Você Sabia?

8 ações e hábitos diários que estamos fazendo errado

Deixar o frango congelado no balcão durante todo o dia, tomar banho quente demais ou segurar um espirro – alguns de nós passamos nossos dias no piloto automático. Nossas ações diárias são preenchidas com pequenos rituais e hábitos que pensamos nos fazer sentir mais confortáveis, mas na verdade eles escondem algo mais prejudicial. Por exemplo, a luz do telefone antes de dormir pode fazer com que você não durma bem. Achamos que é hora de desacelerar e analisar nossos hábitos diários. Queremos apontar onde podemos estar errando em algumas de nossas rotinas diárias!

1. Descongelar à temperatura ambiente ou sob água quente

Quando você está com pressa, pode simplesmente pegar um pacote de carne congelada do congelador e colocar sob água quente, então ela descongela rapidamente. Esse método não é seguro, assim como deixar a carne descongelar em temperatura ambiente durante todo o dia enquanto você está no trabalho. Assim que a carne se torna mais quente que 10 °C, todas as bactérias que estavam lá antes de congelar começam a se multiplicar.

O que fazer:

  • Use sua geladeira: isso levará mais tempo (por exemplo, meio quilo de carne moída ou peito de frango desossado exigirá um dia inteiro para descongelar), por isso o cozimento deve ser planejado com antecedência.
  • Use água fria: certifique-se de que a carne esteja em um pacote à prova de vazamentos, para que não absorva água. Mergulhe em água fria e mude a água a cada 30 minutos.
  • Use um micro-ondas: você deve tomar cuidado aqui, pois algumas partes da carne podem esquentar e começar a cozinhar no microondas. Após o processo de descongelamento, cozinhe a carne imediatamente.

2. Não usar água fria no final do banho

Mesmo que uma ducha fria não pareça agradável para você, esse procedimento tem muitos benefícios para a saúde. A alternância entre água quente e fria ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o fluxo linfático, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a condição da pele e até mesmo liberar o estresse e estimular a perda de peso. Apenas 10 a 30 segundos valem o esforço pelos resultados surpreendentes que proporcionam!

O que fazer:

  • Comece com o seu banho quente normal e, no final, baixe a temperatura. Gaste aproximadamente 10 segundos nessa água fria quando estiver apenas começando este hábito.
  • E finalmente aumente para até 30 segundos.

3. Não lavar a salada pré-lavada

“Pré-lavado” na embalagem não significa que o produto esteja 100% limpo e pronto para ser usado em sua salada. Há sempre uma chance de que alguma sujeira, insetos ou produtos químicos permaneçam e sejam embalados junto com esse produto. É melhor estar seguro(a) e gastar mais dois minutos para lavar a comida do que ficar doente.

O que fazer:

  • A melhor maneira de fazer isso é passar alguns minutos e lavar suas verduras mais uma vez antes de servi-las.

4. Trazer eletrônicos para a cama com você

Percorrer o seu feed de mídia social ou jogar seu jogo favorito antes de dormir não é tão inofensivo quanto você imagina. Primeiro, a luz da tela do telefone que brilha diretamente nos olhos diminui a produção do hormônio melatonina, que regula o sono. Em segundo lugar, isso fará com que você se sinta mais cansado(a) e afeta sua concentração.

O que fazer:

  • Tente tirar seus telefones e outros dispositivos do seu quarto na hora de dormir.
  • Leia um livro ou ouça música relaxante.
  • Se precisar olhar para o seu telefone durante esse período, ajuste a tela do seu telefone para o modo “turno da noite”. Isso diminuirá a luz azul.

5. Segurar um espirro

Segurar o nariz enquanto espirra pode ser muito perigoso. Isso pode criar problemas como ter ar aprisionado no peito entre os dois pulmões, romper o tímpano ou inflar os vasos sanguíneos do cérebro. Espirrar é o caminho natural para o nosso nariz “resetar” e remover bactérias e poeira, é melhor não interromper esse processo.

O que fazer:

  • Apenas espirre livremente. Se você não quer fazer sujeira, apenas cubra a área da boca com um guardanapo ou com as mãos, mas não aperte o nariz.

6. Segurar gases

Os gases são geralmente associados a algo indecente e até repugnante, por isso tentamos fazer o possível para segurá-los de qualquer maneira. Esse gás não desaparece dentro de nós se o segurarmos, por mais que a gente queira. Em vez disso, ele tenta encontrar outras saídas, como por nossa boca, por exemplo. Segurar esse gás pode fazer o seu abdômen se estender e pode até ser absorvido pela sua circulação, o que significa que um pouco desse gás pode ser exalado pela boca.

O que fazer:

  • Quando você sentir que precisa deixar o gás sair, vá a um lugar isolado para fazê-lo.
  • Se você costuma ter muitos gases, tente mastigar mais devagar quando comer. Isso reduzirá o ar no seu estômago. Além disso, evite alimentos que possam fazer você produzir gases, como feijão.
  • Se você acha que sempre tem uma quantidade excessiva de gases, consulte seu médico.

7. Usar fones de ouvido para ouvir música alta

A melhor coisa sobre fones de ouvido é a privacidade que eles nos dão. No entanto, temos que ter em mente que usá-los deve ser feito sem qualquer dano à nossa saúde. Às vezes, uma música favorita é tão boa que as pessoas aumentam o volume para níveis prejudiciais. Ouvir batidas altas no máximo pode levar a danos auditivos e até perda auditiva.

O que fazer:

  • Invista em um bom par de fones com isolamento de ruído, para que quando você ouvir música na rua,  não precise aumentá-los para superar o ruído ao seu redor.
  • Quando estiver ouvindo música em um local silencioso, diminua o volume e encurte o tempo de audição.

8. Uso de produtos antibacterianos

Alguns de nós estão preocupados de verdade com todas as bactérias nocivas à nossa volta e estão constantemente usando desinfetantes para as mãos para matá-las. A maioria dos sabonetes antibacterianos contém um ingrediente chamado triclosan. Certas bactérias que entram em contato com ela podem sofrer uma mutação que pode torná-las resistentes a ela e a alguns antibióticos. Por exemplo, àqueles que são usados ​​para tratar a tuberculose. Basicamente, pode levar à resistência antibacteriana, embora isso só tenha sido comprovado em laboratório.

O que fazer:

  • Nada mata bactérias melhor que sabão. Tente lavar as mãos quando tiver uma chance, em vez de usar um desinfetante.

Já listamos algum de seus hábitos diários? Você tem outros rituais que gosta de fazer ao longo do dia? Vamos discutir nos comentários!

Ilustrado por Daniil Shubin

Continuar lendo

Posts relacionados