Normalmente, apenas uma mão é dominante e a usamos na maioria das vezes. Mas tente mudar isso às vezes! Usar a mão oposta fortalecerá as conexões neurais no cérebro.
Você pode fazer isso escovando os dentes, lavando a louça, escrevendo, limpando ou servindo bebidas. A primeira vez que você fizer isso, pode ser muito difícil, mas aos poucos você vai se acostumar, e você terá dado ao seu cérebro um bom exercício.
Ler em voz alta pode aumentar sua memória! Falar e ouvir falar ajuda o cérebro a armazenar as informações.
Você pode praticar este exercício com seu amigo ou filho. Se você não puder fazer isso, é bom mudar para audiolivros. Esse tipo de leitura envolve a imaginação de uma maneira diferente e outras regiões do cérebro começam a funcionar.
Envolver as áreas concentradas das células nervosas na ponta dos dedos pode estimular o cérebro. A atividade na ponta dos dedos, como o uso de pauzinhos, ajuda seu cérebro, aumentando sua circulação. Além disso, comer atentamente pode ajudar sua digestão e ajudá-lo a controlar suas calorias.
Muitos de nós acordamos de manhã e tomamos café fresco. Você pode apenas mudar sua rotina matinal habitual e acordar com algo diferente! Pode ser o cheiro de baunilha ou rosas. Mantenha um extrato do seu aroma favorito por uma semana e abra-o quando acordar de manhã.
Este exercício é muito fácil e está descrito no livro Mantenha seu cérebro vivo: exercícios neuróbicos para ajudar a prevenir a perda de memória e aumentar a capacidade Mental, de Larry Katz e Manning Rubin. Ao cheirar um novo odor pela manhã, você pode ativar novas vias neurais.
Larry Katz e Manning Rubin também aconselharam usar tampões de ouvido. Por exemplo, você pode fazer isso quando você se juntar à família no café da manhã. Experimente o mundo sem som! Mas não se esqueça de avisar seus entes queridos que hoje você está tentando uma nova técnica.
Nossa rotina matinal pode nos fazer ouvir pela metade, já que nosso cérebro tem uma boa ideia do que esperar. Bloqueie sua rota sensorial principal usando protetores de ouvido e use outras maneiras de realizar tarefas simples, como comer ou beber café.
Os psicólogos dos EUA dizem que apertar a mão direita por 90 segundos ajuda na formação da memória. O mesmo movimento à esquerda pode melhorar o retorno da memória.
Esta conclusão foi feita após um experimento com 50 adultos que se saíram melhor lembrando palavras de uma longa lista enquanto cerravam o punho.
Eleve a frequência cardíaca três vezes por semana durante 20 minutos. Você pode fazer isso apenas andando e verificando sua frequência cardíaca com o um relógio especial.
Seu cérebro estará imerso em oxigênio e ajudará você a cultivar novas células. É por isso que os exercícios aeróbicos são tão importantes para a saúde física e mental.
Dirigir em silêncio pode ser muito relaxante, mas se o tempo lá fora estiver bom, abra sua janela! Cheire a chuva fresca, ouça os pássaros cantando.
Seu cérebro começará imediatamente a fazer associações entre as visões, sons e odores que você percebe.
Qual exercício você vai praticar? Você tem suas próprias dicas eficazes sobre como fortalecer sua memória? Por favor, compartilhe seus comentários conosco abaixo!