O Papa, o Sumo pontífice, o Bispo de Roma. Como você o chamar, todos os títulos significam a mesma coisa: ele é o chefe da Igreja Católica. Faz sentido que ele incorporaria toda a boa vontade, compaixão e politicagem que acompanham esse título. O papado está vivo há séculos, então naturalmente tem uma história incrível repleta de realizações notáveis - e alguns problemas durante o crescimento. Você pode pensar que conhece a religião como a palma da sua mão, mas há definitivamente um ou dois fatos sobre o papa que você não conhecia!
1. Paulo VI foi o primeiro papa a voar
Em 1964, ele viajou para a Terra Santa. O passageiro mais frequente foi o ex-Papa João Paulo II, tendo viajado mais de 1,1 milhão de quilômetros e visitado quase dois terços do mundo.
2. São Pio foi o primeiro papa já fotografado
A imagem foi tirada por volta de 1850. Antes disso, a igreja desaprovava a fotografia, preferindo em seu lugar os retratos clássicos de antigamente. Não se pode discutir com isso, afinal, a tinta a óleo pode esconder uma infinidade de pecados.
3. Todos os papas costumavam viajar de trono
Antes de 1978, o bispo de Roma era carregado por meio de uma poltrona coberta de seda chamada “sedia gestatoria”. O trono ficava em cima de duas varas e era transportado nos ombros de doze lacaios. Os papas usaram esse meio de transporte por quase mil anos!
4. Um pássaro conseguiu um nomear um homem papa
Acredite ou não, um bispo foi nomeado papa quando uma pomba caiu sobre sua cabeça! Não havia um sistema oficial usado para eleger um novo papa na época. Portanto, quando uma pomba pousou no bispo Antero, ele foi nomeado com base na pura santidade.
5. Para ser papa, você deve ser homem e católico
Existem apenas dois pré-requisitos para ser eleito papa na era moderna: ser homem e ser batizado pela Igreja Católica. Ainda assim, um não cardeal não é eleito desde 1378 – Urbano VI – e seu papado enfrentou muitos conflitos.
6. Os papas quase nunca renunciam
O papa anterior, o Bento XVI, anunciou que renunciaria ao cargo em 2013. Tradicionalmente, os papas mantêm sua posição até a morte. As duas renúncias anteriores foram feitas por Gregório XII (1415) e Celestino V (1294).
7. As eleições papais podem durar anos
O Colégio dos Cardeais se reúne em uma reunião chamada conclave para discutir a próxima eleição papal. Essa reunião pode levar de dias a anos. Durante esse processo, o Colégio dos Cardeais não pode deixar o Vaticano. É necessária uma votação majoritária de dois terços.
8. Fumaça branca significa um novo papa
Enquanto o conclave está em sessão, o Colégio dos Cardeais só pode se comunicar com o mundo pela chaminé da Capela Sistina. A cada votação indecisa, eles queimam as cédulas usando um produto químico que queima fumaça preta; quando eles tomam uma decisão, a fumaça fica branca para indicar que um novo papa foi selecionado.
Via Boredom Therapy