Você Sabia?

9 sintomas iniciais de diabetes a serem reconhecidos para um diagnóstico a tempo

Diabetes é uma doença que afeta a capacidade do seu corpo de produzir ou responder à insulina, resultando em alto nível de açúcar no sangue. Os primeiros sintomas podem ser tão sutis que algumas pessoas podem descartá-los como insignificantes. Se não for tratado, o diabetes não só pode diminuir a qualidade de vida, mas também reduzir a expectativa de vida, razão pela qual é tão crucial diagnosticar a doença precocemente. Compilamos uma lista dos sinais iniciais mais comuns de diabetes que o ajudarão a detectar a doença a tempo.

1. Aumento da sede e urinação

O aumento da sede (polidipsia) e a urinação frequente (poliúria) são os sintomas mais comuns de diabetes. Quando você tem diabetes, seus rins não podem absorver todo o excesso de açúcar. Em vez disso, ele acaba na sua urina, levando fluidos de seus tecidos. Isso faz você fazer mais xixi e deixa você se sentindo desidratado. Para saciar sua sede, você passa a beber mais, o que leva a urinação ainda mais freqüente.

A pessoa média urina 6-7 vezes ao dia. Qualquer coisa entre 4 e 10 vezes por dia também é normal se a pessoa está saudável e o número de idas ao banheiro não mudou.

2. Maior fome

A fome excessiva (polifagia), juntamente com o aumento da sede e urinação mencionadas acima, compõem os três principais sinais de diabetes. Se o seu corpo não produzir insulina suficiente (ou nenhuma) ou se não responder a ela de maneira normal, ele não pode converter alimentos na glicose que suas células usam para energia. E isso causa uma fome maior, que não desaparece depois de comer. Na verdade, comer só deixa o açúcar no sangue ainda mais alto.

Se você continuar comendo, mas sua fome persiste, talvez seja necessário consultar seu médico, mesmo que, aparentemente, você não tenha outros sintomas de diabetes. 

3. Fadiga

Outro sinal comum de diabetes é a fadiga constante . Quando você tem diabetes, você se sente cansado e com sono todo o tempo pelo mesmo motivo que você sempre sente fome: suas células não têm glicose suficiente para usar como energia. A desidratação causada pela urinação frequente também contribui para sentir-se exausto.

A fadiga pode ser um sintoma de  muitas outras condições, algumas nem mesmo médicas (dieta carregada de carboidratos, muita cafeína, idade). Mas quando combinado com outros sintomas desta lista, pode ser um sinal de diabetes.

4. Visão turva

Quando a visão turva não é sinal de um problema ocular mais grave, pode ser um sinal precoce de diabetes. Isso ocorre devido a alteração de fluidos, o que faz a lente do seu olho inchar e mudar de forma. Isso afeta sua capacidade de foco, e as coisas começam a ficar turvas ou difusas.

Essas mudanças no olho geralmente são reversíveis e sua visão deve voltar ao normal à medida que seus níveis de açúcar no sangue se estabilizam com o tratamento. No entanto, se a diabetes não for tratada, essas mudanças podem progredir e levar à cegueira.

5. Perda de peso inexplicada

Perda de peso inexplicada significa perder muito peso sem a ajuda de dieta ou exercício. Uma vez que seu corpo não pode usar a glicose como fonte de energia quando você tem diabetes, começa a queimar gordura e músculo para energia, fazendo com que seu peso caia. A desidratação também contribui para a perda súbita de peso, pois seu corpo usa todos os fluidos disponíveis para produzir urina.

Perda de peso inesperada é um sinal precoce comum de diabetes tipo 1, mas também pode afetar pessoas que sofrem de diabetes tipo 2. 

6. Coceira na pele

Conforme mencionado acima, quando o excesso de açúcar é excretado em sua urina, ele leva fluidos de seus outros tecidos, incluindo sua pele (seu maior órgão!). A pele seca pode deixá-la irritada, e coçar essas áreas secas pode levar a sua pele a ficar quebrada e até infectada. Outra razão para a pele com coceira são as infecções fúngicas, que são bastante comuns em pessoas com diabetes.

Se você tem diabetes, aprenda algumas dicas básicas de cuidados da pele para manter sua pele saudável.

7. Cicatrização lenta

Cortes e feridas que cicatrizam muito devagar geralmente podem ser um sintoma de diabetes. O alto nível de açúcar no sangue não só aumenta a inflamação em cortes e feridas, mas também leva a uma circulação sanguínea deficiente, tornando difícil o sangue alcançar e reparar áreas danificadas da pele. Isso diz respeito principalmente aos pés, e não é incomum que os pacientes com diabetes desenvolvam feridas no pé que podem levar a problemas mais sérios.

Se você notou que seus cortes e feridas demoram mais para cicatrizar que antes, certifique-se de mencioná-lo para o seu médico. 

8. Manchas escuras da pele

Acanthosis nigricans é uma condição de pele que se apresenta em  manchas escuras de pele com textura aveludada . Estas manchas geralmente aparecem em áreas onde a pele dobra ou faz vincos: no pescoço, nas axilas, na virilha, dentro dos cotovelos, atrás dos joelhos e nas articulações dos dedos.

Embora esta condição possa afetar pessoas de outra forma saudáveis, é um sinal comum de pré-diabetes ou diabetes e deve ser examinada pelo seu médico.

9. Dormência ou formigamento nas mãos ou pés

Dormência, formigamento ou dor nas mãos ou pés (ou dedos das mãos ou pés) é outro sinal comum de diabetes. Conforme mencionado acima, o alto nível de açúcar no sangue leva a uma circulação sanguínea deficiente, e isso, por sua vez, provoca danos nos nervos. Mãos e pés, sendo as partes do corpo mais distantes do coração, sofrem primeiro.

Tal como acontece com muitos outros sintomas nesta lista, acompanhar o seu açúcar no sangue irá ajudá-lo muito e sua circulação deve melhorar.

Diabetes é uma doença crônica que pode levar a muitas complicações graves se não for tratada. Quanto mais cedo for diagnosticada, mais fácil será gerenciá-la e mais longa sua vida será. Se você notar algum desses sintomas, especialmente vários deles, faça uma consulta com seu médico o mais rápido possível.

Continuar lendo

Posts relacionados