Você Sabia?

8 grandes erros de lavanderia que provavelmente você está cometendo

Nossas avós conheciam muitos pequenos truques e grandes regras sobre lavar roupa. Desde a invenção da máquina de lavar elétrica nos anos 1900, o processo tornou-se muito mais rápido e fácil. No entanto, ainda há erros de lavanderia que muitos de nós continuam fazendo que acabam arruinando nossas roupas favoritas. Reunimos uma lista de erros de lavanderia típicos que podem estragar suas roupas e até mesmo danificar sua lavadora de roupas. Verifique se você está cometendo algum desses 10 erros.

Modelos antigos de máquinas de lavar roupa têm um filtro que deve ser limpo após cada ciclo. Se você está muito ocupado(a), tente fazê-lo pelo menos uma vez por mês. Retire-o de acordo com o manual da máquina e limpe-o com uma escova de dentes velha e um pouco de detergente. Você também pode mergulhar em água quente por 10 minutos para obter melhores resultados.

Novas máquinas podem não ter essa ferramenta. Elas têm um ciclo de limpeza que vale a pena rodar mensalmente. Alguns especialistas também sugerem usar pastilhas de limpeza ou soluções líquidas para evitar a descalcificação da máquina. Ela vai manter sua máquina funcionando bem por anos e continuar a dar-lhe roupa limpa e com cheiro agradável.

Depois de ter esvaziado os bolsos do jeans, vire-os do avesso. Eles também precisam ser limpos. Além disso, vire peças delicadas como blusas ou camisas de algodão do avesso. Isso impedirá bolinhas e danos no tecido.

Uma máquina de lavar roupa pode parecer grande e ter muito espaço para preencher. No entanto, os especialistas em limpeza recomendam que você dê à sua roupa “espaço” suficiente. Mesmo que o tambor esteja cheio, você ainda deve poder encaixar 2 punhos livremente. Isso permitirá que suas coisas sejam devidamente lavadas e enxaguadas.

4. Ignorar as instruções de “limpeza a seco”

Às vezes, “limpeza a seco” em um rótulo basicamente significa manusear com cuidado. Isso funciona para fibras naturais, como linho ou seda. Você pode apenas lavá-las à mão. Mas camurça ou couro precisam de cuidados especiais que só podem ser fornecidos por profissionais. Caso contrário, o item pode ser danificado.

Misture bem a água sanitária com água antes de adicioná-la à roupa e não a use excessivamente. Caso contrário, você pode acabar com buracos em suas roupas, uma vez que torna o tecido mais fraco. Além disso, lixívia excessiva pode causar o amarelecimento de roupas brancas.

A velocidade final de centrifugação influencia o tipo de tecido que você está lavando. O processo é medido em rotações por minuto. Roupas de algodão podem suportar até 600 RPM e toalhas de algodão e lençóis de até 1400 RPM. Mas tecidos delicados devem ser girados a 400 RPM, enquanto jeans pode tolerar até 900 RPM. Exceder o número pode causar furos e desgastar o tecido.

7. Vestir roupas novas sem lavá-las primeiro

Roupas novas de cores vivas podem soltar tinta, mas você nunca saberá antes da primeira lavagem. Então, coloque um novo item na máquina de lavar junto com outras coisas de cor similar antes de usá-lo pela primeira vez. Isso salvará o resto do seu guarda-roupa de uma mudança de cor indesejável.

8. Não prestar atenção às fronhas

Normalmente, a roupa de cama não precisa de pré-lavagem, os especialistas confirmam. Basta escolher um programa regular com água morna. Mas isso nem sempre é verdade para as fronhas. Verifique se elas têm alguma mancha de maquiagem ou creme facial antes de colocá-las na máquina e use um removedor de manchas ou um regime de pré-lavagem, se necessário. Isto irá dar-lhe roupa de cama limpa, sem quaisquer manchas.

Quais erros de lavanderia você cometia antes de ler este artigo? Sinta-se livre para compartilhar mais truques de lavanderia nos comentários!

Continuar lendo

Posts relacionados