Você Sabia?

8 erros comuns que fazemos ao cuidar dos nossos dentes

Todos nós escovamos os dentes pelo menos uma ou duas vezes por dia. Na verdade, escovar os dentes apenas de manhã e à noite é longe de ser suficiente para um sorriso perfeito. Encontramos 8 grandes erros que cometemos ao escovar nossos dentes. Nós também incluímos soluções para manter o seu sorriso saudável e bonito durante muitos anos.

8. Usamos muita força durante a escovação

Quando usamos força demais sobre a escova de dente, as cerdas dobram-se e não removem os resíduos dos dentes adequadamente. Além disso, isso pode causar ferimentos nas gengivas.

7. Não prestamos atenção aos alimentos que comemos.

Todos sabemos que comer muita coisa doce pode causar cáries. No entanto, para manter nossos dentes saudáveis, precisamos comer alimentos que contenham cálcio, fósforo e flúor. Aqui estão algumas dicas para você:

  • Alimentos contendo cálcio:
    lacticínios
    casca de frutas e vegetais
    peixe
    feijões
  • Alimentos contendo fósforo:
    peixe
    cereais
    nozes
    lentilhas

Geralmente, recebemos a dose diária necessária de flúor com água. No entanto, se você mora em uma região onde a água tem uma baixa concentração de flúor, você deve comer mais alimentos que contenham flúor, como leite, etc.

6. Não usamos dispositivos adicionais de limpeza dentária.

Não importa o quão boas são as cerdas da escova de dente sejam, elas ainda não conseguem remover completamente os resíduos que ficam nos dentes. É por isso que é importante limpar os vãos entre os dentes com fio dental. Se os espaços entre os dentes forem bastante amplos, você pode usar uma escova interdental. Para aniquilar bactérias, enxágue a boca com bochechos.

Você também pode obter um irrigador oral. É como um banho para seus dentes e gengivas que você pode usar depois de cada sessão de escovação. Uma fina corrente de água e bicos intercambiáveis podem limpar a língua e as lacunas entre os dentes e massagear suas gengivas.

5. Não cuidamos das nossas gengivas

Se suas gengivas não têm uma circulação sanguínea suficiente, isso pode levar à periodontite. Com esta doença, sua gengiva sangra, fica inflamada e macia. E você pode eventualmente perder seus dentes.

Para tornar suas gengivas mais fortes, você precisa massageá-las com sua escova de dentes ou dedo com movimentos circulares. Coma alimentos sólidos e mastigue bem. Você também pode enxaguar a boca com casca de carvalho.

Se suas gengivas costumam sangrar, visite um dentista. Ele ou ela irá prescrever medicamentos específicos para fortalecer suas gengivas.

4. Não tiramos o tártaro do dente

“Antes” — “Depois”

O tártaro dental é o produto endurecido de minerais da saliva e alimentos que se acumulam na placa ao redor dos dentes. Tem uma cor castanho amarelada e não pode ser removido com uma escova de dentes. A placa dentária e o tártaro causam doença periodontal, incluindo a inflamação do osso ao redor dos dentes. O tártaro pode se tornar tão duro como pedra, tornando-se removível apenas por um dentista ou higienista dental com ferramentas especiais.

Tenha um procedimento de limpeza higiênico pelo menos uma vez por ano. Seu dentista pode aconselhá-lo sobre a frequência adequada para a condição dos dentes.

3. Pensamos que somos muito velhos para aparelhos dentários

Muitas pessoas pensam que podem usar aparelhos ortodônticos apenas durante a adolescência. Quando elas são adultas, acham que é tarde demais para usar aparelhos dentários. Mas essa conclusão está errada. Até porque um sorriso bonito não é o principal motivo para ter o tratamento. Se você tem um problema de dentes tortos, isso pode levar a cárie dentária e até perda dos dentes.

Se você se sentir envergonhado de usar aparelhos ortodônticos comuns, você pode escolher os modelos invisíveis que são colocadas na parte de trás dos dentes. Não hesite em marcar uma consulta com um ortodontista.

2. Nós mastigamos apenas um lado da nossa boca.

A mastigação tem propriedades de auto-limpeza. Então, se você morder alimentos apenas em um lado da boca, pode levar à cárie dentária enfraquecimento do lado que você normalmente não usa.

Além disso, mastigar alimentos em apenas um lado da boca provoca músculos grossos e fortes nesse lado. Os músculos de cada lado do rosto vão se tornar assimétricos. Eventualmente, pode sentir dores e até mesmo ter problemas de audição.

Preste atenção ao comer e tente mastigar sua comida em ambos os lados da boca. Não se esqueça de comer alimentos sólidos, como frutas e vegetais. Isso deixará seus dentes mais fortes.

1. Não ensinamos aos nossos filhos a cuidar dos dentes adequadamente.

Alguns pais pensam que não há necessidade de cuidar adequadamente dos dentes de leite porque são temporários. Mas uma criança deve saber o que é certo e o que é errado porque os dentes vão mudar, mas o hábito permanecerá. O processo de escovar os dentes deve durar pelo menos 3 minutos e a escova deve ser movida para cima e para baixo.

O esmalte dos dentes permanentes das crianças não é tão forte quanto o dos dentes dos adultos. E os sulcos (fissuras) em seus dentes são mais profundos, e é por isso que as partículas de alimentos não são tão fáceis de escovar. Ensine seu filho a escovar os dentes com cuidado.

Bônus: como usar uma escova de dentes velha

Os dentistas recomendam mudar de escova de dente a cada 3-4 meses. Mas as escovas de dente antigas podem ter uma vida após a morte muito mais interessante do que a lixeira.

Aqui estão algumas ideias para o que você pode fazer com sua velha escova de dentes:

  • limpar suas unhas
  • escovar e pintar suas sobrancelhas
  • limpar milho ou batatas
  • limpar sapatos, teclados, lacunas entre pias e azulejos de porcelana e outros lugares difíceis de alcançar

Para fazer uma ferramenta muito conveniente de uma escova de dentes, você pode aquecer o punho com fogo de um isqueiro e dobrá-la no ângulo necessário. Você pode encontrar outras formas de usar uma escova de dentes velha neste vídeo.

Continuar lendo

Posts relacionados