Você Sabia?

8 sintomas de depressão oculta que todos podem experimentar

A depressão é uma doença muito séria. Pode ser confundida com a fadiga normal, mas também pode se esconder sob excesso de trabalho ou, pelo contrário, felicidade fingida. Tristeza, falta de iniciativa e perda de força física e moral são apenas algumas características desta doença. Apenas um médico pode diagnosticar a depressão corretamente, mas você pode perceber essa desordem emocional por conta própria. Decidimos explorar alguns sintomas menos evidentes de depressão que podem ajudar a evitar suas conseqüências negativas.

8. Pensamentos filosóficos

As pessoas que sofrem de uma depressão escondida geralmente tentam falar sobre tópicos filosóficos usando frases abstratas. “Tais coisas sempre acontecem comigo”, em vez de “Não durmo o suficiente”. “Não há sentido nisso”, em vez de “Eu acho que preciso usar outra variante”. Como regra, pessoas deprimidas gostam de falar sobre o significado da vida, e fazem isso o tempo todo. E suas palavras são muitas vezes absurdas e vagas. Os psicólogos dizem que, quanto mais definidos os pensamentos de uma pessoa, mais chances de serem felizes.

7. Procurando desculpas

As pessoas deprimidas costumam usar desculpas para esconder seus desejos reais e tristeza. Por exemplo, eles compõem histórias tocantes sobre por que eles não podem ir à festa de aniversário de um amigo ou porque não podem ficar para almoçar com colegas. Desculpas convincentes servem de capa para não incomodar ninguém com sua condição emocional.

6. A falta de uma reação adequada

Pessoas com depressão podem interpretar uma realidade circundante de uma maneira diferente. Eles podem concordar com todos, parar de expressar sua opinião e desejos, parar de notar insultos ou não sentir dor, mesmo que seja inevitável: por exemplo, quando eles perdem um parente.

5. Doenças psicossomáticas

Estando deprimidas, as pessoas geralmente se queixam de dor no coração, tensão nas mãos e pernas, dificuldades respiratórias, dor de cabeça, dor de dente e outros sintomas. Em regra, um exame mostra que sua saúde está bem. Várias sensações dolorosas apontam para uma condição instável. Por sua vez, a dor causa ansiedade e tensão, formando um círculo vicioso e fazendo com que uma pessoa sofra de dor psicossomática.

4. “Mascar chiclete mentalmente”

Em um estado deprimido, as pessoas se obcecam com certas coisas. Eles têm certeza de que estão procurando respostas, mas pensamentos obsessivos não podem resolver seus problemas. Pelo contrário, eles criam a ilusão de que estão tentando encontrar uma resposta. É fácil notar que seu parente ou amigo sofre de pensamentos obsessivos: uma pessoa é bastante meditativa, distraída, fala sobre um e o mesmo problema e não tenta agir em vez de falar. Podemos lembrar um exemplo de Sem Limites. O herói de Bradley Cooper estava obcecado com pensamentos sobre escrever um livro e o possível sucesso. Ele mergulhou em apatia e estresse, perdendo seus parentes e amigos, um a um.

3. Aparência desordenada

Um estado deprimido afeta a aparência de uma pessoa. Se uma pessoa para de seguir as regras de higiene e não mantém sua casa limpa, você tem motivos para se perguntar se está tudo bem ou não. Isso se aplica a pessoas que não costumavam ter problemas com a limpeza.

2. Uma mudança na produtividade

1. Felicidade ostentada

Como ajudar as pessoas e você mesmo:

  • Você pode testar-se com a ajuda do Inventário de Depressão de Beck ou da Escala de Depressão de Auto-avaliação de Zung.
  • Se você perceber que um de seus amigos ou parentes está deprimido, tente falar com eles sobre sua saúde e problemas. Ofereça sua ajuda. Se uma pessoa recusa tudo, deixe-os sozinhos por um tempo e observe seu comportamento.
  • Não deprecie os problemas dos parentes e amigos e não brinque. Frases como “se anime”, “pare” e “acalme-se” não funcionam aqui.
  • Ajuda com tarefas domésticas e tarefas de rotina: a depressão leva toda a força física e emocional de uma pessoa.
  • Não faça uma pessoa deprimida levar um estilo de vida ativo se eles não estiverem prontos.
  • Faça pausas em seu relacionamento com uma pessoa deprimida para não adotar sua condição.
  • Desconsiderar os mitos de que não é necessário visitar um médico. Sugira ajuda profissional.
  • Seja atencioso. Cada sorriso e publicação perfeita no Instagram podem ocultar problemas sérios.

Você já tentou ajudar alguém deprimido? Você tem seus próprios métodos? Compartilhe conosco!

Continuar lendo

Posts relacionados