8. Desejo por comida
Se você sempre sente fome e tem desejos por comida e lanches, pode ser por causa de uma dieta pobre em proteínas, carboidratos e açúcar. O problema pode ser que você tenha acesso ilimitado a alimentos altamente calóricos, nos quais a quantidade de proteína é baixa em comparação com sua contagem de calorias.
7. Perda de massa muscular e dor nas articulações
Os músculos são o maior reservatório de proteína do corpo. A fraqueza muscular, a dor e a perda de massa são um sinal de deficiência proteica. Um estudo diz que isso é comumente encontrado em pessoas idosas. A proteína é essencial para o crescimento e manutenção muscular.
6. Problemas de pele e unha
Uma deficiência de proteína pode resultar em unhas fracas, frágeis e, em alguns casos, você observará faixas brancas e manchas amarronzadas nas unhas.
Uma deficiência de proteína também pode afetar a pele, pois a proteína permite a regeneração celular, produz novas células e substitui as mortas. Se isso acontecer, você notará sua pele seca, escamosa e rachada.
5. Perda de cabelo
Nosso cabelo é composto de 90% de proteína conhecida como queratina. Se você não conseguir nutrientes suficientes, seu cabelo pode ficar fino e desbotar em cores. Isso acontece porque o corpo deixa de usar proteínas para coisas não essenciais, como o crescimento do cabelo, em um esforço para preservá-lo.
4. Fígado gorduroso
FÍGADO NORMAL
FÍGADO GORDUROSO
O fígado gorduroso é um dos sintomas mais comuns de uma deficiência proteica e, se não for tratado, pode causar doença hepática gordurosa, causando inflamação, cicatrizes no fígado e potencial insuficiência hepática.
Esta é uma condição comum em quem consome muito álcool, pessoas obesas e até crianças.
3. Maior risco de fraturas ósseas
Assim como os músculos, uma baixa ingestão de proteína pode afetar os ossos também. Não ter proteína suficiente leva ao enfraquecimento dos ossos, aumentando, assim, o risco de fraturas ósseas. Isto se dá principalmente porque “A proteína é necessária para a absorção de cálcio e ajuda com o metabolismo ósseo”, diz o Dr. Axe .
2. Privação do sono
Se você tiver problemas para dormir ou sofre de privação de sono, isso provavelmente está ligado a uma deficiência de proteína. As proteínas dos alimentos que ingerimos atuam como blocos de construção do triptofano, um aminoácido que causa sonolência. Isso indica que devemos comer alimentos ricos em proteínas perto da hora de dormir para dormir melhor.
1. Névoa do cérebro
É muito importante ter uma ingestão adequada de proteína para apoiar a função cerebral saudável. Se você sentir falta de motivação, falta de memória ou dificuldade em aprender algo novo, é um sinal de que você é deficiente em proteínas. Um estudo diz que a dopamina, epinefrina e serotonina são neurotransmissores que seu corpo precisa para se concentrar.
Segundo o USDA, a ingestão diária mínima recomendada de proteínas para adultos é de 56g por dia para homens, 46g por dia para mulheres – e para crianças, varia de 19 a 34g, dependendo da idade. Isso pode variar se você estiver grávida ou doente.
Não se esqueça de obter sua quantidade recomendada de proteína hoje porque queremos que você fique feliz e saudável sempre! Por favor, compartilhe suas opiniões nos comentários abaixo.