Quando você está planejando férias, é essencial aprender mais sobre as leis locais que podem ser realmente severas, mesmo quando aplicadas a turistas estrangeiros. Em alguns países estrangeiros, é possível acabar na prisão por causa da coleta de pequenas conchas ou de uma semente de papoula encontrada em seu sanduíche. Viajamos para o outro lado do mundo para avisá-lo sobre as coisas mais comuns que você não deve fazer no exterior se não quiser enfrentar uma prisão de verdade.
1. Coletar conchas, alimentar peixes e carregar cartas de baralho com você na Tailândia
Você pode facilmente ir para a cadeia na ensolarada Tailândia, apenas coletando algumas belas conchas e corais na praia. Turistas russos compraram algumas lembranças do mercado local e foram levadas sob custódia e enfrentaram uma verdadeira pena de prisão. As meninas optaram por pagar US$ 2 mil cada, em vez de passar um ano inteiro na cadeia por causa da compra de algumas conchas.
Na Tailândia, os turistas são proibidos não apenas de coletar conchas, mas também de alimentar peixes que vivem em águas onde os corais também crescem. Você pode ser preso por um ano por esse crime. Por exemplo, uma turista foi presa quando ela tentava alimentar peixes coloridos para tirar uma foto com eles. Ela foi libertada mais tarde graças à ajuda de diplomatas, mas ela teve que pagar uma multa de qualquer maneira.
Se você decidir jogar cartas enquanto se bronzeia, você pode querer repensar as coisas. Uma lei local divulgada em 1935 proíbe a posse de mais de 120 cartas de baralho. Então você pode ser preso se você for pego com mais de dois baralhos ou se você se tornar suspeito de jogar.
2. Palavrões na Austrália
É melhor se controlar se você quiser xingar quando estiver conversando com australianos, mesmo que seja uma piada. Em Queensland e Victoria, xingar em público pode levar à prisão por até 6 meses.
3. Andar sem identificação e trazer remédios para o Japão
Quando você estiver indo para a “Terra do Sol Nascente”, leve sempre uma carteira de identidade com você. Se a polícia parar e você não tiver os documentos, você pode ser preso por até 23 dias.
Você também deve ter cuidado ao embalar remédios para sua viagem. Muitos medicamentos são proibidos no Japão, incluindo aqueles que podem ser ingredientes para remédios contra gripe e resfriados. Preste muita atenção à lista de substâncias proibidas antes das suas férias, se você quiser evitar ser preso no aeroporto.
4. Comer um bolo de papoula e voar para Dubai
Se você estiver indo para os Emirados Árabes Unidos, você deve estar pronto(a) para um exame atento no aeroporto. Mesmo pequenas coisas podem se tornar razão para uma prisão. Por exemplo, um cidadão suíço que voou para Dubai ficou preso por quatro anos por causa de seu desleixo. Ele recebeu uma sentença longa porque policiais encontraram três sementes de papoula em suas roupas que foram deixadas lá quando ele comeu um pedaço de bolo no aeroporto de Heathrow (Londres).
5. Dar comida aos desabrigados e cuspir nos EUA
Moradores da cidade norte-americana de Fort Lauderdale, na Flórida, são muito sérios sobre a lei que proíbe dar comida a pessoas sem-teto em público. Essa lei é tão rígida que até mesmo um padre de 90 anos de uma igreja local foi preso por dois meses porque ele cozinhava e distribuía comida para as pessoas necessitadas. Uma pessoa pode fazer essa caridade apenas em lugares especiais e depois de obter uma autorização oficial das autoridades locais.
Há outra lei surpreendente na Flórida que todos provavelmente quebraram pelo menos uma vez em suas vidas. Em uma pequena cidade de Lackland, desde 1944, é oficialmente proibido cuspir em qualquer lugar público. Apesar do fato de que um jovem americano não sabia sobre essa lei, ele teve que passar um tempo na prisão enquanto seu caso era investigado.
Você já enfrentou alguma lei incomum em países estrangeiros? Conte-nos sobre sua experiência abaixo!