Você Sabia?

9 traços animais que parecem erros de evolução, mas são muito inteligentes

Há tantas criaturas incríveis vivendo neste mundo incrível. Mas geralmente nos esquecemos de pesquisar no Google e aprender algo novo sobre elas e, honestamente, realmente sentimos muita falta! Acontece frequentemente que o único detalhe estranho em seus traços animais é na verdade seu superpoder legal. Mergulhamos no mundo da biologia para saber o que fez a evolução criar animais tão interessantes.

9. A cor do tigre

O que um cervo vê / Na realidade

Todo mundo sabe como é um tigre, mas, via de regra, apenas crianças se perguntam por que esses animais têm uma cor tão estranha. Podemos pensar que isso os torna mais visíveis, mas isso não acontece. Por exemplo, os cervos vêem o mundo em cores azuis e verdes, e através de seus olhos, a cor dos tigres é a camuflagem perfeita.

8. O nariz do ornitorrinco

Quando olhamos para um ornitorrinco, nos perguntamos “Como essa criatura conseguiu sobreviver?” Fácil! Graças ao seu nariz estranho, um ornitorrinco se transforma em um bom predador que caça pequenos animais que vivem na água. Tem um grande senso de tato e eletrorrecepção e uma capacidade de detectar campos elétricos fracos. Se um lagostim move sua garra no fundo do mar, o “radar” de um ornitorrinco consegue detectar esse movimento.

7. A postura estranha do tamanduá

Esta posição é uma medida de segurança urgente usada quando um tamanduá enfrenta algo perigoso. A única coisa é que os únicos meios de autodefesa que os tamanduás têm são suas longas garras. Eles nem sequer têm dentes! Essa posição permite que esses animais usem suas garras com eficiência, de modo que até mesmo os predadores formidáveis ​​prefiram se manter afastados.

6. A crista do peru e frango

Apesar de estarmos acostumados a esses estranhos crescimentos de pele, poucas pessoas sabem qual o papel que desempenham. Os pássaros não têm glândulas sudoríparas e não conseguem suar para resfriar seus corpos. Então, quando um frango ou peru fica quente no tempo quente, seu sangue passa por essa crista e esfria lá. Além do mais, julgando pela cor da crista, galos e perus machos entendem se as fêmeas estão prontas para o acasalamento.

5. As listras da zebra

MOSCAS MORDEM / MOSCAS NÃO MORDEM

Existem várias teorias que explicam porque esses animais têm listras. Segundo uma delas, são necessárias para confundir os predadores e controlar a temperatura corporal. O último estudo considera que é um tipo de proteção contra insetos. Para as moscas, é mais difícil pousar em uma zebra: elas simplesmente não conseguem encontrar um local para pousar e escolher uma velocidade apropriada.

4. O nariz do antílope saiga

MACHO / FÊMEA

Por causa de seu nariz estranho, antílopes saiga não se parecem com outros ungulados, mas esta é a razão pela qual eles ainda estão vivos. Este órgão limpa o ar de forma eficaz e controla sua temperatura corporal. Se estiver frio, a tromba aquece o ar e, se estiver quente, esfria o ar, por isso os antílopes saiga se aclimatam às mudanças climáticas muito rapidamente.

3. O peixe-bolha de cabeça lisa “infeliz”

Em águas profundas / Na superfície

Um peixe-bolha só fica “infeliz” se alguém o tirar do seu habitat. Em águas profundas, parece completamente diferente e totalmente normal. Fora de águas profundas, seu tônus ​​muscular é bastante fraco e seu corpo se parece com geleia, mas é exatamente isso que torna mais fácil para ele viver sob grande pressão.

2. Uma “serra” em alguns peixes

Este órgão literalmente serra o fundo, ajuda seu dono a extrair moluscos e a navegar na água. Assim como o nariz do ornitorrinco, o rostro (serra) é repleto de eletrorreceptores, que permitem que essa criatura entenda o que está acontecendo ao seu redor. Além disso, o peixe-serra pode atacar e atordoar a presa usando o rostro.

1. Uma terceira pálpebra em animais

A terceira pálpebra do abibe mascarado

Você provavelmente notou que, ao acordar, um gato olha para você através de uma membrana branca, que desaparece depois de algumas piscadas. Os seres humanos também têm uma terceira pálpebra, mas não é bem desenvolvida. Quando os humanos começaram a andar em duas pernas, eles pararam de se abaixar enquanto perseguiam suas presas. Terceiras pálpebras funcionam como limpadores: elas limpam o globo ocular do pó com mais eficácia do que as pálpebras que temos hoje.

Qual desses traços animais surpreendeu mais você? Você estava ciente de algumas dessas características?

Continuar lendo

Posts relacionados