Você Sabia?

9 curiosidades sobre animais que ninguém nos contou na aula de biologia

Se os professores de biologia contassem aos alunos sobre esses animais e seus hábitos loucos, ninguém jamais mataria aula de novo. Reunimos nove curiosidades inacreditáveis ​​sobre o mundo animal que atordoariam mesmo os cientistas. Depois de ler sobre esses animais, você perceberá o quão diversos e incríveis eles realmente são.

9. Gaviões-da-europa incendeiam a relva para forçar roedores a sair de suas tocas

Acredite ou não, algumas aves podem ser responsáveis ​​pela propagação de incêndios florestais. Na Austrália, os zoologistas testemunharam cachorros e outras aves de rapina que carregavam varas queimadas em suas garras e jogando-os sobre grama seca. Isso causa incêndios na grama, forçando suas presas a sair do esconderijo.

8. Um sapo que se congela completamente

O rã-da-flores do Alasca literalmente congela por seis a sete meses por vez. Quando a geada vem e cobre o corpo do sapo com gelo, seus pulmões e coração param de funcionar e seu sangue deixa de circular. O sapo tem um mecanismo crioprotetor, que reduz o ponto de congelamento do sangue e outros fluidos biológicos que o ajudam a sobreviver durante esse congelamento. Assim que a primavera chega, o sapo acorda novamente e continua a prosperar.

7. Um peixe que cria um ninho perfeitamente geométrico

Estes misteriosos padrões geométricos no chão do Oceano Pacífico são o trabalho do baiacu de manchas brancas. Esses padrões bonitos são destinados a coletar partículas de areia fina de correntes de água, ajudando o baiacu de manchas brancas a sobreviver no ambiente do oceano.

6. As listras das zebras não servem como camuflagem

Muito para sua consternação, os cientistas descobriram que as listras pretas e brancas das zebras não são usadas para camuflagem, mas servem como uma ferramenta para combater moscas tsé-tsé e mutucas. As listras estreitas nos corpos das zebras não são atraentes para os insetos porque as ondas de luz que se refletem na pele dos animais.

5. O álcool ajuda os peixes a sobreviver aos invernos severos

Quando os peixinhos dourados sentem que as geadas se aproximam, seus corpos produzem etanol. Proteínas especiais no peixe transformam o ácido lático em álcool. A alta concentração de etanol evitam que as membranas celulares finas do peixe estourem mesmo quando congelado esperando o degelo.

4. Um grande tubarão que não vai morder você

Este tubarão-elefante é o segundo maior peixe após o tubarão-baleia. Enquanto o tubarão-elefante e o tubarão-baleia parecem poder engolir peixes grandes ou mesmo um ser humano, na verdade, eles não são perigosos, porque só comem o plâncton.

3. Os dragões de Komodo são muito fracos

Apesar de seu olhar ameaçador e do fato de ser o maior lagarto do planeta, o dragão de Komodo tem uma mordida mais fraca que de um gato doméstico. E se este raptor quer morder alguém, é provável que danifique seu próprio maxilar ou crânio. No entanto, esse gigantesco fracote de dragão ainda é perigoso, pois caça com a ajuda de sua saliva venenosa.

2. O rei dos arenques é um peixe incrivelmente longo.

Este monstro marinho foi pego há vários anos perto da Ilha de Santa Catalina. O peixe incrível é conhecido como o Rei dos arenques ou peixe-remo, medindo enormes 5,5 metros. Vale ressaltar que o peixe gigante está no Guinness Livro dos Recordes como o peixe ósseo vivo mais longo. O maior peixe atingiu um comprimento recorde de 11 metros.

1. As impressões digitais de um coala são quase idênticas às de um ser humano

A impressão digital de um coala à esquerda, a de uma pessoa do lado direito

Pesquisadores australianos descobriram que os coalas têm as mesmas impressões digitais que os humanos. As impressões são tão parecidas que até os especialistas têm dificuldade em diferenciar as impressões digitais – são tão parecidas quanto duas ervilhas no microscópio!

Bônus: eles não são fofos?

Nosso mundo está definitivamente cheio de criaturas incríveis com características ainda mais surpreendentes. Você conhece outros fatos pouco conhecidos sobre animais? Compartilhe-os conosco!

Continuar lendo

Posts relacionados