Você Sabia?

9 razões por que estas coisas comuns são do jeito que são

Segundo Paul Harris, psicólogo da Universidade de Harvard, as crianças fazem cerca de 40 mil perguntas entre 2 e 5 anos de idade. Então ficamos mais velhos e não nos perguntamos mais por que o céu é azul e o leite é branco. Podemos explicar por que as coisas comuns são da maneira que são. Também descobrimos a origem de algumas expressões e fenômenos comuns.

9. Por que as calças deles têm a boca larga?

As calças boca-de-sino foram descritas como parte de um uniforme de marinheiro pela primeira vez em 1813. Pesquisadores dizem que seu formato era significativo. A perna da calça pode ser enrolada facilmente, permitindo que os marinheiros lavem o convés. Além disso, quando um barco se aproximava da costa, os marinheiros podiam sair e ainda manter as calças secas.

Os marinheiros corriam sempre o risco de cair na água, e a forma da calça permitia que eles a tirassem rapidamente. Eles nem precisavam tirar os sapatos.

Mais tarde, não houve mais necessidade desse uniforme, e as bocas-de-sino viraram parte das roupas do dia a dia das pessoas, que se tornam populares e saem de moda de tempos em tempos.

8. Por que as cabines telefônicas de Londres são vermelhas?

Invisível na neblina / Visível

As primeiras cabines telefônicas apareceram em Londres em 1920. Elas eram feitas de concreto, então eram de cor creme, e apenas a porta era vermelha.

Em 1924, um concurso para projetar um novo quiosque foi realizado, e Giles Gilbert Scott venceu essa competição. Mas seu projeto foi alterado um pouco: as cabines eram feitas de ferro, não de aço, e a cor foi mudada de cinza para vermelho para permitir que as pessoas pudessem identificar as cabines telefônicas nas ruas.

Mais tarde, essa cor tornou-se muito útil devido à neblina de Londres (incluindo a poluição de empresas industriais). Assim, devido ao Grande Nevoeiro de 1952, a cidade foi fechada e tudo foi cancelado, pois as pessoas não podiam ver o palco nos teatros ou a tela nos cinemas. Mas as cabines telefônicas vermelhas ainda eram claramente visíveis nessas condições.

7. Por que as maçanetas são feitas de latão em locais públicos?

Acumula bactérias / Autolimpante

Muitas pessoas sabem que a prata pode desinfetar a água, mas provavelmente não pensamos sobre o motivo desse recurso.

A questão é que os íons de alguns metais (prata, mercúrio, zinco, cobre, chumbo, ouro e alguns outros) possuem algo chamado efeito oligodinâmico: eles têm uma resistência a mofo, vírus e outros micro-organismos. Essa é a razão pela qual as maçanetas que são feitas de latão (uma liga de cobre e zinco) podem ser limpas com muita facilidade e ficarem livres de germes, mesmo em locais públicos.

6. Por que as camisas dos marinheiros são listradas?

Inicialmente, usar roupas listradas era inaceitável para os marinheiros. Somente prisioneiros, pessoas doentes e mulheres da noite usavam essas roupas.

Em 1858, Napoleão permitiu o uso de camisas listradas na marinha. Diz-se que as listras ajudam a identificar uma pessoa no convés e ajudam a encontrar uma pessoa se ela cair na água. Aliás, os primeiros maiôs também foram listrados.

5. Por que os árbitros de futebol usam cartões vermelhos e amarelos?

Em 1966, durante uma partida entre Argentina e Inglaterra, por causa de uma barreira de idioma, o jogador de futebol argentino Antonio Rattin não entendeu (ou não quis entender) as palavras do árbitro alemão Rudolf Kreitlein. Depois disso, o jogador foi retirado do campo – ele já estava lá por cerca de 9 minutos. Os jogadores ingleses também não entenderam alguns avisos, e as pessoas não conseguiam descobrir o que estava acontecendo no campo.

Depois desse acidente, Ken Aston, o árbitro geral da Copa do Mundo, criou um sistema mais claro de penalidades e sugeriu o uso de cartões vermelhos e amarelos.

4. De onde vieram os bolsos das mangas dos casacos de vôo?

Em 1955, a jaqueta MA-1 foi lançada. É uma predecessora de jaquetas de voo modernas. Inicialmente, elas foram projetadas para pilotos de bombardeiros pesados.

Designers deram ao casaco um bolso de “utilidade” na manga, que os pilotos gostaram muito. Era muito útil porque eles podiam colocar lá suas chaves ou um maço de cigarros lá (é por isso que o bolso também era chamado de “bolso de cigarro”).

3. Por que as sobretudos têm alças?

O sobretudo surgiu em 1901 como uma alternativa aos casacos pesados ​​dos soldados. Então, alguns detalhes tinham uso prático.

Assim, a aba de tempestade no peito foi projetada para proteger o ombro de um soldado da fricção da alça de um rifle.

Sobretudos modernos muitas vezes têm alças de ombro. Inicialmente, sua função era evitar que a alça da sacola de cartucho escorregasse e evitar riscos. Como um rifle era carregado no mesmo ombro, geralmente havia apenas uma alça de ombro.

2. Por que há buracos nos sapatos masculinos?

O brogue, um estilo de sapato que é perfurado, foi usado pela primeira vez por pecuaristas irlandeses e escoceses no século XVII. Eles trabalhavam em pântanos, então faziam pequenos furos em seus sapatos para que pudessem secar mais rápido.

Mais tarde, essas perfurações tornaram-se decorativas e os sapatos brogues tornaram-se populares entre os nobres. Aliás, estes sapatos eram usados ​​no campo e considerados informais. Graças a Eduardo VII, as pessoas começaram a usar brogues em todos os lugares. O rei gostava de usá-los enquanto jogava golfe e passava o tempo na cidade.

1. Por que os homens não abotoam o botão inferior dos paletós?

Os ternos não apareceram até a segunda parte do século XIX. No final do século 19, os homens começaram a usar ternos informais enquanto andavam a cavalo ou passavam tempo no campo. Era mais confortável para eles terem o botão inferior solto.

Também é dito que esse recurso se tornou uma tradição graças ao rei britânico Eduardo VII. Ele era um ícone da moda e fez de botões inferiores soltos, chapéus de tweed, gravatas pretas – em vez de brancas, brogues e outras coisas muito populares.

Diga-nos nos comentários quais coisas comuns causam muitas perguntas e tentaremos descobrir por que elas são do jeito que são.

Continuar lendo

Posts relacionados