Você Sabia?

8 falhas de filmes históricos que mostram um passado errado

O gênero dos filmes históricos pressupõe um mergulho extremo em outra época. É por isso que ver datas e imprecisões de figurino, assim como erros factuais, faz com que o espectador fique insatisfeito. Algumas dessas imprecisões podem ser notadas apenas por ávidos aficionados da história, enquanto outras podem até ser notadas por amadores. Compilamos uma lista de filmes históricos que agradam o nosso viciado em história interior, mas que também são enervantes porque contêm erros bem grandes.

1. Pearl Harbor

Era inadequado não usar meias fora de casa no meio do século passado e quase não havia mulher que ousasse fazê-lo. Mesmo durante os anos de guerra, quando esse item obrigatório do guarda-roupa de uma mulher tornou-se escasso, elas ainda eram capazes de obtê-lo. Mas as personagens deste filme estão exibindo alegremente suas pernas nuas.

2. Elizabeth: A Idade de Ouro

36 anos / 52 anos

Os eventos do filme aconteceram em 1585, quando Elizabeth tinha mais de 50 anos. Mas no filme, vemos uma Cate Blanchett de 36 anos sem maquiagem especial para fazê-la parecer mais velha. Mas este é um pequeno detalhe se compararmos com o fato de que neste filme a Rainha está considerando Ivan, o Terrível, um czar russo, como um dos candidatos a ser seu marido. Mas, na realidade, naquela época, o czar já havia falecido.

3. Alexandre

Um cavalo lendário, Bucéfalo ficou ao longo da história junto do seu dono – o conquistador Alexandre, o Grande, e é por isso que não é surpresa que tenha sido tanta atenção a ele no filme. Mas acabou havendo um erro – um cavalo Frísio espetacular foi escolhido para o papel, mas essa raça não existia antes do século 16, o que é quase mil anos depois dos eventos descritos neste filme.

4. E o Vento Levou…

Embora este filme seja considerado um clássico da cinematografia, ainda não é perfeito do ponto de vista da correspondência à época. Por exemplo, as ruas de Atlanta são iluminadas por lâmpadas elétricas, mas a Guerra Civil Americana ocorreu de 1861 a 1865, enquanto Thomas Edison não inventou a lâmpada incandescente até 1879.

5. Titanic

Durante sua primeira conversa com Rose, Jack menciona que uma vez ele foi pescar no Lago Wissota em sua cidade natal de Chippewa Falls, Wisconsin. Mas esse lago não foi criado até 1917 – 6 anos após o naufrágio do Titanic.

6. Coração Valente

TARDE DEMAIS / CEDO DEMAIS

Este filme está cheio de erros históricos – como datas e eventos imprecisos. A pintura da face azul foi realmente usada por antigos guerreiros celtas, não guerreiros escoceses do século XIII. Além disso, a história de amor entre o personagem principal William Wallace e a rainha Isabella não poderia ter acontecido na realidade.

No momento da pena de morte de Wallace (no ano de 1305), a rainha tinha apenas 10 anos e deu à luz seu primeiro filho, o futuro rei Edward III, em 1312 – 7 anos após a morte do personagem de Mel Gibson. Mas o pior nesse filme é o kilt, que não entrou em uso até 200 anos depois.

7. Troia

Este filme é outro líder em imprecisões históricas. Aqui estão apenas algumas delas :

  • o cerco em Troia durou 10 anos em vez das várias semanas que foram mostradas no filme;
  • nem Agamenon nem Menelau morreram em Troia: o primeiro foi morto por sua esposa depois que ele voltou para casa, o segundo herói morreu naturalmente de velhice – muitos anos após o cerco;
  • No filme, os aqueus chegaram a Troia em navios Trirreme, que as pessoas não começaram a usar até 600 anos depois. Os capacetes e escudos dos guerreiros também pertencem a outra época;
  • os olhos das pessoas mortas estão cobertos de moedas no filme, e as moedas não existiam naqueles tempos;

Talvez, o erro mais embaraçoso em Troia seja o guarda-chuva de Paris e Helena com fios de metal, bem como o aparecimento de lhamas sul-americanas.

8. Gladiador

Este filme é o líder em termos de número de erros em filmes históricos. Por exemplo:

  • Commodus não matou seu pai – Marco Aurélio; ele também não morreu na arena, mas foi morto por um assassino;
  • o herói que Russell Crowe interpretou tem o título de General, mas esse título não existia na legião romana. Ele apareceu pela primeira vez na França, no século 16;
  • no filme, os pastores alemães são usados ​​na guerra com os alemães, mas hoje esta raça tem menos de 150 anos;
  • os arqueiros recebem o comando ‘Fogo’, que surgiu com a invenção de armas de fogo, e a Europa não começou a usá-las até a Idade Média;
  • o sinal da espada MARCUS AURELIUS FECIT devia ser MARCVS AVRELIVS FECIT, porque a letra U não apareceu no latim até a Idade Média.

Todas essas imprecisões típicas de filmes históricos podem ser explicadas pelo fato de que os autores sacrificaram a veracidade histórica para cenas espetaculares e um enredo eficiente. Mas o que devemos fazer com um avião a jato, botas, cilindros de gás em uma carruagem e vestígios de tratores nos campos que apareceram em alguns dos quadros?

Quais outros erros você já viu nos filmes históricos? Por favor, conte-nos sobre nos comentários!

Continuar lendo

Posts relacionados