Problemas de saúde podem ser facilmente identificados pela nossa aparência, e nossa pele é um dos principais indicadores. É por isso que é tão importante estar ciente dos sinais que a nossa pele pode nos dar.
Juntamos os problemas de pele mais comuns que podem aparecer se houver algo errado no seu corpo.
8. Manchas escuras
Manchas escuras que de repente surgiram em sua pele podem ser um sintoma de insuficiência adrenal ou doença de Addison.
Pessoas com esta doença podem sentir dor nos músculos e articulações e perder o apetite. Eles têm baixa pressão arterial e baixo nível de açúcar no sangue. Todos esses sintomas podem ser extremamente perigosos. Se você tiver algum, faça uma consulta com um médico imediatamente.
7. Manchas brancas
A doença em que a pele perde a pigmentação é chamada de vitiligo. Desenvolve-se quando as células chamadas melanócitos são mortas pelo sistema imunitário do corpo, fazendo com que a área da pele fique branca porque as células já não produzem pigmento. Vitiligo pode ser a consequência da insuficiência adrenal. É melhor marcar uma consulta com um endocrinologista ou dermatologista.
6. Erupções cutâneas
Quaisquer erupções repentinas na sua pele mostram que há algo errado com seu corpo. Pode ser uma alergia a alimentos, produtos químicos domésticos, medicamentos ou até mesmo uma doença contagiosa, como varíola. Em qualquer caso, é melhor recorrer ao médico porque as reações alérgicas podem levar a consequências muito graves, como a síndrome de Stevens-Johnson ou a síndrome de Lyell. A varíola, por outro lado, pode causar complicações, especialmente com adultos.
5. Inchaços
Se você tem edemas (inchaços) todos os dias, vale a pena ver um endocrinologista porque pode ser um sinal de hipotireoidismo.
Esta condição pode ocorrer quando a glândula tireoide não consegue produzir quantidades suficientes de hormônios. Os seguintes sintomas podem acompanhar esta doença: edema seco da pele, face e membro, perda de cabelo, unhas frágeis e ganho de peso. Se você os tiver, visite um médico imediatamente.
4. Verrugas
Há muitas razões pelas quais as verrugas podem aparecer na pele. Uma básica é o contágio. O contágio pode ocorrer por contato direto com pessoas e objetos infectados, por autoinoculação através de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, nas relações sexuais e por via materno-fetal no momento do parto.
Na maioria dos casos, verrugas são inofensivas. Mas é recomendado visitar um médico ou dermatologista.
3. Acne
Existem muitas razões para a acne: muito óleo de pele que obstrui poros faciais, desequilíbrio hormonal ou problemas de digestão. A acne é sempre uma consequência. Claro, é necessário fornecer cuidados de pele faciais adequados. No entanto, para se livrar dela, você deve encontrar o motivo primeiro. E isso só pode ser feito por um especialista.
2. Descamação
As razões para a descamação pode ser uma deficiência de vitamina, desequilíbrio hormonal, reação alérgica, dermatite seborreica, psoríase, e algumas outras doenças. Quando a descamação é intensa e acompanhada de outros sintomas, pode ser um sinal de uma doença grave. Mas mesmo que não seja, vale a pena ver um médico.
1. Suor excessivo
Se você está dentro de um espaço bem ventilado com temperatura ideal e você não está nervoso, então você não deve estar suando como se estivesse executando uma corrida de cross country.
A razão da transpiração excessiva pode ser um bócio difuso tóxico ou doença de Graves, uma doença auto-imune que afeta a tireoide. Como consequência, a pele fica mais fina e coça constantemente. Se algo parecido acontecer com você, consulte um médico o mais rápido possível.