A ciência está sempre se desenvolvendo. Coisas que antes pareciam completamente irreais há 20 anos em medicina e tecnologia agora fazem parte da vida cotidiana. No entanto, ainda existem algumas questões difíceis que a ciência não consegue dar respostas. Por exemplo, como a vida surgiu inicialmente, o que aconteceu antes do Big Bang, como explicar ver um fantasma e como ensinar um computador a entender 100% da fala humana. Apoiamos discussões interessantes. Se você tem suas próprias ideias e adora descobertas, recomendamos que você deixe um comentário depois de ler o artigo.
1. Como a vida começou na Terra?
Existem muitas teorias que tentam responder a essa pergunta, mas mesmo as pessoas que têm o mesmo conceito de vida nem sempre conseguem concordar. Por exemplo, pessoas que apoiam a ideia de sopa primordial (não é uma palavra culinária, é um termo real) pensam que a própria Terra formou moléculas complexas que levaram ao surgimento da vida. Mas as pessoas que acreditam nessa teoria não têm a mesma opinião sobre onde o processo mais importante aconteceu: em crateras vulcânicas, sob gelo ou no solo? Há muitas opiniões, mas isso não torna a resposta mais clara.
2. Como funciona o efeito placebo?
Antes dos remédios / Depois de tomar placebo / Depois de tomar um comprimido real
Um placebo é algo que não tem efeitos terapêuticos evidentes (como, por exemplo, a água). O fenômeno quando as pessoas começam a se sentir melhor depois de tomar uma pseudo-medicação é chamado efeito placebo.
Existem várias teorias sobre como isso funciona. Algumas pessoas acreditam que a consciência humana faz algo para que o corpo se cure porque o paciente acredita que o tratamento irá ajudar. Outros acham que até uma conversa com um médico é suficiente para se sentir melhor. Outros dizem que os placebos não têm efeito algum. De qualquer forma, o efeito placebo é uma questão para a qual não temos resposta.
3. Como os computadores entendem o que as pessoas dizem?
Nossa linguagem é uma estrutura complexa que depende de muitos fatores diferentes. Quando se trata de inteligência artificial, a interpretação é muito importante. Por exemplo, a frase “coma esta tigela de sopa”, as pessoas entendem como sugestão de comer sopa. E a tigela, nesse caso, é a quantidade de sopa. Um computador entende essas palavras literalmente – como uma ordem para comer uma tigela.
Hoje, um computador nada mais é do que um dispositivo que não entende o contexto tão bem quanto um humano. E isso significa que, neste momento, é impossível fazer um computador entender 100% da fala humana.
4. Existem feromônios humanos?
5. Animais migram; sabemos por que, mas como funciona?
É assim que os urubus migram dos Países Baixos para a África Ocidental.
Os animais podem viajar milhares de quilômetros durante um ano fugindo de temperaturas extremas, à procura de comida ou à procura de um parceiro. E diferentes espécies usam diferentes métodos de navegação, como por exemplo, o campo magnético da Terra. Mas os mecanismos de migração não foram estudados extensivamente.
6. Muitas pessoas afirmam que viram fantasmas, mas como podemos explicar isso?
É importante entender que todas as práticas espirituais têm uma explicação científica relacionada com processos fisiológicos. Por exemplo, experiências fora do corpo podem ser causadas por uma interrupção dos processos na área temporoparietal. A paralisia do sono é outro fenômeno que é facilmente explicado pela ciência.
Então, quando você diz a um especialista sobre a sua experiência de ver um fantasma, você deve dizer a eles como se sentiu durante o evento. Como o lugar era antigo, as histórias assustadoras e outras informações românticas e poéticas são completamente inúteis. Tudo isso é apenas ruído que não ajuda.
7. As outras pessoas veem o mundo exatamente do jeito que você vê?
O que eu vejo / O que outros veem
Ninguém sabe a resposta para isso. Mesmo que não falemos de pessoas daltônicas, você não pode ter certeza de que o céu é azul para todos que vivem neste planeta.
8. O que havia antes do Big Bang?
ANTES / BUM / AGORA
A única resposta que a ciência tem no momento é nada, porque não existia “antes”. Não havia tempo nem espaço. A parte mais fraca dessa teoria é que ela sugere que algo nasceu do nada. Mas a palavra nada significa uma coisa completamente diferente para um físico do que para uma pessoa normal.
Que segredos desconhecidos e questões difíceis você conhece? Conte-nos abaixo.