Os suecos nunca deixarão de nos surpreender com o seu estilo de vida: comem pizza com bananas, vivem de acordo com a Lei de Jante e reconstroem o mesmo hotel todos os anos. Antes de ler este artigo e aprender muito mais sobre este país interessante, tire um minuto e toque um dos sucessos da famosa banda pop sueca ABBA. Spoiler: no final do artigo, você aprenderá por que esses músicos lendários costumavam usar roupas malucas durante seus shows. Ficamos felizes em compartilhar as coisas mais impressionantes que descobrimos sobre diferentes países. Hoje nós convidamos você a explorar as peculiaridades da Suécia conosco.
8. Um país marcado como “Eco”
https://www.instagram.com/p/BZcA-nRlIRY/?utm_source=ig_embed
Se você quer saber como é levar um estilo de vida ecológico, precisa reservar uma viagem para a Suécia o mais rápido possível. Este é o primeiro país que começou a usar biocombustível em vez de gasolina. O sistema sueco de produção e reciclagem de lixo zero foi um excelente exemplo para o resto do mundo.
7. Um hotel que é reconstruído todos os anos
O primeiro hotel de gelo do mundo está localizado na Suécia e é reconstruído anualmente de dezembro a abril. As grossas paredes, os móveis, o bar e até os copos são feitos de gelo. Os quartos do “Ice Hotel” nunca são os mesmos, já que diferentes artistas e arquitetos de todo o mundo são convidados a trabalhar no design do hotel todos os anos.
6. Samboende, särbo, iblandbo
Na Suécia, existem vários tipos de relações familiares, uma vez que alguns casais não têm pressa para juntar os trapos. Eles podem viver juntos por mais de 10 anos, ter filhos e ainda não serem casados. No entanto, eles podem optar por ser:
5. Fika
Fika é um coffee break durante o dia. É uma parte extremamente importante do estilo de vida sueco. Nunca, nunca diga a um sueco que beber muito café é ruim: eles não acreditarão em você de qualquer maneira. Na segunda metade do século XVIII, o rei Gustavo III da Suécia realizou um “experimento do café” para provar os efeitos negativos do café sobre a saúde.
Irmãos gêmeos que foram sentenciados à morte estavam envolvidos no experimento. No entanto, o rei se ofereceu para converter suas sentenças em prisão perpétua se um dos gêmeos concordasse em beber 3 garrafas de café, e o outro – a mesma quantidade de chá, todos os dias pelo resto de suas vidas.
Dois médicos foram nomeados para monitorar e relatar as descobertas do experimento ao rei. Ambos os médicos morreram antes da conclusão do experimento. Gustav III também morreu antes de ver os resultados finais. Dos gêmeos, o bebedor de chá foi o primeiro a morrer, aos 83 anos, a data em que o bebedor de café morreu ainda é desconhecida.
4. O amor por uma pizza incomum
Existem muitos restaurantes italianos na Suécia. No entanto, o menu é um pouco diferente de um comum. Por exemplo, o prato mais popular na Suécia é a pizza de kebab, que é coberta com carne no espeto e um molho especial. Você também pode experimentar pizza com bananas em pizzarias na Suécia.
3. Espaço pessoal
Os suecos estão muito atentos ao espaço pessoal dos outros e nunca o incomodarão, a menos que seja urgente. Mesmo nos pontos de ônibus, as pessoas ficam a uma certa distância umas das outras.
2. Entretenimento nacional
Se você quiser verificar suas habilidades de tiro, você deve participar do jogo sueco de arremesso de arenque em um barril. O vencedor do jogo recebe um peixe empalhado.
1. Pagamentos sem dinheiro
https://www.instagram.com/p/BoL2nZVn-oC/?utm_source=ig_embed
Nos últimos anos, a quantidade de dinheiro em circulação diminuiu rapidamente na Suécia. Até mesmo os banheiros públicos aceitam pagamentos exclusivamente de cartões de crédito. A propósito, existem luzes LED instaladas nas maçanetas dos banheiros públicos. Vermelho indica que a cabine está ocupada, enquanto o verde mostra que está livre.
Bônus: a razão pela qual os membros do ABBA usavam roupas estranhas
Os músicos da famosa banda pop ABBA costumavam usar roupas extravagantes e coloridas para pagar menos impostos. De acordo com a lei sueca da época, as roupas eram dedutíveis apenas se pudessem ser comprovadas que não eram para uso diário.
O que mais te surpreendeu na Suécia?