Você Sabia?

9 fatos sobre o nosso planeta que não são ensinados nas escolas

Quando se trata do nosso planeta, consideramos que tudo é bem conhecido e usual. Surpreendentemente, sabemos muito mais sobre o espaço do que sobre o nosso planeta em comum. Por exemplo, chamamos a Terra de planeta azul, embora os cientistas acreditem que nem sempre foi azul. Além disso, a lua não é o único satélite da Terra. Convidamos você a aprender sobre algumas descobertas interessantes sobre o nosso planeta que você provavelmente nunca ouviu antes.

9. A lua pode ter sido uma parte da terra

Os cientistas supõem que a nossa lua apareceu devido a uma colisão do nosso planeta com outro grande objeto. A colisão resultou na divisão de um pequeno pedaço de terra que mais tarde se tornou seu satélite.

8. O campo magnético da Terra está mudando

Estamos acostumados a perceber o campo magnético da Terra como algo constante. No entanto, ele realmente continua mudando. De acordo com pesquisas científicas, o campo se movimentou cerca de 960 quilômetros desde o século 19 e seu centro no hemisfério sul está agora localizado acima do Oceano Sul. Ano após ano, a velocidade de seu movimento aumenta até atingir seu pico. Depois disso, o movimento diminuirá novamente. 

7. Essa estranha gravidade

Devido ao fato de que a Terra não é perfeitamente redonda, sua massa é desigual. A diferença em sua massa causa flutuações na gravidade em diferentes lugares da Terra. Uma dessas anomalias é a Baía de Hudson, no Canadá. A gravidade lá é menor que em outros lugares.

6. A Terra pode ter uma segunda lua

Alguns cientistas acreditam que nosso planeta tem um segundo satélite. Segundo a pesquisa, há outro objeto cósmico girando ao redor da Terra. No entanto, nem sempre é o mesmo objeto, mas sim satélites temporários. Acredita-se que o campo gravitacional da Terra, por vezes, atrai grandes asteroides e eles continuam a seguir o nosso planeta por algum tempo (cerca de 3 rotações) antes de sair para vagar na vastidão do espaço.

5. Terremotos na Lua

Terremotos na lua, também conhecidos como luamotos, não são uma fantasia científica. No entanto, eles não acontecem com tanta frequência quanto em nosso planeta e geralmente ocorrem muito mais profundamente, mais próximos do núcleo do satélite. Os cientistas acreditam que isso se deve às forças de atração do sol e da Terra.

4. Ouro escondido

Se levada para a superfície, essa quantidade de ouro seria suficiente para cobrir nosso planeta com uma camada de 50 cm.

3. A terra costumava ser roxa

Um cientista da Universidade de Maryland supõe que há algum tempo nosso planeta era roxo. Micróbios antigos podiam usar outras moléculas para processar a luz solar em vez da clorofila. Essas moléculas podiam dar aos micróbios uma coloração roxa, portanto, todo o planeta pode ter sido roxo.

2. Uma mini era do gelo pode acontecer em 2019 em nosso planeta

 

Como regra geral, o sol tem manchas solares que explodem em sua superfície, indicando que esta estrela está atualmente em sua fase ativa. Mas devido a razões desconhecidas, algumas vezes elas começam a desaparecer, deixando a superfície do sol suave e vazia. Isso já aconteceu no século 15, quando o fenômeno chamado Pequena Era do Gelo causou uma enorme mudança climática na Terra, deixando a Islândia e a Finlândia sem um terço de sua população. Naquela época, os vikings tiveram que deixar a Groenlândia porque se transformou em uma área com temperaturas extremamente baixas. A Pequena Idade do Gelo durou vários séculos até o final do século XIX.

Hoje, os cientistas estão começando a notar as mesmas inclinações no sol e acreditam que a estrela está prestes a entrar em uma fase fria que resultará em outra mini era do gelo na Terra em 2019.

1. Cientistas descobriram um novo planeta habitável

HD 904790 é o nome de um planeta que possivelmente será habitado por seres humanos no futuro. O planeta está localizado na mesma galáxia que a Terra e possui uma série de características marcantes, como uma atmosfera excepcional, clima, recursos naturais e até mesmo possuir água doce. De acordo com os cálculos dos astrônomos , levará 300 mil anos para alcançar a HD 904790 B.

Qual desses fatos mais te surpreendeu? Por favor, deixe-nos saber nos comentários!

Continuar lendo

Posts relacionados