Você Sabia?

8 mitos dos filmes que podem matar você na vida real

É possível escrever um livro sobre como os super-heróis famosos sobreviveram nas situações mais extremas, por exemplo, Robinson Crusoé e Rambo. Mas todos os métodos que eles usaram são realmente seguros e eficazes? Assistimos a muitos filmes e decidimos que você deveria saber sobre os mitos dos filmes que você não deve repetir, se você quiser sobreviver.

Mito № 1: Você pode comer peixe cru que você acabou de pegar. As pessoas comem sushi o tempo todo

FILME / VIDA REAL

A única coisa que os filmes não mostram é um distúrbio de digestão potencial causado por bactérias e micro-organismos. Já que não há kit de primeiros socorros ou ambulância na natureza, não corra o risco – cozinhe qualquer peixe que você tenha pegado no fogo. Aliás, o mesmo vale para o sangue cru dos animais. Eca…

Mito № 2: Você pode usar um torniquete para salvar um membro

FILME / VIDA REAL

Não, você não pode. O que você pode fazer é fazer um nó tão apertado que o tecido não terá circulação sanguínea e o membro terá que ser amputado. Além disso, também pode levar a um ataque cardíaco em alguns casos. Tente parar o sangramento tomando a posição apropriada do corpo e pressionando o vaso no ponto ferido.

Um torniquete é usado somente quando o sangramento é muito rápido e é uma questão de salvar a vida da pessoa, e não seu membro.

Mito № 3: Assistir a um programa de TV sobre sobrevivência em situações extremas preparará você para uma situação real

FILME / VIDA REAL

Claro que isso não é verdade. Não se esqueça de que os programas de TV são feitos por uma equipe de dezenas de pessoas que nunca estão na tela. Inclusive, equipes de resgate prontas para ajudar a qualquer momento. E também há diretores e editores que estão sempre prontos para editar o material e fazer tudo ficar bonito depois da filmagem. Mas, na realidade, tudo é muito diferente.

A realidade é dura: você só precisa sobreviver e encontrar pessoas, sem câmeras, sessões de fotos e comentários das pessoas nas redes sociais.

Mito № 4: A água fervida é 100% segura para beber

FILME / VIDA REAL

Ebulição só mata germes e bactérias, mas não deixa a água limpa de elementos nocivos. Por exemplo, não importa quanto tempo você ferva água barrenta – nunca será seguro beber. Então, antes de fervê-la, filtre a água através de um pedaço limpo de tecido (como uma toalha ou uma camisa) e deixe descansar até que a sujeira assente no fundo.

Mito № 5: Se você estiver perdido(a), deve descer ao longo de um rio e, mais cedo ou mais tarde, vai encontrar pessoas

FILME / VIDA REAL

Exatamente – “mais cedo ou mais tarde” são as palavras-chave aqui. É claro que as pessoas realmente se estabelecem perto dos rios porque precisam de água, mas… Pode levar semanas até você encontrar algum assentamento (basta olhar para um mapa da Sibéria e do Extremo Oriente). E você também precisa ter certeza de que está quente e seguro.

É por isso que a primeira regra é: se você se perder, fique onde está. Este é o ponto que a equipe de resgate irá procurar primeiro.

Mito № 6: roupas molhadas são sempre melhores do que nenhuma roupa

FILME / VIDA REAL

Nem sempre. Por exemplo, se a temperatura do ar estiver abaixo de zero e você estiver usando roupas molhadas (como se você estivesse sob o gelo), elas vão esfriar você. Demora muito tempo e energia para aquecer a água. É por isso que não parece tão quente nas cidades perto do mar ou do oceano, em vez das cidades no meio do continente.

O corpo acabará desperdiçando sua energia para aquecer a água nas roupas molhadas, em vez de aquecer seus próprios órgãos internos.

Mito № 7: A primeira coisa que você precisa fazer em um deserto é encontrar uma fonte de água

FILME / VIDA REAL

Não. Primeiro, você precisa encontrar sombra e esperar até a noite, em vez de desperdiçar as reservas de água em seu próprio corpo. Tente encontrar um grande pedregulho e sente-se à sua sombra. Fique longe do chão quente – é melhor sentar em uma árvore ou colocar algo embaixo de você. E, quando estiver escuro, você pode começar a procurar estrelas, hotéis, água e Wi-Fi.

Mito № 8: Você deve economizar um pouco de água para mais tarde

FILME / VIDA REAL

Se você estiver com sede, deve se acalmar, sentar-se à sombra e beber. Quando você está exposto à luz solar e reprime a necessidade de beber, pode ter uma insolação e perder a consciência. E, ironicamente, você ainda terá um pouco de água com você, mas não será capaz de beber.

Você já notou cenas absurdas sobre sobrevivência em situações extremas em seus filmes favoritos?

Ilustrado por Anna Syrovatkina

Continuar lendo

Posts relacionados