterial. Então, se você precisar de um pouco de tempero em seu café, uma pitada de canela é uma boa opção.
4. Adicione um pouco de cacau ao seu café
O cacau, como a canela, também é rico em antioxidantes e proporciona muitos benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas. Além disso, ajuda na perda de peso, melhorando a biogênese mitocondrial e também oferece proteção aos neurônios.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, o cacau melhora a cognição e o humor. Tente adicionar uma pitada de cacau em pó ao seu café para um sabor extra.
5. Evite beber muito café
Como mencionado anteriormente, beber café é muito saudável para nossos corpos, mas uma quantidade excessiva pode causar uma série de problemas de saúde.
Cafeína em demasia pode resultar em ansiedade ou nervosismo. Pode afetar nossos padrões de sono, perturbar a qualidade de nosso sono e evoluir para um vício em que desenvolvemos uma tolerância à cafeína – então, em vez de uma xícara de café, podemos precisar de três para nos acordar.
Beber café tem tudo a ver com equilibrar os benefícios e os riscos, devemos sempre ouvir nosso corpo porque ele sabe o que é melhor.
6. Não consuma cafeína depois das 14h
A cafeína é o que torna o café tão popular. É um estimulante e dá energia para ficar acordado e ser produtivo. Beber café no final do dia pode interferir no seu sono, não importa o quão tolerante você seja, e sono insuficiente causa outros problemas de saúde.
Por essa razão, se você tiver que tomar café no final do dia, é melhor escolher descafeinado ou uma xícara de chá preto, que tem muito menos cafeína, mas ainda assim lhe dá um impulso energético.
7. Evite cremes artificiais
O creme é o ingrediente mais comum no café. Os conhecidos cremes artificiais de baixo teor de gordura costumam ser altamente processados e podem conter ingredientes questionáveis. Alimentos integrais e naturais são a melhor opção para acompanhar o seu café por várias razões.
Creme integral pode reduzir o inchaço da barriga e contém menos lactose, o que o torna mais fácil de digerir para os indivíduos intolerantes à lactose em comparação aos cremes alternativos. Então, considere adicionar um pouco de creme integral ao seu café, de preferência de vacas alimentadas naturalmente.
8. Prepare seu café usando filtro de papel
O café contém cafestol – uma molécula diterpenoide que aumenta os níveis de colesterol em humanos. Usar um filtro de papel para preparar o café diminui a quantidade de cafestol, deixando a cafeína e todos os antioxidantes dos grãos de café passarem.
Como você toma o seu café? Adoraríamos ouvir suas receitas favoritas de café. Conte seus pensamentos sobre este artigo e também compartilhe algumas de suas experiências e dicas sobre a arte de beber café.