Se algum software indesejado estiver sendo executado em segundo plano enquanto o laptop estiver ligado, ele utilizará a energia do processador central. Alguns programas como esse podem ser spyware ou vírus. Uma bateria de curta duração também pode ser um sinal de que alguém está minerando criptomoedas com seu processador ou ele está infectado com um malware. Eles fazem o computador esquentar e os laptops descarregarem muito mais rápido do que o normal.
Os hackers estão sempre procurando novas maneiras de coletar seus dados. Eles podem colocar um código em seus aplicativos para fazê-los coletar todas as informações necessárias. Isso pode fazer um app rodar mais devagar, travar e falhar muito. Para se proteger, tente não colocar seus dados financeiros, como números ou códigos de cartão de crédito, em aplicativos e sempre crie uma senha complicada.
Não é um bom sinal se você notar que sua webcam grava e o microfone se ligou sozinhos. Isso pode ser alarmante, porque se alguém está espionando você, eles não apenas estão tentando roubar seus dados, mas também podem tirar fotos de você e gravar sua voz. É melhor cobrir a câmera com fita, ligar o microfone somente quando necessário e alterar suas senhas com frequência.
Outro sinal que você deve prestar atenção: envio e recebimento desconhecido no seu computador. Quando alguém está controlando seu computador, você pode perceber que as luzes de envio e recebimento piscam mesmo se você não estiver ativo. Um vírus ou malware espião pode baixar e fazer upload de dados do e no seu computador sem que você saiba.
Às vezes, enquanto navega na Internet, você pode clicar acidentalmente em um banner suspeito. Esse banner pode injetar no seu computador um vírus de publicidade que fará com que anúncios e plug-ins sejam exibidos em toda a tela. Não é apenas irritante de ver, mas também permite que hackers tenham acesso aos seus dados através do seu computador.
Mais um sinal alarmante é o estado da página inicial do seu navegador. Se você abrir e perceber que é diferente do que você normalmente tem, preste atenção. Além disso, você pode perceber que o seu navegador é aberto e oferece sites completamente diferentes do que você tenta abrir. Isso significa que seu computador está infectado com algum tipo de software de espionagem.
Se você pesquisar algo no Google e ele redirecionar para um site desconhecido e suspeito, em vez de mostrar os resultados da sua pesquisa, isso é problemático. Este pode ser um Trojan indesejado. Nesse caso, você precisa verificar as extensões do seu navegador e excluir as que você não instalou.
Uma das maneiras mais comuns de monitorar remotamente o computador é por meio de malware. Você deve verificar regularmente os programas instalados. Às vezes, alguns softwares indesejados podem ser instalados enquanto você tenta instalar algo em um pacote. Se você perceber algum programa suspeito que nunca tentou colocar no seu computador, exclua imediatamente.
É sempre uma boa ideia verificar o histórico do seu navegador de tempos em tempos por questões de segurança. Se você perceber que existem sites nos quais nunca foi, isso pode ser um sinal de que você deve prestar atenção. A atividade suspeita do navegador também pode significar que alguém que está espionando você tentou obter acesso aos seus dados.
Você já encontrou algum dos sinais alarmantes listados no seu computador? Com que frequência você escaneia seu sistema com software antivírus? Vamos discutir na seção de comentários!