O crescimento e o desenvolvimento do corpo humano dependem muito da função dos hormônios. Essas pequenas moléculas de sinalização são responsáveis pelo nosso humor, emoções, comportamento e até mesmo nossa aparência.
Decidimos descobrir os sintomas mais comuns de desequilíbrios hormonais que podem afetar sua aparência. Se você suspeita que tenha alguns desses sintomas, fale com seu médico imediatamente.
9. Acne
Os surtos de acne podem ser o resultado de cuidados de pele impróprios, uma dieta desequilibrada ou ciclo menstrual. No entanto, se a acne se tornou uma companheira constante, provavelmente é um sintoma de um desequilíbrio hormonal.
8. Excesso de peso
Muitas pessoas lutam com seu peso durante toda a vida, resistindo a tentações por comida e fazendo esportes; outros são magros sem nenhum esforço particular. Problemas relacionados a hormônios são as mais prováveis causas dessa injustiça.
7. Fadiga
A fadiga crônica (muito cansaço) pode ser um sinal de que seus hormônios estão fora de equilíbrio. Mesmo aqueles que têm 8 horas de sono podem se sentir cansados. Um alto nível de progesterona pode ser culpado por isso. Um simples exame de sangue ajudará a medir a concentração de progesterona no sangue.
6. Transpiração excessiva
A transpiração excessiva nem sempre está relacionada com distúrbios hormonais. No entanto, você precisa verificar se seus níveis hormonais estão normais se a transpiração for acompanhada de súbitas ondas de calor.
5. Olheiras
Nenhuma base ajudará a cobrir círculos escuros sob seus olhos se você dormir apenas 3 horas por dia. O sono geralmente parece ser um luxo incontrolável quando seus hormônios estão para cima e para baixo. A insônia crônica pode ser o resultado de uma falta de testosterona em homens e progesterona em mulheres.
4. Depressão
A depressão pode ser outro sintoma de desequilíbrio hormonal. Ansiedade e depressão podem ocorrer logo antes do ciclo menstrual da mulher, durante a gravidez e na menopausa. No caso de ataques de ansiedade frequentes, fale com um endocrinologista.
3. Alteração nos seios
Um baixo nível de estrogênio pode tornar seu tecido mamário menos denso. Um alto nível deste hormônio pode causar protuberâncias ou cistos. Se você notar mudanças nos seios ou sentir um nó no peito, não demore para consultar um médico.
2. Perda de cabelo
A queda excessiva de cabelo é um dos sintomas mais comuns de um desequilíbrio hormonal. Se nem mesmo os melhores shampoos ajudarem a reduzir a quantidade de cabelo deixada em sua escova, você deve consultar seus níveis de hormônio.
1. Pelos indesejados
Enquanto algumas mulheres estão tentando parar a queda de cabelo, outras estão procurando maneiras de se livrar deles. Pelos escuros nos seios, o rosto, mãos ou em outras partes do corpo onde o cabelo é normalmente ausente ou mínimo podem indicar que existem sérios problemas hormonais.
Como corrigir o desequilíbrio hormonal?
O equilíbrio hormonal do corpo humano é muito delicado e pode ser facilmente interrompido. O desequilíbrio pode ocorrer naturalmente devido a mudanças no corpo ou no meio ambiente. Também pode indicar que existem sérios problemas com os órgãos exócrinos e endócrinos. Procure um endocrinologista que eles lhe ajudarão a equilibrar seus níveis hormonais.