Todo mundo gosta de viajar, mas, para não transformar sua viagem em um pesadelo sobre atravessar a fronteira, você deve ler as regras sobre o transporte de certas coisas. Cigarros eletrônicos, sacolas plásticas e camuflagem podem causar muitos problemas no controle alfandegário. Alguma ideia de que outras coisas podem atrasá-lo quando passar pela alfândega? Verificamos as informações em 9 países onde existem proibições ao importar e exportar, e no final do artigo há um bônus para você – fotos de coisas que foram confiscadas pelo Departamento de Segurança Interna nos EUA.
1. Suíça: relógios suíços falsos
Desde 2008, relógios suíços falsos são confiscados e destruídos.
2. Tunísia: hena
Na Tunísia, você não pode importar e exportar hena de nenhuma maneira. Essa proibição provavelmente apareceu quando as drogas estavam sendo transportadas disfarçadas de hena.
3. Barbados: camuflagem
Em Barbados, é proibido usar camuflagem, a menos que você seja um funcionário militar oficial. Então, se você for um turista vestindo camuflagem, você terá que mudar de roupa.
4. Vietnã: molho de peixe
É proibido importar e exportar molho de peixe do Vietnã. Você não pode tê-lo nem se você estiver fazendo um voo doméstico. Não há proibição oficial, mas se os oficiais da alfândega o encontrarem em sua bolsa, você terá que jogá-lo fora. Isso ocorre porque o molho tem um cheiro muito forte e, se derramar, é quase impossível se livrar dele. A maioria das empresas aéreas não está preparada para assumir esse risco.
5. Nigéria: comprimidos de paracetamol, suco de frutas, recibos vazios
Você não pode levar comprimidos de paracetamol, suco de frutas ou recibos vazios na Nigéria. Algumas outras proibições estranhas que eles têm incluem água com gás importada e redes de mosquiteiros.
6. As Seicheles: coco-do-mar
Se você quiser exportar coco-do-mar das Seicheles, vai custar-lhe 150-250 € e você pode fazê-lo apenas sob estas condições: o coco-do-mar deve ser comprado de um vendedor oficial com um adesivo especial e passaporte. Seu peso não deve ser superior a 20 quilos, caso contrário você terá que ficar sem ele.
7. Tailândia: cigarros eletrônicos, estátuas de Buda, dorião e melancia
De acordo com as leis na Tailândia, o uso de cigarros eletrônicos ou vapes pode levar a uma multa de 300 mil baht ou uma sentença de prisão de até 10 anos. Você não pode exportar estátuas de Buda com mais de 13 centímetros. Além disso, o dorião não pode ser levado a bordo porque tem um cheiro intolerável. E uma melancia só pode ser transportada se tiver sido cortada, porque poderia explodir devido à pressão.
8. Holanda: bulbos
Na Holanda, você pode ter problemas para exportar mais de 5 quilos de bulbos de flores.
9. Nova Zelândia: bicicletas e algumas raças de cães
Você não pode levar bicicletas para a Nova Zelândia porque elas podem levar sementes de plantas de outro país que podem entrar no solo e crescer. E isso pode levar a uma mudança na flora única desse país. Além disso, existem regras rígidas sobre a importação de animais, seus espermatozoides e embriões. As seguintes raças de cães não podem ser levadas para a Nova Zelândia: pit bull terrier americano, o fila brasileiro, o Dogo Argentino, o Tosa Inu e o dogue canário. Além disso, você não pode exportar vinho neozelandês.
Bônus: Coisas incomuns que foram confiscadas pelo Departamento de Segurança Interna nos EUA
Siga as regras alfandegárias do país que você está visitando para evitar qualquer problema. E tenha uma boa viagem!
Talvez você ou seus amigos tenham tido problemas com a alfândega ao importar e exportar? Conte-nos sobre na seção de comentários abaixo!