1. Reduz o risco de cirrose hepática
Os cientistas do Instituto Mario Negri, na Itália, descobriram que o consumo de café pode reduzir o risco de desenvolver cirrose hepática em até 50%.
2. Diminui suas chances de desenvolver a doença de Alzheimer e Parkinson
Cientistas do Centro de Pesquisa de Doença de Alzheimer, com sede em Tampa, Flórida, conduziram um estudo para verificar o impacto do consumo de café no desenvolvimento da doença de Alzheimer. As conclusões do estudo mostraram que beber três xícaras de café por dia pode reduzir o risco de desenvolvimento da doença em até 65% .
Os pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, disseram que tomar café regularmente pode funcionar como uma solução preventiva para a doença de Parkinson. Seu risco de desenvolver tal doença diminui em 20%.
3. Reduz o risco de doenças cancerígenas
Numerosos estudos feitos nas últimas décadas provam que o café tem uma influência principalmente negativa em nossa saúde. Também foi mencionado que poderia levar ao desenvolvimento de doenças cancerígenas. No entanto, essa suposição não se mostrou correta nos últimos anos.
A pesquisa conduzida pelo Departamento de Estudos Clínicos para a Saúde da Universidade de Milão e pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Mario Negri provou que o consumo de café na verdade reduz o risco do desenvolvimento de câncer de mama e próstata.
4. Afeta positivamente o sistema cardiovascular
Outro equívoco generalizado sobre o café tem a ver com o seu impacto sobre o sistema cardiovascular. De fato, vários estudos conduzidos por cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard, da Universidade Nacional de Cingapura e do Hospital de Mulheres Brigham mostraram que as pessoas que bebem de 3 a 5 xícaras de café por dia têm três vezes menos chances de sofrer de uma doença do coração do que aquelas que bebem outras bebidas.
O estudo também aponta que não há grande diferença entre beber 1 xícara ou 3 xícaras de café, já que uma quantidade tão pequena não terá nenhuma influência negativa no trabalho do sistema cardiovascular.
5. Reduz o desenvolvimento de doenças articulares e cálculos biliares
A gota é causada por um estado metabólico fraco e resulta em um empilhamento de vários componentes no tecido do corpo. Mas devido ao fato de que o café melhora o metabolismo, o consumo pode realmente impedir a gota. Este fato foi comprovado por cientistas da Harvard Medical School e do Brigham’s Women’s Hospital.
Algumas substâncias encontradas no café, como a cafeína, podem reduzir o risco de desenvolver pedras na vesícula biliar. Scott Gottlieb descobriu que o risco de desenvolver esta doença pode ser reduzido em 4% se você beber 4 xícaras de café por dia e 45% se beber 5 xícaras.
6. Reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2
Os cientistas dinamarqueses da Universidade de Aarhus, do Hospital Universitário de Aarhus e do Hospital Universitário de Odense provaram que tomar café não afeta o desenvolvimento de diabetes tipo 2. O cafestol, que é um ingrediente do café, na verdade aumenta o nível de insulina no pâncreas quando este é exposto à influência da glicose. É por isso que beber café pode salvar você do diabetes tipo 2 .
7. Rejuvenesce todas as células do seu corpo
Antioxidantes contidos no café têm um impacto rejuvenescedor nas células do seu corpo. Os cientistas da Ewha Women’s University, em Seul, afirmam que o extrato de café pode ajudá-lo a eliminar pequenas rugas e evita a perda de fluidos e o colágeno do corpo. Você pode fazer isso em casa usando café solúvel, açúcar e água. É por isso que as pessoas que bebem café regularmente parecem mais jovens do que outras pessoas da sua idade.
8. Aumenta a força muscular entre os idosos.
Como mencionamos acima, há muitas razões pelas quais beber café na terceira idade é uma boa ideia. Além disso, os cientistas da Coventry University descobriram que a cafeína contribui para o aumento da força muscular entre os idosos. Isso pode ajudá-los a evitar quedas e ferimentos acidentais.
9. Ele ajuda você a viver mais
Marc J. Gunter e Neil Murphy dizem que o café pode reduzir o risco de morte por diferentes razões. O estudo foi realizado em diferentes países e o resultado foi semelhante, no sentido de que a taxa de mortalidade foi menor entre as pessoas que tomavam café regularmente. Os cientistas também apontaram que até os fumantes poderiam se beneficiar do consumo de café, já que fumar não altera esse efeito.
Você bebe café com frequência? Você notou alguma mudança quando parou de beber regularmente? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.