Você Sabia?

9 histórias reais por trás das princesas da Disney

O elenco de princesas da Disney inclui atualmente 12 personagens que são realeza por nascimento, por casamento ou consideradas uma “princesa” devido ao seu heroísmo. Algumas dessas personagens amadas têm sua origem em lendas, contos de fadas ou mesmo na vida real, que muitas vezes é mais emocionante ou mais sombria que o que vemos nos filmes. Convidamos você a uma viagem para descobrir as histórias por trás de nove princesas da Disney. Leia a lista até o final para descobrir qual princesa é baseada em uma pessoa real.

1. A bruxa expulsa Rapunzel e cega o príncipe.

A história de Rapunzel baseia-se no conto de fadas dos irmãos Grimm. Em sua versão, quando a bruxa descobre sobre Rapunzel e o príncipe, ela corta o cabelo de Rapunzel e o pendura na janela. Quando o príncipe é confrontado por ela, ele salta pela janela e é cegado quando cai em espinhos. Ele finalmente encontra Rapunzel, e ela o cura com suas lágrimas.

Curiosamente, na primeira versão do conto, Rapunzel é aquele que tolamente entrega o príncipe admitindo à bruxa que suas roupas estão ficando muito apertadas para ela ao redor de sua cintura (indicando gravidez).

2. A Pequena Sereia morre com o coração partido.

Ariel, a Pequena Sereia, é baseada na personagem do conto clássico de Hans Christian Andersen. Nesta história, a Pequena Sereia salva o príncipe de se afogar, se apaixona por ele e negocia sua bela voz para se tornar uma humana. Mas isso vem com um preço: cada passo que ela dá é extremamente doloroso.

O príncipe se casa com outra garota que ele acredita ser sua salvadora, e a Pequena Sereia se joga no mar e se transforma em espuma do mar.

3. Maui é um adolescente magro, e Moana não existe.

Moana é um personagem completamente ficcional. A ideia original dos autores era fazer um filme sobre Maui, mas depois de sua visita à Polinésia, eles foram inspirados pelas belas e poderosas mulheres de lá (como mostrado na foto à direita). Eles também aprenderam muito sobre navegação, e foi assim que o personagem de Moana ganhou vida. O filme está cheio de referências à mitologia polinésia, segundo a qual acredita-se que as ilhas foram criadas pelo semideus Maui. Nos mitos, em contraste com o filme, Maui aparece como um jovem magro que está chegando à maioridade com um coque no topo na cabeça.

4. Em uma versão da lenda, Mulan comete suicídio.

Mulan tem origem na balada chinesa de Mulan sobre uma mulher guerreira que vai à guerra e, após 10 anos de luta, nega todas as honras militares e retorna para casa, onde sua família a cumprimenta felizmente. No entanto, em uma versão da lenda, Mulan volta para casa para encontrar seu pai morto e sua família se desintegrando. Sentindo-se solitária e profundamente triste, ela comete suicídio.

5. A Rainha do Mal em Branca de Neve sofre uma punição severa.

No conto de fadas dos Grimm, a Rainha do Mal chega ao casamento da Branca de Neve e do Príncipe Encantado. Lá, ela é forçada a vestir sapatos de ferro quente e a dançar neles até que ela morra.

6. A “Elsa” de Andersen é uma vilã fria e desumana.

A rainha de Frozen é baseada no personagem da Rainha da Neve no conto de fadas de Hans Christian Andersen. Ela é a rainha dos flocos de neve e vive em um palácio congelado. Ela sequestra um garotinho, Kay, e o encanta com um beijo. Sua amiga Gerda o salva do castelo da rainha alguns anos depois. 

7. Um verdadeiro “Bela e a Fera” existiu na França medieval.

A história da  Bela e a Fera foi escrita por Madame Gabrielle-Suzanne de Villeneuve e publicada em 1740. Acredita-se que ela tenha sido inspirada por um casal de verdade  – Pedro e Catherine Gonsalvus. Pedro sofria de uma condição genética rara, devido a qual todo o seu corpo era coberto de pelos grossos. Catherine, supostamente, não viu seu noivo antes do dia do casamento.

Embora o marido não tenha se tornado um bonito príncipe, o casal acabou tendo 7 filhos.

8. A Bela Adormecida deu à luz enquanto dormia.

Em Perceforest, uma das primeiras versões do tema da Bela Adormecida, escrita no século XVI, a princesa Zellandine se apaixona por Troylus. Enquanto Troylus está longe, Zellandine cai em um sono encantado. Quando ele a encontra, ele a engravida em seu sono.

O bebê recém-nascido puxa o linho que a fez dormir. Depois de acordar, Zellandine percebe que o pai de seu filho é Troylus, com quem mais tarde se casa. 

9. Pocahontas nunca amou John Smith.

Pocahontas (nome de nascimento: Matoaka) nasceu em 1595, filha do chefe Powhatan. Em 1607, John Smith, um soldado e explorador inglês, foi capturado por uma dos grupos de caça de Powhatan. Segundo ele, Matoaka se atirou sobre seu corpo para protegê-lo da execução nas mãos de Powhatan. No entanto, não há nenhuma prova de que isso realmente aconteceu.

A própria Matoaka foi sequestrada por colonizadores para ser trocada por prisioneiros ingleses mantidos por seu pai. Durante seu cativeiro, o plantador de tabaco John Rolfe condicionou sua libertação a ela concordar em se casar com ele. Ela morreu quando tinha 21 anos de idade.

Você ficou surpreso por alguma das histórias por trás das princesas da Disney? Você acha que a Disney fez um bom trabalho adaptando essas histórias e mudando sua trama? Compartilhe suas opiniões nos comentários.

Continuar lendo

Posts relacionados