Costumamos pensar que somos completamente diferentes das pessoas antigas. Tradições estranhas, línguas desconhecidas e assim por diante. Mas a arqueologia mostra que estamos muito errados. Fizemos uma lista de fatos interessantes sobre a vida dos antigos egípcios. Você provavelmente aprenderá algo novo.
9. Eles extraíram ferro de meteoritos.
Arqueólogos encontraram grânulos de metal em um antigo túmulo . Essas contas eram únicas porque os egípcios começaram a usar ferro apenas 2.000 anos depois. Então, como eles conseguiram contas de metal? A resposta está escondida em um hieróglifo que significa “ferro” e pode ser traduzido como “metal do céu”. As contas eram provavelmente feitas de material de meteoritos.
8. Eles inventaram a pasta de dente.
Existem várias provas de que os egípcios produziram pasta de dente desde 5000 aC. Eles costumavam produzir pó com vários ingredientes disponíveis para eles (cascas de árvore queimadas e pedra-pomes). Mas hoje em dia não conhecemos a maneira exata de usar esse tipo de pasta. Só podemos adivinhar.
7. Eles usaram antibióticos em tratamento.
Embora os antibióticos tenham sido oficialmente inventados no século 20, os médicos do antigo Egito usavam pão mofado para curar feridas. E essa medicação funcionou bem.
6. Formaram a primeira polícia do mundo.
A primeira força policial do mundo foi formada durante o período do Reino Médio (anos 2050-1800 aC). Incluía os mais leais guerreiros e mercenários estrangeiros. A polícia egípcia usava cães e porretes. Oficiais protegeram templos da cidade, representantes da classe alta e caravanas de criminosos. Eles eram como policiais modernos (mas com porretes).
5. Eles foram os primeiros a produzir cerveja.
A maioria de nós sabe que os trabalhadores que construíram as pirâmides foram pagos com 4-5 litros de cerveja por dia. Então, podemos concluir que a fabricação de cerveja estava em um nível realmente bom. Os egípcios foram um dos primeiros a produzir esta bebida.
4. Cirurgiões realizaram operações muito difíceis.
Os antigos egípcios possuíam conhecimento médico preciso e único que poderia ser comparado às práticas modernas. Os cientistas que examinaram múmias encontraram vestígios de algumas operações desafiadoras: cirurgias cardíacas, transplante de órgãos e até cirurgias plásticas. Infelizmente, seu conhecimento foi perdido e não podemos dizer o que os antigos médicos poderiam fazer agora.
3. Eles usaram fechaduras de porta.
Os bloqueios de portas foram criados no Egito e na China, provavelmente porque esses dispositivos eram necessários. Quanto mais pessoas viviam nas proximidades, mais razões os vizinhos encontravam para trancar suas portas. As fechaduras de madeira egípcias tinham um mecanismo simples.
2. Eles jogavam boliche.
Em um antigo povoado perto do Cairo, uma sala de jogos voltando para 3200 aC com pistas esculpidas e bolas de vários tamanhos com furos para dedos foi encontrada. As regras diferiam, mas o jogo ainda era reconhecível.
1. Eles trataram os olhos.
A infecção ocular era uma doença comum entre os egípcios. Eles usaram vários (e às vezes estranhos) métodos de tratamento: às vezes eles usaram tinta bactericida e remédios feitos de … cérebros humanos.
Veja como uma das receitas dizia: “Divida um cérebro humano em 2 partes. Misture a primeira metade com mel e aplique no olho à noite. Seque a segunda metade e aplique de manhã”. Isso ajudou? Nós não sabemos.