Você Sabia?

8 fatos curiosos sobre a psiquê humana que não estão nos guias

A mente de uma pessoa é tão cheia de surpresas quanto as profundezas do oceano. Os cientistas estão constantemente estudando o cérebro e aprendendo mais sobre novos padrões de comportamento. E o número de surpresas está crescendo! Por exemplo, você sabia que quanto mais inteligente uma pessoa é, menos amigos ela tem? Bem, nós não sabíamos. Então agora você pode facilmente detectar um gênio entre seus amigos. Amamos a psicologia e hoje queremos compartilhar os fatos curiosos mais fascinantes sobre essa ciência com você. E tudo isso para fazer você se sentir melhor e ajudá-lo(a) a superar os obstáculos da vida mais facilmente.

8. Pessoas com um QI muito alto não têm muitos amigos

QI – 100 / QI – 140

Há muito tempo, quando nossos ancestrais distantes estavam envolvidos em caça e coleta, a amizade era essencial para a sobrevivência da tribo, pois era mais fácil caçar um mamute juntos. As pessoas ainda fazem amigos, mas não por causa de seus benefícios.

No entanto, um estudo recente mostrou que pessoas com alto QI não precisam de muitos amigos. Isso acontece porque o cérebro delas está preocupado em resolver problemas realmente sérios e elas percebem a comunicação como uma perda de tempo. Mas isso não é motivo para estar satisfeito com esta situação. O estudo provou que a amizade influencia positivamente não apenas o estado psicológico, mas também a condição de saúde. É por isso que às vezes é melhor se afastar dos livros e conversar com pessoas interessantes.

7. Não se gabe de seus planos, caso contrário, nada acontecerá

Fala / Fica em silêncio

Se você decidir começar algo novo (como não comer depois das 18h, correr de manhã ou aprender uma língua estrangeira), nunca conte a ninguém sobre seus planos. Do contrário, nada vai acontecer. Quando você fala sobre seus planos, seu cérebro percebe que essa tarefa está “acabada” e é muito difícil convencê-lo do contrário. Pode parecer uma superstição, mas os psicólogos provaram que essa correlação é verdadeira com a ajuda de pesquisas e investigações sérias.

6. Conhecer uma língua estrangeira ajuda você a tomar decisões

Na lígua nativa / Numa língua estrangeira

Para tomar decisões melhores, você não precisa ter sangue frio: basta  pensar em uma língua estrangeira. Os cientistas acreditam que as pessoas costumam agir emocionalmente quando tomam decisões cruciais. No entanto, se você analisar a situação em uma língua estrangeira, a parte racional do seu cérebro será envolvida, para que sua abordagem seja mais equilibrada e não inclua riscos excessivos.

5. Os jovens sofrem de depressão com mais frequência

20 anos de idade / 70 anos de idade

Uma pesquisa mostra que as pessoas mais infelizes do mundo são aquelas com menos de 30 anos. Homens e mulheres de 18 a 30 anos são mais propensos à ansiedade e ao estresse. E quem disse que a juventude é o momento mais despreocupado da vida? Millennials certamente não pensam assim.

4. O cansaço pode aumentar sua criatividade

Se você quiser ter uma ideia criativa, é melhor ficar cansado. Os pensamentos criativos muitas vezes chegam a pessoas exaustas porque seus cérebros trabalham com menos eficiência: não rejeita ideias que podem parecer loucas à primeira vista e a que você geralmente diria “não”.

Uma ideia maluca pode se tornar o começo de um grande projeto. É por isso que boas ideias geralmente chegam às nossas cabeças no chuveiro depois de um longo dia de trabalho. Se você é uma pessoa matinal, seu processo criativo pode começar à noite e, se você tiver um sono tardio, a inspiração pode chegar até você pela manhã.

3. 80% de todas as conversas são fofocas

80% – fofoca / 20% – informação relevante

A maior parte de qualquer conversa é fofoca, e esse fator não depende do gênero: os homens tendem a fofocar tanto quanto as mulheres. Os cientistas criaram estatísticas chocantes: 80% das nossas conversas são apenas fofocas e uma troca de informações sobre amigos e colegas. No entanto, fofocar não é tão ruim assim: é uma forma importante de comunicação. Ajuda as pessoas a manterem conexões sociais. Aliás, os chimpanzés também adoram fofocar sobre seus parentes.

2. 20 segundos são suficientes para estabelecer confiança

Para estabelecer confiança, você deve abraçar uma pessoa por aproximadamente 20 segundos. Claro, só depois de obter o consentimento. Isso acontece por causa da oxitocina, um hormônio que é liberado quando nos sentimos seguros (inclusive quando estamos com nossos entes queridos) que nos acalma e nos relaxa. Portanto, há mais um motivo para abraçar durante as longas noites de inverno!

1. 80% dos seus pensamentos são negativos

Todos os dias, entre 12 mil e 60 mil pensamentos entram em nossas mentes. Nossos cérebros são mais poderosos que qualquer computador. Mas dê uma olhada no que gastamos nossos pensamentos: 80% dos nossos pensamentos são negativos. E a maioria desses pensamentos negativos se repetem todos os dias. Então, todos os pensamentos tolos que surgem em sua cabeça todos os dias são absolutamente normais: isso acontece com todo mundo.

Qual desses fatos curiosos te surpreendeu mais? Compartilhe seus pensamentos conosco nos comentários!

Continuar lendo

Posts relacionados